Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes:
Filtro de Água Residencial
Gostaria de saber mais sobre os filtros FUSATI?
Filtros de água FUSATI têm excelência na eficiência de retenção de sujeiras (partículas), retendo sujeiras de 5 a 15 mícrons e atendem a classe “C” de Filtração. São sujeiras invisíveis ao olha nu, isso significa retenção de sujeiras 15 vezes menor do que um fio de cabelo, considerando que o fio de cabelo tem 75 microns.
Os Filtros são retrolaváveis, têm estrutura em Aço Inox 304 ou 316 e são formados por sete (7) camadas de cristais quartzo em diferentes granulometrias.
Há também versões com retrolavagem automatizada.
O que é preciso sabermos para identificarmos o filtro ideal para cada residência?
Para água proveniente de abastecimento público precisamos saber o diâmetro da tubulação, a capacidade da caixa d’água e sua altura.
Para água proveniente de poço artesiano, semi-artesiano ou outro tipo de fonte natural, precisamos saber a forma de captação, informações sobre o sistema de bombeamento (tubulação, pressão e vazão da bomba), a altura e capacidade da caixa d’água. Recomenda-se também fazer uma análise da água em um laboratório especializado para que faça o correto dimensionamento do sistema de tratamento.
Como saber qual é o filtro indicado para minha residência ou estabelecimento?
Para residências temos uma linha com três (3) modelos de filtros:
A – O modelo Pacífico, com diâmetro de 300 mm, altura total de 1060 mm para vazão de até 2000L/h. Atende muito bem qualquer residência e é indicado para remoção da turbidez da água;
B – O modelo Atlântico, com diâmetro de 250mm, altura total de 1060 mm para vazão de até 1500L/h, também atende perfeitamente residências, entretanto, com vazão inferior ao Pacífico;
C – O modelo Índico, com diâmetro de 300mm, altura total de 760mm para vazão de até 1000L/h. Indicado para residências onde não há espaço físico na frente logo após o cavalete. Por ser um filtro compacto, pode ser instalado em localidades restritas como embaixo de escadas, em cima de lajes etc.
Saiba mais em Filtro de Água
Como fazer a retrolavagem do filtro?
A retrolavagem do filtro central FUSATI é um processo simples e rápido, para faze-la siga as instruções do manual, clicando aqui: manual de filtro de água FUSATI
Por onde entra o fluxo da água?
O filtro central de água FUSATI funciona da seguinte forma:
a água entra por cima, tem o primeiro contato com as malhas finas de cristais de quartzo (malha 07 e malha 06), posteriormente passa pelas outras malhas mais grossas e vai até o fundo do filtro, onde há um dreno de captação de água filtrada. Dessa forma, a água é captada e sai pela tubulação de baixo, indo para caixa d’água ou até diretamente ao ponto de uso.
Mesmo com filtro minha água ainda terá residual de cloro?
Sim, o cloro está presente em toda água de abastecimento público e é um agente de desinfecção e bactericida.
A cada quanto tempo devo retrolavar o sistema de filtro?
A cada 15 dias, variando com a sujidade da água. A retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água, elimina a necessidade de substituição semestral dos materiais filtrantes. Consulte o manual de filtro de água FUSATI
Quais são os benefícios do Filtro FUSATI para a minha casa?
São muitos. Destacamos aqui que o processo de filtração FUSATIbeneficia a saúde de quem consome e utiliza para cozinhar, além de poder evitar alergias na pele decorrentes de água impura, entupimento de orifícios de torneiras, aquecedor solar, chuveiros e outros eletrodomésticos como máquinas de lavar louça e roupa.
Quais os modelos/tipos de filtro disponíveis?
Atualmente, existem 3 tipos de filtros para tratamento da água residencial:
- Modelo Índico – atende residências com vazão de 800 a 1000 litros/hora;
- Modelo Atlântico – atende residências com vazão de 1000 a 1500 litros/hora;
- Modelo Pacífico – atende residências com vazão de 1000 a 2000 litros/hora.
