Todos sabemos que a água é um recurso fundamental para a nossa saúde e sobrevivência. Contudo, nem sempre somos capazes de diferenciar os tipos de água apropriadas para o consumo humano. Falando nisso, você sabe exatamente o que é água mineral?
Na verdade, é bastante comum fazermos confusão entre os termos água tratada, água potável e água mineral.
Geralmente deixamos de lado as definições e nos preocupamos com o que realmente importa: a oferta de água que garante a nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Mesmo assim, vale salientar que, no Brasil, a água mineral é definida e regulamentada por um decreto-lei criado em 1945.
Essa legislação, denominada Código de Águas Minerais, lista os diferentes tipos de águas minerais, que variam conforme a sua composição química.
Além disso, esse decreto-lei fornece outras diretrizes quanto à autorização para exploração do recurso, instalação de estâncias hidrominerais, fiscalização, comercialização da água e outros aspectos.
A seguir, saiba mais sobre as águas minerais e também conheça as modernas e eficientes tecnologias de filtragem de água para residências e tratamento de água para condomínios, comércios e indústrias desenvolvidas pela FUSATI.
Água Mineral: Definição
Em seu Artigo 1º, o decreto-lei federal determina o seguinte:
Art. 1º Águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa.
Lá na distante década de 40, o Código de Águas Minerais classificou o recurso natural em 12 categorias, de acordo com suas características químicas. A saber:
- Oligominerais
- Radíferas
- Alcalino-bicarbonatadas
- Alcalino-terrosas
- Sulfatadas
- Sulfurosas
- Nitratadas
- Cloretadas
- Ferruginosas
- Radioativas
- Toriativas
- Carbogasosas
A mesma legislação, contudo, salienta a distinção entre água mineral e “água potável de mesa”.
De acordo com o decreto-lei, águas potáveis de mesa correspondem às águas de composição normal provenientes de fontes naturais, ou de fontes artificialmente captadas, que preencham tão somente as condições de potabilidade.
Por falar nisso, hoje no Brasil os parâmetros de potabilidade da água estão listados no Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 5, do Ministério da Saúde (MS), de 28 de setembro de 2017.
Produção de Água Mineral no Brasil
Segundo um estudo da International Bottled Water Association – IBWA (Associação Internacional de Água Engarrafada), em 2019 o Brasil ocupou a sexta posição no ranking dos maiores produtores de água mineral comercializada em galões, garrafas e copos.
Naquele ano, o país produziu 24,3 bilhões de litros de água. O número expressa um crescimento de 25% em relação aos 19,5 bilhões de litros de água mineral envasados em 2014.
A título de curiosidade, em 2019 os três maiores produtores de água engarrafada no mundo foram a China (112 bilhões/litros), os Estados Unidos (54 bilhões/litros) e o México (37 bilhões/litros).
Água Potável e Água Tratada
Bom, já que entramos no campo das definições, é pertinente explicarmos a diferença entre água potável e água tratada.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), água potável é aquela que – totalmente livre de agentes patogênicos e de altos níveis de substâncias tóxicas – utilizamos para beber, cozinhar, preparar refeições e para a higiene pessoal.
Já a água tratada é aquela produzida em Estações de Tratamento de Água (ETAs), onde ela é higienizada e desinfetada numa série de etapas – coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção – antes de ser distribuída à população ou utilizada na indústria.
Para resumir, a água potável pode ser natural (desde que extraída de alguma fonte segura, sem agentes contaminantes) ou tratada.
Guarde bem esta dica: toda água tratada é potável, mas nem toda água potável é tratada.
Filtro de Água Central: A Solução Residencial e Comercial
Para quem deseja água potável e tratada, seja para garantir a saúde da família no ambiente doméstico ou o bem-estar das pessoas em empresas, comércios e outros estabelecimentos, a melhor opção são os Filtros Centrais FUSATI.
Construídos em aço inox e equipados com sete camadas de elementos filtrantes (quartzo), os filtros de água da FUSATI se adequam perfeitamente a diferentes ambientes e necessidades.
São ideais para residências, condomínios, lojas, escritórios, consultórios e outros negócios que demandam água 100% tratada e segura para o consumo humano.
A família de filtros de água da FUSATI inclui modelos como Índico, Atlântico e Pacífico, aparelhos que são projetados para tratar vazões que vão de 800 litros por hora a 2000 litros/hora.
Esses filtros oferecem duas importantes vantagens: não consomem energia elétrica e possuem o funcional recurso da retrolavagem – que possibilita economia com manutenção e a substituição de peças/elementos filtrantes.
Mas além da versatilidade operacional e da economia, outro grande mérito de um Filtro Central FUSATI é o tratamento complementar da água distribuída pelas redes de abastecimento, que ocasionalmente podem apresentar instabilidade.
Para ficar mais claro: os filtros de água FUSATI são instalados logo após a entrada de água do imóvel (depois do hidrômetro) e, a partir dessa localização estratégica, executam a filtragem de toda a água oriunda das ETAs municipais antes dela entrar no imóvel.
Isso assegura a distribuição de água potável e tratada em todos os pontos da planta hidráulica do imóvel.
Além disso, garante a integridade e o bom funcionamento de dispositivos como torneiras, registros, válvulas, chuveiros, máquinas de lavar, purificadores e outros eletrodomésticos que são abastecidos com água.
Tratamento de Água para a Indústria
A água tratada também é um insumo imprescindível para o setor industrial.
Diversos segmentos industriais dependem, e muito, da oferta de água de qualidade, ou seja, aquela absolutamente livre de impurezas e resíduos que podem comprometer seriamente o processo fabril.
Essa exigência é especialmente válida em indústrias farmacêuticas, de bebidas, de alimentos e de produtos químicos, nas quais a água é uma matéria-prima estratégica.
Nesse tipo de fábrica, o controle da qualidade da água precisa ser muito criterioso.
Quando isso não acontece, a utilização de água contaminada pode provocar alterações nas características/propriedades de produtos como, por exemplo, laticínios, carnes, embutidos, molhos, sucos, refrigerantes, cervejas, remédios, vacinas e soros.
Para essas e outras indústrias, a FUSATI projeta e instala Estações de Tratamento de Água (ETA) customizadas para atender demandas hídricas específicas.
A FUSATI comercializa sistemas industriais de tratamento de água pressurizados, compactos e modulares que garantem o sucesso e a segurança do processo produtivo das empresas.
As eficientes e modernas ETAs FUSATI oferecem inúmeras vantagens financeiras, operacionais e relacionadas à sustentabilidade. Algumas delas são:
- Distribuição de água tratada e adequada para o processo fabril
- Continuidade do fluxo de água de qualidade
- Unidades modulares, compactas e pressurizadas
- Capacidade de adaptação em diferentes espaços disponíveis
- Custo de manutenção reduzido
- Geração de água de reúso
- Fácil instalação, operação e manutenção
- Baixo consumo de energia elétrica
- Construção e instalação em conformidade com normas técnicas, de segurança e leis ambientais