Importância da Água na Indústria de Alimentos

Importância da Água na Indústria de Alimentos

É indiscutível a importância da água na indústria de alimentos. Em seus múltiplos segmentos, por exemplo, de proteína animal, produtos lácteos, chocolates, enlatados e bebidas, a água potável e devidamente tratada é um recurso indispensável e estratégico.

Porque nas companhias do setor alimentício a qualidade da água impacta diretamente na fabricação dos produtos, no bem-estar dos consumidores, na competitividade e, de certa maneira, na garantia da saúde do negócio. 

Ou seja, neste ramo a existência de sistemas de controle, métodos e tecnologias que asseguram a potabilidade da água nos processos fabris é compulsória.

No dia a dia das indústrias alimentícias, a gestão otimizada da água e sua segurança sanitária passam, obrigatoriamente, pela eficiência de suas Estações de Tratamento de Água (ETA) – unidades geralmente customizadas, construídas de acordo com as necessidades e demandas hídricas de cada indústria.

Mas o investimento em ETAs não apenas salienta a importância da água na indústria de alimentos, pois também denota a preocupação das empresas com o uso racional da água e alternativas sustentáveis capazes de reduzir o consumo de água bruto e o estresse hídrico de fontes naturais (como a geração de água de reúso). 

A Água nas Fábricas de Alimentos

Filtros de Aço Inox: Garantia de Qualidade, Segurança e Água Pura. A versátil família de filtros água da FUSATI – Estações de Tratamento de Água para indústria de Alimentos – aço inox 304 ou aço inox 316, NR-13 e ASME VIII

O papel da água tratada e livre de impurezas na produção de alimentos – e consequentemente na segurança alimentar mundial – é crucial.

A importância da água na indústria de alimentos está ligada a inúmeras rotinas. Desde a fabricação de alimentos processados, ao glaciamento de pescados, a lavagem de equipamentos industriais, máquinas, esteiras e utensílios que mantêm contato com alimentos e bebidas, até a higienização das mãos, roupas e EPIs de funcionários que, em determinados processos, manuseiam alimentos de forma direta. 

A água tratada e de qualidade é exigência sanitária em frigoríficos, granjas, unidades de processamento de pescados, fábricas de gelo, queijos e produtos lácteos, sucos, refrigerantes, óleos e gorduras, conservas de legumes e frutas, chocolates, bolachas, sorvetes e outros tantos itens alimentícios.

Nesses negócios, e em outras tantas atividades humanas que dependem de água, o risco é mais do que conhecido: a utilização de água poluída e/ou contaminada por bactérias, parasitas, metais pesados, produtos químicos como pesticidas e outros agentes nocivos facilita a disseminação de doenças e outros males. 

Além de desencadear problemas de saúde em consumidores, o uso de água contaminada em empresas de alimentos pode gerar questões judiciais e o desgaste da marca na mídia e nas redes sociais.

Na indústria alimentícia, os gestores responsáveis pela higienização da água – proveniente de concessionárias, águas superficiais ou subterrâneas – devem se cercar de medidas preventivas e contínuas que garantam o tratamento e o fornecimento de água potável, 100% tratada e adequada para processos fabris.

Potabilidade da Água no Brasil

No Brasil, os critérios e parâmetros que definem a potabilidade da água para o consumo humano e de animais estão descritos na Portaria GM/MS Nº 888, que foi publicada pelo Ministério da Saúde (MS) no dia 4 de maio de 2021.

A Portaria Nº 888, assim como as legislações anteriores que disciplinavam os padrões de potabilidade da água no país – as já superadas Portaria Nº 2.914/2011 e Portaria de Consolidação Nº 5 (Anexo XX) – determina a elaboração e a implementação do Plano de Segurança da Água (PSA).

O PSA é um conjunto de métodos, ações e procedimentos técnicos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para monitorar os padrões sanitários e garantir a potabilidade da água.

Segundo diretrizes da Portaria Nº 888, o Plano de Segurança da Água (PSA) deve ser implantado e mantido em dois tipos de unidades:

Sistema de Abastecimento de Água (SAA) – Redes de Distribuição Pública

Solução Alternativa de Abastecimento de Água Coletiva (SAC) – Fontes, Mananciais Superficiais, Poços Artesianos Comunitários etc

O Artigo 49 da Portaria Nº 888 descreve o seguinte:

Art. 49 A Autoridade de Saúde Pública poderá exigir dos responsáveis por SAA e SAC a elaboração e implementação de Plano de Segurança da Água (PSA), conforme a metodologia e o conteúdo preconizados pela Organização Mundial da Saúde ou definidos em diretrizes do Ministério da Saúde, para fins de gestão preventiva de risco à saúde.