Consulte mais detalhes em: Filtro de Água
Como funcionam os filtros de água FUSATI?
Os filtros possuem 7 camadas de Quartzo (material filtrante), garantindo que a água seja tratada de forma eficiente. O sistema é compacto e possui três saídas de água: uma torneira com a água não filtrada que será utilizada na retrolavagem; outra torneira com a água filtrada e a última saída para alimentar diretamente a caixa d’água.
O filtro FUSATI possui certificação INMETRO?
Sim. Qualidade e segurança total, com certificação do INMETRO.
Como saber se a água que chega até a minha casa é potável?
Quando o Município possui sistema de saneamento básico, a água que que chega até a sua casa é considerada potável segundo as diretrizes legislativas. Contudo recomenda-se fortemente a utilização de um filtro de entrada, pois no caminho até a sua casa a água passa por tubulações e pode sofrer contaminações. Isso ocorre porque nem sempre a tubulação municipal tem a manutenção adequada, estando suscetível a vazamentos, contaminações, incrustações, etc.
Posso ter filtro central de água no meu prédio/condomínio também?
Sim. A FUSATI possui o filtro ideal para cada necessidade e se a água não for de abastecimento público, como, por exemplo, água de reuso ou de poço artesiano, utilizamos elementos filtrantes de qualidade e específicos para cada caso, como o carvão ativado, quartzo, resina, areia e outros.
O que é um Declorador?
É um sistema utilizado para tratar e retirar o cloro residual da água através de filtro de carvão ativado, eliminando possíveis odores e sabores da água potável. Também conhecido como filtro declorador
Vou perder a pressão da água com a utilização do Filtro?
Muito pouco. Aproximadamente 10% devido ao meio filtrante, o que na prática não traz nenhum problema ou inconveniente.
Qual a importância de ter um filtro de água na entrada da minha residência?
A maioria das pessoas tem cuidado apenas com a água que bebe e não com a água que utiliza para cozinhar, tratar dos animais de estimação, escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho, lavar roupa, entre outras. Filtrar a água que você bebe e oferece para sua família é tão importante quanto filtrar a água para os demais usos. O filtro de água na entrada de sua residência oferecerá segurança para todos os usos, trazendo tranquilidade, saúde e economia a médio prazo.
Como é feita a instalação do filtro de água?
O filtro de água é instalado após a entrada da água da rede de abastecimento, normalmente junto ao hidrômetro.
Qual a durabilidade da filtração?
Os elementos filtrantes duram até 3 anos.
Perguntas Frequentes:
Instruções Para Instalação do Filtro de Água Central FUSATI
1) Introdução ao Produto
Visão geral dos filtros centrais FUSATI: Características e Benefícios
O filtro central da FUSATI é composto por um cilindro fabricado em aço inoxidável 304 ou 316, ou ainda em PRFV (plástico revestido com fibra de vidro), de acordo com a necessidade do cliente. O material filtrante é formado por camadas de cristais de minério de quartzo em diferentes granulometrias. O filtro atende a classe C de filtração, ou seja, ele retém partículas sólidas em suspensão (sujeiras) na ordem de 5 a 15 microns, tais como areia, argila e outras substâncias orgânicas até 15 vezes menores do que a ponta de um fio de cabelo humano.
O filtro central FUSATI deve ser instalado após o cavalete de água (hidrômetro). Ele fornece água filtrada, livre de sujeiras, em todos os pontos de armazenamento e de uso da residência, condomínio, comércio, restaurante, hospital, clinica, escola, indústria etc.
Diferença entre modelos e suas aplicações
A principal diferença entre os modelos de filtro central FUSATI está no volume de água que esse equipamento foi dimensionado para realizar a filtração. Eles atendem desde de sistemas mais simples com vazão à partir de 1,0 m3/h (residências, por exemplo) até sistemas mais complexos com necessidade de alta vazão (por exemplo, indústrias, condomínios, etc).
