Perguntas Frequentes

Aqui você pode consultar perguntas mais frequentes.

Perguntas Frequentes:

Filtro de Água Residencial

Gostaria de saber mais sobre os filtros FUSATI?

Filtros de água FUSATI têm excelência na eficiência de retenção de sujeiras (partículas), retendo sujeiras de 5 a 15 mícrons e atendem a classe “C” de Filtração. São sujeiras invisíveis ao olha nu, isso significa retenção de sujeiras 15 vezes menor do que um fio de cabelo, considerando que o fio de cabelo tem 75 microns.

Os Filtros são retrolaváveis, têm estrutura em Aço Inox 304 ou 316 e são formados por sete (7) camadas de cristais quartzo em diferentes granulometrias.

Há também versões com retrolavagem automatizada.

O que é preciso sabermos para identificarmos o filtro ideal para cada residência?

Para água proveniente de abastecimento público precisamos saber o diâmetro da tubulação, a capacidade da caixa d’água e sua altura.

Para água proveniente de poço artesiano, semi-artesiano ou outro tipo de fonte natural, precisamos saber a forma de captação, informações sobre o sistema de bombeamento (tubulação, pressão e vazão da bomba), a altura e capacidade da caixa d’água. Recomenda-se também fazer uma análise da água em um laboratório especializado para que faça o correto dimensionamento do sistema de tratamento.

Como saber qual é o filtro indicado para minha residência ou estabelecimento?

Para residências temos uma linha com três (3) modelos de filtros:

A – O modelo Pacífico, com diâmetro de 300 mm, altura total de 1060 mm para vazão de até 2000L/h. Atende muito bem qualquer residência e é indicado para remoção da turbidez da água;

B – O modelo Atlântico, com diâmetro de 250mm, altura total de 1060 mm para vazão de até 1500L/h, também atende perfeitamente residências, entretanto, com vazão inferior ao Pacífico;

C – O modelo Índico, com diâmetro de 300mm, altura total de 760mm para vazão de até 1000L/h. Indicado para residências onde não há espaço físico na frente logo após o cavalete. Por ser um filtro compacto, pode ser instalado em localidades restritas como embaixo de escadas, em cima de lajes etc.

Saiba mais em Filtro de Água

Como fazer a retrolavagem do filtro?

A retrolavagem do filtro central FUSATI é um processo simples e rápido, para faze-la siga as instruções do manual, clicando aqui: manual de filtro de água FUSATI

Por onde entra o fluxo da água?

O filtro central de água FUSATI funciona da seguinte forma:

a água entra por cima, tem o primeiro contato com as malhas finas de cristais de quartzo (malha 07 e malha 06), posteriormente passa pelas outras malhas mais grossas e vai até o fundo do filtro, onde há um dreno de captação de água filtrada. Dessa forma, a água é captada e sai pela tubulação de baixo, indo para caixa d’água ou até diretamente ao ponto de uso.

Mesmo com filtro minha água ainda terá residual de cloro?

Sim, o cloro está presente em toda água de abastecimento público e é um agente de desinfecção e bactericida.

A cada quanto tempo devo retrolavar o sistema de filtro?

A cada 15 dias, variando com a sujidade da água. A retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água, elimina a necessidade de substituição semestral dos materiais filtrantes. Consulte o manual de filtro de água FUSATI

Quais são os benefícios do Filtro FUSATI para a minha casa?

São muitos. Destacamos aqui que o processo de filtração FUSATIbeneficia a saúde de quem consome e utiliza para cozinhar, além de poder evitar alergias na pele decorrentes de água impura, entupimento de orifícios de torneiras, aquecedor solar, chuveiros e outros eletrodomésticos como máquinas de lavar louça e roupa.

Quais os modelos/tipos de filtro disponíveis?

Atualmente, existem 3 tipos de filtros para tratamento da água residencial:

  • Modelo Índico – atende residências com vazão de 800 a 1000 litros/hora;
  • Modelo Atlântico – atende residências com vazão de 1000 a 1500 litros/hora;
  • Modelo Pacífico – atende residências com vazão de 1000 a 2000 litros/hora.

Consulte mais detalhes em: Filtro de Água

Como funcionam os filtros de água FUSATI?

Os filtros possuem 7 camadas de Quartzo (material filtrante), garantindo que a água seja tratada de forma eficiente. O sistema é compacto e possui três saídas de água: uma torneira com a água não filtrada que será utilizada na retrolavagem; outra torneira com a água filtrada e a última saída para alimentar diretamente a caixa d’água.

O filtro FUSATI possui certificação INMETRO?

Sim. Qualidade e segurança total, com certificação do INMETRO.

Como saber se a água que chega até a minha casa é potável?

