Uma boa, confiável e funcional Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta é um sistema indispensável nos processos industriais de muitas empresas.

Essa é uma conveniência associada, principalmente, às indústrias que dependem do fornecimento contínuo de grandes volumes de água tratada e filtrada em seus processos.

Cabe observar que, para qualquer indústria, a instalação de uma ETA compacta em seu próprio complexo fabril traz uma série de benefícios de produção, operacionais e ambientais como por exemplo:

  • fornecimento contínuo de água tratada para o processo fabril
  • autonomia na gestão da água e controle de seus parâmetros
  • total segurança sanitária do recurso hídrico utilizado na indústria
  • fácil instalação, operação e manutenção
  • não requer grandes áreas e dispensa obras complexas de engenharia
  • produção da água de reúso (recurso sustentável para irrigação de áreas verdes, descargas de sanitários, lavagem de frotas, máquinas e equipamentos)

Como funciona uma ETA compacta

Basicamente, as etapas de higienização da água em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, especialmente projetada para uso industrial, não diferem muito das ETAs convencionais – grandes unidades que garantem o abastecimento de água tratada a milhares de pessoas nas cidades.

Mas dependendo das propriedades físicas e químicas da água bruta a ser tratada, e de necessidades hídrico-sanitárias específicas das indústrias, etapas adicionais também podem ser incorporadas ao processo de tratamento.

Geralmente, porém, assim como ocorre em boa parte das gigantescas ETAs municipais, as principais etapas do tratamento da água nas ETAs industriais compactas são:

  1. Coagulação
  2. Floculação
  3. Decantação
  4. Filtração
  5. Desinfecção
  6. Decloração
  7. Correção de pH

O cumprimento dessas etapas de tratamento permite que o produto resultante seja uma água tratada e potável, em conformidade com a Portaria Nº 888, do Ministério da Saúde, que estabelece os padrões de potabilidade e organolépticos da água para o consumo humano no Brasil.

Contudo, as ETAs compactas (para uso industrial ou em condomínios) e ETAs convencionais apresentam diferenças relacionadas à estrutura, sistemas de funcionamento e à variedade de tecnologias filtrantes.

O Condomínio Palmas do Paiol localizado em Joanópolis/SP utiliza água da represa Jaguari/Jacareí para abastecer as casas.

ETA compacta fechada

Estações de Tratamento de Água (ETA) compactas fechadas são assim chamadas porque o processo de purificação e higienização da água ocorre dentro de um conjunto de tanques metálicos, cada um com uma função específica (coagulação, decantação, filtragem etc).

Diferentemente da ETA convencional (aberta), numa ETA compacta fechada a água não fica exposta ao ambiente, isto é, todo o processo de tratamento da água bruta (de poços artesianos ou mananciais superficiais) ocorre no interior dos tanques.

As ETAs compactas – construídas em aço inox ou aço carbono – são equipadas com misturadores hidráulicos (para agitar coagulantes e reagentes no meio líquido), depuradores, bombas dosadoras (de cloro e outros produtos químicos), sistemas de automação, painéis de comando e outras tecnologias conforme a necessidade da empresa/fábrica.

ETA compacta pressurizada

Outra diferença fundamental entre as ETAs convencionais, que fornecem água tratada para as cidades, e as ETAs compactas fechadas, de uso industrial, é a fonte geradora de movimento da água.

Numa ETA municipal aberta, a água bruta percorre vários tanques e compartimentos (que combinam obras de alvenaria e estruturas de ferro) pelo modo gravitacional.

Por sua vez, o funcionamento de uma ETA compacta fechada depende da pressurização da água no interior dos tanques para a execução das etapas de tratamento.

Sistema de Tratamento de Água Não Potável. Considera-se água potável a água de origem do sistema público de saneamento e Água Não potável a água de origem de poços, chuva, rios, lagos, entre outras.

ETA metálica inox

Para uma companhia, as vantagens de possuir uma ETA compacta pressurizada – customizada e totalmente adaptada para atender às suas necessidades produtivas –

são inúmeras.

Uma dessas muitas vantagens é a durabilidade dos tanques metálicos que compõem o mecanismo hidráulico, especialmente os tanques cilíndricos fabricados em aço inoxidável.