Além da vazão, os modelos podem apresentar diferença quanto ao material de fabricação do cilindro (aço inox 304, aço inox 316 ou PRFV) e quanto ao tipo de comando para execução da retrolavagem (painel hidráulico, cabeçote manual ou cabeçote automático).
O filtro é indicado para água potável, ou seja, que já atenda aos padrões de potabilidade presentes na Portaria GM/MS n° 888. Ele vai reter as partículas sólidas em suspensão que não foram removidas durante o tratamento da água ou provenientes do sistema público de distribuição.
Importância do filtro central
Por se tratar de um filtro do tipo ponto de entrada (POE), o filtro central FUSATI fornece água filtrada, livre de sujeiras, em todos os pontos de armazenamento e de uso da residência, condomínio, comércio, restaurante, hospital, clinica, escola, indústria etc.
Reduz custo com manutenções de máquinas de lavar louças, máquinas de lavar roupas, equipamentos de refrigeração como chiller, fan coil, e também de equipamentos com sistema de aquecimento Boiler etc.
Reduz despesas com limpeza de caixa d'água.
2) Preparação para Instalação
Ferramentas e equipamentos necessários
- 01 chave fixa 9/16”;
- 01 chave além 5/16”;
- 01 martelo de borracha;
- 01 alicate bomba d’água;
- 01 arco de serra;
Cuidados com a segurança no ambiente de trabalho
Usar sempre os EPIs corretamente; luvas, sapatos fechados, óculos de proteção e capacete.
3) Processo de Instalação
Posicionamento ideal do filtro central
O filtro central FUSATI deve ser instalado após o cavalete de entrada de água (hidrômetro) e antes da caixa de armazenamento. A superfície deve ser plana e estar preparada para suportar o peso do equipamento. O local deve ser de fácil acesso, pois, isso ajuda no momento da instalação, na execução do processo de retrolavagem e nas trocas dos elementos filtrantes.
O filtro central não deve ser instalado em ambientes fechados ou com baixa ventilação. Locais que contenham produtos químicos ou materiais para construção também devem ser evitados. Não instale o filtro perto de objetos fabricados em aço carbono, principalmente, se já apresentarem qualquer tipo de oxidação.
Procedimentos de montagem dos componentes
- Colocar água dentro do Filtro, encher até a metade aproximadamente;
- Colocar os elementos filtrantes (cristais de minério de Quartzos), começando da numeração menor para a maior descrita na embalagem, primeiro a malha de quartzo1, 2,3,4,5,6 e malha;
- Observação: fazer uso de uma ferramenta longa (exemplo tubo de PVC) para espalhar (nivelar) cada malha filtrante que for adicionada dentro do Filtro.
Verificação de pressões adequadas no sistema
- Pressão máxima de trabalho 3kgf/cm² (3bar);
- Pressão mínima de trabalho 1kgf/cm² (1bar).
Teste de funcionamento: como garantir que o filtro esteja operando corretamente.
Verificar se a posição dos registros / válvula está conforme indicado no manual de instruções.
4) Identificação e solução de vazamentos
Identificação e solução de vazamentos
- verificar a pressão de entrada de água;
- verificar a frequência da retrolavagem.
Ajustes da pressão
instalar na tubulação de entrada de água antes do filtro, a válvula redutora de pressão regulada com 3kgf/cm², ou a válvula de alívio regulada com 3,5kgf/cm².
Diagnóstico de falhas operacionais (exemplo: água turva ou filtragem ineficaz)
- verificar a posição dos registros ou válvula se está corretamente de acordo com as instruções.;
- verificar se está sendo retrolavado periodicamente;
- se necessário fazer a retrolavagem com maior frequência.
5) Manutenção Preventiva
Frequência e procedimentos de limpeza do filtro
fazer o processo de retrolavaem frequentemente.
Troca de elementos filtrantes
Seguir as instruções da troca do material filtrante conforme a orientação do fabricante.