Quando o Município possui sistema de saneamento básico, a água que que chega até a sua casa é considerada potável segundo as diretrizes legislativas. Contudo recomenda-se fortemente a utilização de um filtro de entrada, pois no caminho até a sua casa a água passa por tubulações e pode sofrer contaminações. Isso ocorre porque nem sempre a tubulação municipal tem a manutenção adequada, estando suscetível a vazamentos, contaminações, incrustações, etc.

Posso ter filtro central de água no meu prédio/condomínio também?

Sim. A FUSATI possui o filtro ideal para cada necessidade e se a água não for de abastecimento público, como, por exemplo, água de reuso ou de poço artesiano, utilizamos elementos filtrantes de qualidade e específicos para cada caso, como o carvão ativado, quartzo, resina, areia e outros.

O que é um Declorador?

É um sistema utilizado para tratar e retirar o cloro residual da água através de filtro de carvão ativado, eliminando possíveis odores e sabores da água potável. Também conhecido como filtro declorador

Vou perder a pressão da água com a utilização do Filtro?

Muito pouco. Aproximadamente 10% devido ao meio filtrante, o que na prática não traz nenhum problema ou inconveniente.

Qual a importância de ter um filtro de água na entrada da minha residência?

A maioria das pessoas tem cuidado apenas com a água que bebe e não com a água que utiliza para cozinhar, tratar dos animais de estimação, escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho, lavar roupa, entre outras. Filtrar a água que você bebe e oferece para sua família é tão importante quanto filtrar a água para os demais usos. O filtro de água na entrada de sua residência oferecerá segurança para todos os usos, trazendo tranquilidade, saúde e economia a médio prazo.

Como é feita a instalação do filtro de água?

O filtro de água é instalado após a entrada da água da rede de abastecimento, normalmente junto ao hidrômetro.

Qual a durabilidade da filtração?

Os elementos filtrantes duram até 3 anos.

Perguntas Frequentes:

Filtro de Água Para Condomínios verticais ou horizontais

Posso ter filtro central de água no meu prédio/condomínio também?

Sim. A FUSATI possui o filtro central de água ideal para cada necessidade e se a água não for de abastecimento público, como, por exemplo, água de reuso ou de poço artesiano, utilizamos elementos filtrantes de qualidade e específicos para cada caso, como o carvão ativado, quartzo, resina, areia e outros.

Mesmo com filtro minha água ainda terá residual de cloro?

Sim. O cloro está presente em toda água de abastecimento público e é um agente de desinfecção e bactericida.

A cada quanto tempo devo retrolavar o sistema de filtro?

A cada 15 dias variando com a sujidade de sua água. A retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água, elimina a necessidade de substituição semestral dos materiais filtrantes.

No caso do filtro central de água para condomínio, aconselha-se a utilização do sistema de retrolavagem automatizada. Saiba mais aqui: Filtro Central de Água para Condomínio

Como funcionam os filtros de água FUSATI?

Os filtros possuem 7 camadas de Quartzo (material filtrante), garantindo que a água seja tratada de forma eficiente e segura. O sistema é compacto e possui três saídas de água: uma torneira com a água não filtrada que será utilizada na retrolavagem; outra torneira com a água filtrada e a última saída para alimentar diretamente a caixa d’água.

Como saber se a água que chega até meu condomínio é potável?

Quando o Município possui sistema de saneamento básico, a água que que chega até o seu condomínio é considerada potável segundo as diretrizes legislativas. Contudo recomenda-se fortemente a utilização de um filtro central de águao, pois no caminho até o seu condomínio a água passa por tubulações e pode sofrer contaminações. Isso ocorre porque nem sempre a tubulação municipal tem a manutenção adequada, estando suscetível a vazamentos, contaminações, incrustações, etc.

O que é um Declorador?

É um sistema utilizado para tratar e retirar o cloro residual da água através de filtro de carvão ativado, eliminando possíveis odores e sabores da água potável.

Vou perder a pressão da água com a utilização do Filtro?

Muito pouco. Aproximadamente 10% devido ao meio filtrante, , o que na prática não traz nenhum problema ou inconveniente.A maioria das pessoas tem cuidado apenas com a água que bebe e não com a água que utiliza para cozinhar, tratar dos animais de estimação, escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho, lavar roupa, entre outras.

Filtrar a água que você bebe e oferece para sua família é tão importante quanto filtrar a água para os demais usos. O filtro de água na entrada de sua residência oferecerá segurança para todos os usos, trazendo tranquilidade, saúde e economia a médio prazo.

Perguntas Frequentes:

Filtro para Tratamento de Água de Poço

É possível fazer com que a água do meu poço artesiano fique potável?

Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.