Trocando em miúdos, isso significa que a implantação do PSA é obrigatória tanto para as concessionárias distribuidoras de água (ou seja, as gestoras de ETAs municipais que abastecem a população) quanto para indústrias (especialmente as alimentícias) e outros estabelecimentos que coletam e tratam a água, superficial ou de poços artesianos, por conta própria.  

Plano de Segurança da Água

Uma obra que trata do assunto de maneira analítica, detalhada e técnica é o livro Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas, publicado pela SETRI, empresa de consultoria em sustentabilidade.

O título – que tem a colaboração de vários profissionais e especialistas – trata de temas como “direito ambiental, saúde pública, avaliação de risco, risco ambiental, análises, minimização de riscos, prevenção de riscos e enfermidades, entre outros assuntos relacionados à saúde e segurança da água”.

O capítulo 13 do livro, intitulado “Importância da Água na Indústria de Alimentos e sua relação com o Plano de Segurança da Água” – assinado por Susi Ane Fiorelli e Valdir Roberto de Resende – traz reflexões sobre o aumento da demanda global de água e as diferenças entre água poluída e água contaminada, antes de mergulhar no tema central.

A água utilizada na indústria de alimento deve atender a dois requisitos: quantidade e qualidade, isto porque a água é base de qualquer indústria de alimento, sendo utilizada em todas as etapas do processo produtivo, desde sua participação como ingrediente ou como veículo para incorporar outros ingredientes às formulações, até nos processos de aquecimento, refrigeração, limpeza e desinfecção”, diz um trecho do citado capítulo.

De maneira enfática, a dupla de autores reitera que a segurança dos processos e a qualidade final dos produtos dependem do conhecimento e monitoramento das características microbiológicas, químicas e físicas da água utilizada no processo industrial.

Além disso, o controle e o monitoramento das propriedades da água também são imprescindíveis para a indústria se manter em conformidade com leis, normas e padrões de potabilidade vigentes.

A otimização da gestão hídrica em indústrias, observam os co-autores do livro, passa por ações como o mapeamento do consumo de água, o mapeamento do fluxo hidráulico, a avaliação da qualidade da água, a identificação de perdas e, a partir de tudo disso, a adoção de novos projetos de engenharia.

O download gratuito do livro Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas está disponível no endereço http://planosegurancaagua.com.br/index.php/download/

Estação de Tratamento de Água para Indústrias de Alimentos

Sistema de Tratamento de Água de Fonte Alternativa de Abastecimento de Água Coletiva (SAC) – Fontes, Mananciais Superficiais, Poços Artesianos Comunitários etc

A FUSATI é uma companhia nacional – instalada desde a década de 80 no município de Piracicaba (SP) – especializada no desenvolvimento de soluções e tecnologias filtrantes e de tratamento de água para clientes residenciais, comerciais e industriais. 

Em seu amplo catálogo de equipamentos e produtos, destacam-se as eficientes e modernas Estações de Tratamento de Água (ETA), que se adequam a diferentes negócios, espaços físicos e tipos de água empregados no processo industrial.

As ETAs FUSATI atendem empresas de diversos segmentos econômicos, inclusive as companhias fabricantes de alimentos e bebidas, que são absolutamente exigentes quanto ao fornecimento de água potável, tratada e 100% segura às suas necessidades produtivas.

Além do tratamento eficaz da água, a ETA FUSATI ainda traz uma vantagens como:

  • Estrutura pressurizada, modular e compacta, que dispensa a realização de obras/adequações de construção civil
  • Fácil instalação e operação
  • Visualização de todo o sistema de tratamento de água
  • Garantia do fluxo contínuo de água necessária para a produção fabril
  • Conjunto de vasos filtrantes construído em aço inox
  • Conformidade total com legislações ambientais, normas técnicas ABNT, NR-13, ASME VIII e outras regulamentações
  • Geração da água de reúso (para lavagem de pisos, frotas de veículos, máquinas e equipamentos industriais, rega de áreas verdes/jardins e descarga de sanitários)
  • Consumo de energia reduzido
  • Baixo custo de manutenção

Jartest – Serviços de otimização de Estações de Tratamento de Água

A análise profissional da performance de Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) é fundamental para otimizar e potencializar o funcionamento dessas unidades.