6) Interação com o Cliente
Orientações sobre o uso e a manutenção do filtro
Fazer corretamente o processo de retrolavagem periodicamente.
Fazer as trocas (substituições) dos elementos filtrantes seguindo as instruções do fabricante.
Como lidar com dúvidas e questões comuns
Seguir o manual de instruções do equipamento.
Fazer contato direto com a área técnica do fabricante quando necessário.
Recomendações de boas práticas de uso para o cliente final
Na limpeza dos Filtros em aço inox, não usar produtos químicos e não usar utensílios / ferramentas que sejam abrasivos
Usar somente água, pano e detergente neutro.
Perguntas Frequentes:
Filtro de Água Para Condomínios verticais ou horizontais
Posso ter filtro central de água no meu prédio/condomínio também?
Sim. A FUSATI possui o filtro central de água ideal para cada necessidade e se a água não for de abastecimento público, como, por exemplo, água de reuso ou de poço artesiano, utilizamos elementos filtrantes de qualidade e específicos para cada caso, como o carvão ativado, quartzo, resina, areia e outros.
Mesmo com filtro minha água ainda terá residual de cloro?
Sim. O cloro está presente em toda água de abastecimento público e é um agente de desinfecção e bactericida.
A cada quanto tempo devo retrolavar o sistema de filtro?
A cada 15 dias variando com a sujidade de sua água. A retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água, elimina a necessidade de substituição semestral dos materiais filtrantes.
No caso do filtro central de água para condomínio, aconselha-se a utilização do sistema de retrolavagem automatizada. Saiba mais aqui: Filtro Central de Água para Condomínio
Como funcionam os filtros de água FUSATI?
Os filtros possuem 7 camadas de Quartzo (material filtrante), garantindo que a água seja tratada de forma eficiente e segura. O sistema é compacto e possui três saídas de água: uma torneira com a água não filtrada que será utilizada na retrolavagem; outra torneira com a água filtrada e a última saída para alimentar diretamente a caixa d’água.
Como saber se a água que chega até meu condomínio é potável?
Quando o Município possui sistema de saneamento básico, a água que que chega até o seu condomínio é considerada potável segundo as diretrizes legislativas. Contudo recomenda-se fortemente a utilização de um filtro central de águao, pois no caminho até o seu condomínio a água passa por tubulações e pode sofrer contaminações. Isso ocorre porque nem sempre a tubulação municipal tem a manutenção adequada, estando suscetível a vazamentos, contaminações, incrustações, etc.
O que é um Declorador?
É um sistema utilizado para tratar e retirar o cloro residual da água através de filtro de carvão ativado, eliminando possíveis odores e sabores da água potável.
Vou perder a pressão da água com a utilização do Filtro?
Muito pouco. Aproximadamente 10% devido ao meio filtrante, , o que na prática não traz nenhum problema ou inconveniente.
A maioria das pessoas tem cuidado apenas com a água que bebe e não com a água que utiliza para cozinhar, tratar dos animais de estimação, escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho, lavar roupa, entre outras.Filtrar a água que você bebe e oferece para sua família é tão importante quanto filtrar a água para os demais usos. O filtro de água na entrada de sua residência oferecerá segurança para todos os usos, trazendo tranquilidade, saúde e economia a médio prazo.
Perguntas Frequentes:
Filtro para Tratamento de Água de Poço
É possível fazer com que a água do meu poço artesiano fique potável?
Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.
Qual é o sistema indicado para tratar água de poço com ferro e manganês?
Para água de poço com ferro e manganês é indicado um sistema de tratamento de água personalizado e dimensionado sobre medida para cada cliente. O filtro de entrada para água potável é formado por 7 camadas de cristais de quartzo em diferentes granulometrias e não remove metais pesados dissolvidos da água (ferro e manganês). Assim,para que seja personalizado e dimensionado o sistema de tratamento da água de poço são necessárias as seguintes informações:
- a) Análise físico, química e bacteriológica da água, para atender os padrões de potabilidade de acordo com a Portaria Nº 888;
- b) Vazão da bomba, em litros por hora ou em metros cúbicos por hora;
- c) Diâmetro da tubulação onde será instalado o sistema de tratamento;
- d) Altura da caixa d’água;
- e) Pressão da bomba em kgf/cm² ou em mca;
- f) Finalidade da utilização da água.