Além de serem resistentes às intempéries climáticas, os tanques de aço inox das ETAs compactas pressurizadas também são leves, o que traz muitas vantagens.

Por exemplo, permite que o conjunto de tanques de aço inox seja instalado sobre plataformas metálicas móveis.

Essa é uma comodidade para os gestores hídricos das empresas, pois dispensa obras de engenharia e facilita as manutenções e eventuais deslocamentos (em caso de mudança de local de operação da ETA compacta).

ETA convencional

As Estações de Tratamento de Água (ETA) convencionais (abertas) têm um papel fundamental na garantia da saúde pública, pois são responsáveis pelo processo de higienização e distribuição de água para milhares de pessoas em todo o mundo.

São equipamentos de grande porte – gerenciados pelo poder público ou concessionárias do setor privado – que executam a captação e tratamento da água bruta (de rios, lagoas, poços artesianos e outros mananciais) por meio de uma sequência de processos físico-químicos.

Normalmente, o tratamento de água nas ETAs abertas é executado em oito etapas básicas, que são as seguintes:

Captação – a água bruta é captada de mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou subterrâneos (poços) por meio de bombas

Coagulação – adição de coagulantes como sulfato de alumínio, hidróxido de cálcio e cloreto férrico para provocar a aglomeração de partículas sólidas de sujeira

Floculação – aglutinação de partículas sólidas em flocos maiores com microestrutura porosa

Decantação – por força da gravidade, as impurezas e partículas são depositadas no fundo dos tanques

Filtração – pedras, areia, resinas, carvão ativado, quartzo e outros elementos filtrantes executam a filtragem da sujeira (impurezas de pequeno tamanho) que “driblaram” a etapa de decantação

Pós-alcalinização – correção do pH da água com a adição de cal hidratada, ou carbonato de sódio, para evitar a corrosão ou incrustação dos encanamentos

Desinfecção – adição de cloro ou ozônio para a eliminação de microorganismos (vírus e bactérias) causadores de doenças

Fluoretação – adição de flúor para a prevenção de cáries dentárias, prevista pela legislação brasileira desde 1974

Essas fases de tratamento são imprescindíveis para assegurar o fornecimento de água potável para a população de acordo com a Portaria Nº 888, do Ministério da Saúde, instrução normativa que define os parâmetros da qualidade da água potável no país.

FUSATI: referência em ETAs compactas

As Estações de Tratamento de Água (ETA) compactas e pressurizadas da FUSATI são uma referência nacional do segmento de sistemas de filtragem e tratamento de água industrial.

A FUSATI é uma empresa com atuação de mais de 40 anos no ramo de soluções hídricas. Seus produtos e serviços já atenderam mais de 50 mil clientes residenciais, comerciais e industriais distribuídos pelo Brasil.

Estação compacta de tratamento de água FUSATI

Para empresas do setor produtivo e da área de serviços, a FUSATI desenvolve, comercializa e instala ETAs compactas, pressurizadas e modulares construídas com tanques metálicos (aço inox 304 ou aço inox 316), que são famosas pela versatilidade, praticidade e eficiência sanitária.

As ETAs FUSATI fornecem água tratada (e água de reúso!) para empresas dos segmentos de:

  • alimentos (frigoríficos, laticínios, doces, bolachas, rações etc)
  • bebidas (sucos, refrigerantes, cervejas, destilados)
  • medicamentos e cosméticos
  • embalagens
  • celulose e plásticos
  • produtos químicos
  • mercado imobiliário/construção civil (construtoras, incorporadoras)
  • hotelaria/turismo (redes de hotéis, resorts, spas, clubes, parques)
  • saúde (hospitais, clínicas, laboratórios de exame)

Saiba mais: Estação de Tratamento de Água

Fale com a gente!

Sumário
ETA compacta
Nome do Artigo
ETA compacta
Descrição
Uma boa, confiável e funcional ETA compacta é um sistema indispensável nos processos industriais de muitas empresas. As Estações de Tratamento de Água (ETA) compactas e pressurizadas da FUSATI são uma referência nacional do segmento de sistemas de filtragem e tratamento de água industrial. Atuação de mais de 40 anos no ramo de soluções hídricas. Seus produtos e serviços já atenderam mais de 50 mil clientes residenciais, comerciais e industriais distribuídos pelo Brasil.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.