Além do projeto e da construção de Estações de Tratamento de Água (ETA), a FUSATI ainda oferece serviços complementares de otimização dos processos das ETAs.

O objetivo desses serviços especializados é o aprimoramento operacional, a melhoria da performance ambiental e a redução de custos nos diferentes processos que envolvem o tratamento de água: floculação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção do pH.

Um dos procedimentos que auxiliam na melhoria de rendimento das ETAs é o jar test: método laboratorial realizado com amostras de água, submetidas a diferentes condições de pH, para determinar a dosagem exata de coagulantes e outros produtos químicos a serem utilizados no tratamento da água, evitando desperdícios e custos extras.

A realização do jar test – e de outras ações que tornam a ETA, digamos, mais azeitada e regulada -, traz inúmeros benefícios às indústrias alimentícias.

Os principais são a total segurança sanitária do tratamento de água, o aumento da eficiência operacional, financeira e ambiental, a determinação da quantidade exata de insumos utilizados nas etapas de tratamento da água, a redução do volume de lodo gerado e a economia de custos e recursos relacionados às ETAs (água bruta, coagulantes, desinfetantes, elementos filtrantes, energia elétrica).     

 

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Pontos de Venda FUSATI: Parceiros De Um Sucesso Compartilhado

Pontos de Venda FUSATI: Parceiros De Um Sucesso Compartilhado

A qualidade, a tecnologia, a segurança e a confiança nos Filtros de água FUSATI já fazem parte do dia a dia de mais de 50 mil clientes distribuídos pelo Brasil.

Contudo, uma parte importante dessa trajetória de sucesso, iniciada em 1983, deve-se aos muitos pontos de venda autorizados FUSATI. Afinal, eles projetam a excelência da marca em nível nacional, comercializando filtros, peças e acessórios, além de oferecer assistência técnica e suporte especializado a nossos clientes.

Veja, a seguir, alguns depoimentos de representantes dessa rede de ponto de vendas comentando sobre as vantagens e os benefícios de ser um ponto de venda FUSATI, a qualidade dos produtos, a expectativa dos clientes, a agilidade (técnica e comercial) e a facilidade de relacionamento com a empresa.

Diz aí, Ponto de Venda FUSATI!

Os pontos de venda FUSATI garantem o fornecimento de equipamentos de alta qualidade, peças e materiais filtrantes com alta durabilidade e baixa manutenção.

Quando dimensionados corretamente, os Filtros FUSATI duram vários anos removendo as impurezas da água, garantindo água filtrada em todos os pontos de uso, diminuindo a frequência das lavagens de caixas d’água e reduzindo as manutenções das válvulas das prumadas. Filtros FUSATI são sinônimos de limpeza e saúde!

Nosso ponto de venda mantém um ótimo relacionamento com o departamento de atendimento da empresa, seja para tirar dúvidas, seja para o envio de peças de reposição ou para transmitir o ‘feedback’ de algum cliente. Essa comunicação contínua aprimora, cada vez mais, nossos produtos e serviços. Tal relação harmônica também passa pelo atendimento do consultor Lopes, da FUSATI, que sempre está disponível para o atendimento da Vatten.

Com o uso das redes sociais ou por meio do WhatsApp, o atendimento é rápido e garante agilidade e excelência em todos os pedidos ou solução de dúvidas!

Engenheiro Giulliano Lima, da Vatten, em Goiânia (GO)

Com os Filtros FUSATI temos a garantia de que estamos vendendo um equipamento de extrema qualidade e, sendo assim, preservando a confiança de nosso cliente.

Quando se comercializa um equipamento que assegura a qualidade de vida, temos a certeza de que nosso cliente final ficará satisfeito com a aquisição dos produtos FUSATI. Dessa forma, logo haverá a indicação dos serviços prestados.

A equipe FUSATI está sempre pronta para ouvir, alinhar e tirar todas as dúvidas que nossa empresa tem com novos produtos, manutenção de equipamentos e serviços in loco.

Observo que a FUSATI conta com as principais ferramentas de mídias sociais, agilizando assim o atendimento com a nossa empresa. Defino isso como primordial nos dias de hoje.