A presença de ferro na água pode ocasionar quais problemas?
- Manchas nas louças sanitárias;
- Gosto adstringente;
- Desenvolvimento de bactérias;
- Entupimento de chuveiros, lava louças, lava roupa;
- Problemas para saúde.
Como saber se a água do meu poço contém ferro e manganês?
A partir da análise física, química e bacteriológica da água elaborada por um laboratório especializado.
A análise da água é necessária para obter um orçamento?
Sim, para que possamos verificar presença e a quantidade de metal pesado na água faz-se necessário o lauto técnico (físico-químico e bacteriológico) de um laboratório especializado em análise de água. Esclareça-se que este laudo tem um custo baixo e é imprescindível para o dimensionamento correto do sistema de tratamento.
Onde deve ser instalada a dosadora de cloro, antes ou depois do filtro?
A instalação da dosadora de cloro pode ser antes ou depois do filtrouma vez que o cloro não ficará retido no filtro. Vale lembrar que a concentração de cloro na água não pode ultrapassar 2ppm’s a fim de evitar a corrosão no aço inox.
Qual filtro é indicado para tirar a dureza da água?
Para tirar a dureza da água (alta concentração de sais de cálcio e magnésio, que causam uma série de inconvenientes) é indicado instalar um abrandador.
O que é indicado para tirar calcário da água?
O problema de calcário na água também é resolvido através de abrandador.
Qual a função do Filtro de Declorador?
A função do filtro declorador é tratar e retirar o cloro residual da água, eliminando possíveis odores e sabores da água potável.
Qual a garantia de que determinado sistema de tratamento resolverá o problema do meu poço artesiano?
A análise da água por um laboratório especializado garantirá a melhor escola para o sistema de tratamento da água de poço artesiano.
Os elementos filtrantes do filtro para poço artesiano possuem prazo de validade?
Possuem vida útil de 3 anos, desde que sejam realizadas as manutenções e retrolavagens constante.
Perguntas Frequentes:
Filtro de Água Para Indústrias e Empresas
Eu posso comprar com o meu cartão BNDES?
Sim. Com o cartão BNDES pode-se parcelar em até 48 vezes.
Por que utilizar o sistema de filtração FUSATI industrial?
Porque o sistema de filtro industrial para tratamento de água FUSATI reduz significativamente as interferências causadas pela má qualidade da água nos processos industriais (produção de alimentos, fabricação de papel, tecidos, tinturarias e cervejarias), etc.
Outros benefícios:
- Conformidade Dos Produtos FUSATI Com As Normativas NR-13 E ASME-VIII;
- Filtros Retrolaváveis as versões Manual ou Automatizada;
- fabricado em aço Inox AISI – 304 com certificado de procedência;
- Versão Declorador – Filtro de Carvão Ativado Industrial
- tratar e retirar o cloro residual da água, eliminando assim, possíveis odores e sabores da água potável.
Qual benefício do declorador FUSATI?
O benefício é a retirada do cloro e oxidantes da água, bem como da cor, odor e cheiro proveniente de materiais orgânicos. Esclareça-se que o filtro declorador é muito utilizado em processos das indústrias de alimentos, hotéis, hospitais e outras indústrias em geral.
Tenho um pequeno negócio, já possuo o filtro central residencial, posso também utiliza-lo para fabricação de sorvetes?
Não, neste caso recomenda-se o filtro declorador industrial
FUSATI que será dimensionado para atender a sua necessidade.
Perde-se a pressão no sistema de tratamento?
Haverá uma perda de carga na pressão de aproximadamente de 10% devido ao meio filtrante.