Qual é o sistema indicado para tratar água de poço com ferro e manganês?

Para água de poço com ferro e manganês é indicado um sistema de tratamento de água personalizado e dimensionado sobre medida para cada cliente. O filtro de entrada para água potável é formado por 7 camadas de cristais de quartzo em diferentes granulometrias e não remove metais pesados dissolvidos da água (ferro e manganês). Assim,para que seja personalizado e dimensionado o sistema de tratamento da água de poço são necessárias as seguintes informações:

  • a) Análise físico, química e bacteriológica da água, para atender os padrões de potabilidade de acordo com a portaria n°5 do Ministério da Saúde;
  • b) Vazão da bomba, em litros por hora ou em metros cúbicos por hora;
  • c) Diâmetro da tubulação onde será instalado o sistema de tratamento;
  • d) Altura da caixa d’água;
  • e) Pressão da bomba em kgf/cm² ou em mca;
  • f) Finalidade da utilização da água.
A presença de ferro na água pode ocasionar quais problemas?
  • Manchas nas louças sanitárias;
  • Gosto adstringente;
  • Desenvolvimento de bactérias;
  • Entupimento de chuveiros, lava louças, lava roupa;
  • Problemas para saúde.
Como saber se a água do meu poço contém ferro e manganês?

A partir da análise física, química e bacteriológica da água elaborada por um laboratório especializado.

A análise da água é necessária para obter um orçamento?

Sim, para que possamos verificar presença e a quantidade de metal pesado na água faz-se necessário o lauto técnico (físico-químico e bacteriológico) de um laboratório especializado em análise de água. Esclareça-se que este laudo tem um custo baixo e é imprescindível para o dimensionamento correto do sistema de tratamento.

Onde deve ser instalada a dosadora de cloro, antes ou depois do filtro?

A instalação da dosadora de cloro pode ser antes ou depois do filtrouma vez que o cloro não ficará retido no filtro. Vale lembrar que a concentração de cloro na água não pode ultrapassar 2ppm’s a fim de evitar a corrosão no aço inox.

Qual filtro é indicado para tirar a dureza da água?

Para tirar a dureza da água (alta concentração de sais de cálcio e magnésio, que causam uma série de inconvenientes) é indicado instalar um abrandador.

O que é indicado para tirar calcário da água?

O problema de calcário na água também é resolvido através de abrandador.

Qual a função do Filtro de Declorador?

A função do filtro declorador é tratar e retirar o cloro residual da água, eliminando possíveis odores e sabores da água potável.

Qual a garantia de que determinado sistema de tratamento resolverá o problema do meu poço artesiano?

A análise da água por um laboratório especializado garantirá a melhor escola para o sistema de tratamento da água de poço artesiano.

Os elementos filtrantes do filtro para poço artesiano possuem prazo de validade?

Possuem vida útil de 3 anos, desde que sejam realizadas as manutenções e retrolavagens constante.

Perguntas Frequentes:

Filtro de Água Para Indústrias e Empresas

Eu posso comprar com o meu cartão BNDES?

Sim. Com o cartão BNDES pode-se parcelar em até 48 vezes.

Por que utilizar o sistema de filtração FUSATI industrial?

Porque o sistema de filtro industrial para tratamento de água FUSATI reduz significativamente as interferências causadas pela má qualidade da água nos processos industriais (produção de alimentos, fabricação de papel, tecidos, tinturarias e cervejarias), etc.

Outros benefícios:

  • Conformidade Dos Produtos FUSATI Com As Normativas NR-13 E ASME-VIII;
  • Filtros Retrolaváveis as versões Manual ou Automatizada;
  • fabricado em aço Inox AISI – 304 com certificado de procedência;
  • Versão Declorador – Filtro de Carvão Ativado Industrial
    - tratar e retirar o cloro residual da água, eliminando assim, possíveis odores e sabores da água potável.
Qual benefício do declorador FUSATI?

O benefício é a retirada do cloro e oxidantes da água, bem como da cor, odor e cheiro proveniente de materiais orgânicos. Esclareça-se que o filtro declorador é muito utilizado em processos das indústrias de alimentos, hotéis, hospitais e outras indústrias em geral.

Tenho um pequeno negócio, já possuo o filtro central residencial, posso também utiliza-lo para fabricação de sorvetes?

Não, neste caso recomenda-se o filtro declorador industrial
FUSATI que será dimensionado para atender a sua necessidade.

Perde-se a pressão no sistema de tratamento?

Haverá uma perda de carga na pressão de aproximadamente de 10% devido ao meio filtrante.

Aviso: Coronavírus

Nossa equipe comercial esta completamente funcional por e-mail, whatsapp, telefone ou skype

Saiba mais aqui
Holler Box
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.