Denis Pimenta, da Viva Água Filtros, em Americana (SP)

Umas das principais vantagens de ser um ponto de venda FUSATI é o contato direto com a companhia e a transparência dessa relação. O atendimento exclusivo faz toda a diferença neste ramo. Vale salientar também a qualidade dos produtos e, consequentemente, a satisfação de nossos clientes. Isso só enaltece o nosso trabalho nesta grande parceria”.

As principais virtudes de um ponto de venda FUSATI são a oferta de soluções rápidas e objetivas, a flexibilidade, a agilidade e o comprometimento com nossos clientes”.

O atendimento que recebemos da equipe FUSATI é sempre objetivo, visando sanar rapidamente qualquer situação. O consultor Lopes é sempre prestativo e solícito com a nosso ponto de venda”.

Não há barreiras de lentidão no relacionamento entre o ponto de venda e a FUSATI. O atendimento sempre é muito rápido e os profissionais da empresa são prestativos. Assim, conseguimos melhorar e almejar objetivos maiores”.

Ponto de venda Lopury, em Piracicaba (SP)

Seja um Ponto de Venda FUSATI! Saiba mais aqui:

Filtro Central de Água FUSATI Soluciona Problema em Prédio Residencial

Filtro Central de Água FUSATI Soluciona Problema em Prédio Residencial

Ter um filtro central para água garante potabilidade em todos seus usos e impacta na redução de diversas manutenções, do encanamento ao chuveiro. Atualmente, o investimento é acessível e proporciona tranquilidade no quesito saúde. Em condomínios verticais ou horizontais é possível fazer uso desta tecnologia.

Entre os filtros à venda no mercado, o filtro elaborado pela FUSATI é fabricado em aço inox, material extremamente durável e que possibilita instalação em ambientes externos. O equipamento não consome energia elétrica, um dos pesadelos na contabilidade do administrador de condomínio.

Filtro de alta vazão modelo Báltico FUSATI

Desafio FUSATI

O Residencial Monte Castelo, em Goiânia (GO), está localizado na zona urbana e é abastecido pelo serviço público. O prédio tem uma vazão de quatro mil litros por hora distribuídos por 13 andares com um total de 26 apartamentos. A sua tubulação é estreita, medindo uma polegada. A queixa dos condôminos era a de que a água chegava turva nos apartamentos.

Solução FUSATI: Filtro Central Alta Vazão

De acordo com a síndica Marina Caetano, água que chegava ao prédio era escura, com muito barro – o que provoca entupimento do encanamento, sedimentos frequentes na caixa d`água e incrustação nos equipamentos de uso, como chuveiros, torneiras e outros. A FUSATI em pareceria com a Vatten Engenharia (Ponto de venda FUSATI na região), instalou um filtro de entrada FUSATI modelo Báltico, e a partir de então, a água passou a ser cristalina.

Os moradores ganharam em saúde com água filtrada para beber, lavar louça, roupas e banho. A água do condomínio ficou isenta de sólidos suspensos provenientes da tubulação que ficam armazenados no reservatório de água.

 

A FUSATI instalou um filtro de alta vazão modelo Báltico em um condomínio de Goiânia, e a partir de então, a água passou a ser cristalina.

 

Condomínio Seguro Tem Água 100% Saudável

Condomínio Seguro Tem Água 100% Saudável

Administrar um condomínio é uma arte para poucos. Um desafio que exige habilidade, disciplina, bom senso, jogo de cintura, vocação política e, acima de tudo, o compromisso democrático para garantir o desejo da maioria dos moradores.

Vida de síndico nunca foi fácil, você sabe! Envolve a gestão da portaria, segurança, terceirizados, limpeza, taxa de condomínio, inadimplência, observância de leis e do regulamento interno, manutenção de elevadores, conservação de áreas sociais, reclamações de barulho, de pets, brigas entre vizinhos, a disputa pela melhor vaga na garagem e outras tantas tarefas. Ufa! E, naturalmente, a mediação das acaloradas assembleias.

Como se não bastasse tudo isso, outra dor de cabeça comum aos gestores de condomínios é ter que lidar com eventuais vazamentos, que sempre geram custos adicionais, transtornos e conflitos entre os moradores. Contudo, você sabia que uma boa parte desses problemas hidráulicos pode ser evitada?

Embora seja algo invisível aos olhos dos moradores, e que poucos desconfiam, vários vazamentos em condomínios são na verdade provocados pela instabilidade da água de abastecimento público.   

Isso ocorre porque a água fornecida pela rede pública pode conter partículas de areia, argila, lodo, algas e o excesso de substâncias químicas (como o necessário cloro) que acabam se acumulando nas tubulações e dispositivos hidráulicos como registros, válvulas, reparos e outros. Resumo da história: a formação de crostas obstrui a passagem de água, causa vazamentos e rompimentos dos canos.

Central de Água Higienizada

Mas a prevenção desse tipo de problema é possível e bem fácil. O Filtro Central de Água, equipamento construído em aço inox e dotado de elementos filtrantes – carvão ativado, quartzo, resina, areia e outros -, garante o abastecimento de água tratada e própria para o consumo humano em todo o condomínio. Desde as áreas de uso coletivo (salão de festas, piscina, sanitários, sauna, bebedouros) até as unidades residenciais (apartamentos ou casas).    

Além de ser um investimento acessível e inteligente, pois a curto prazo traz economia evitando despesas com a limpeza da caixa d’água, reparos e manutenções hidráulicas, o Filtro Central de Água garante o bem-estar e a saúde de todos os habitantes do condomínio.  

Fabricado com o ‘know how’, a experiência de mais de 30 anos de mercado e a tecnologia da FUSATI Filtros, o aparelho distribui água potável – sem impurezas e totalmente inodora! – adequada para beber, desinfetar alimentos, cozinhar, tomar banhos e realizar a higiene bucal, entre outras ações cotidianas.

Condomínios, verticais ou horizontais, demandam grandes volumes de água de qualidade para uma série de necessidades, que vão desde o abastecimento de suas unidades (casas ou apartamentos) até a utilização em áreas sociais, jardins, piscinas, bebedouros, sanitários e outros pontos de fornecimento. A água tratada é um insumo essencial para os condomínios.
A FUSATI instalou um filtro de alta vazão modelo Báltico em um condomínio de Goiânia, e a partir de então, a água passou a ser cristalina.

Tecnologia a Serviço do Bem-Estar Coletivo

Os filtros com a patente Fusati são projetados com tecnologia de ponta que garante a certeza do fornecimento de água pura e a confiança de seus usuários. São fáceis de instalar, já que não requerem modificações estruturais no sistema de encanamento, são resistentes, possuem design diferenciado e são econômicos, na medida que funcionam sem eletricidade e têm o recurso da retrolavagem, dispensando as constantes trocas de membranas e outros materiais filtrantes.   

Vale ressaltar que o Filtro Central também é uma solução diante da impossibilidade (verificável em muitos condomínios) do morador instalar o seu próprio filtro, devido a cláusulas contratuais ou restrições estruturais do imóvel. O Filtro Central da FUSATI supera essa limitação e leva água pura a todos os habitantes, beneficiando toda a coletividade e garantindo a sua saúde.   

Por Que Ter um Filtro Central no Seu Condomínio?

  • Confiança de água 100% potável, inodora e livre de impurezas
  • Saúde, bem-estar e qualidade de vida para os moradores
  • Tranquilidade e segurança para o síndico
  • Extensão da vida útil de torneiras, registros, válvulas e eletrodomésticos
  • Diminuição de manutenções e limpezas da caixa d’água
  • Produzido em aço inox (durabilidade e beleza)
  • Fabricado de acordo com normas técnicas e legislações
  • Funciona sem energia elétrica (economia)
  • Recurso de retrolavagem (sistema autolimpante)
  • Versátil e adaptável conforme a característica do condomínio (vazão, população e demanda de água tratada)
  • Excelente relação Custo x Benefício

ETA, a Opção Para Grandes Condomínios

Outra alternativa que a FUSATI disponibiliza para os condomínios, especialmente aqueles de grande porte, são as suas Estações de Tratamento de Água (ETA).

Compactas e modulares, são implantadas conforme as características e necessidades específicas de cada condomínio–população, vazão de água, demanda de água tratada e o espaço físico. Uma vantagem adicional da ETA é que ela é capaz de realizar o tratamento de água da chuva para o posterior reúso em atividades como lavagem de pisos, irrigação de jardins e descargas de sanitários. Isso gera economia aos cofres do condomínio e contribui com a preservação do meio ambiente.

Simplifique a Sua Vida!

Deixe que os produtos da FUSATI cuidem da qualidade da água no seu condomínio, assim você poderá focar sua energia e habilidades na gestão de outras questões essenciais.  

Livre-se das preocupações em relação à pureza e a segurança da água que é oferecida à sua comunidade, terceirize essa missão para os nossos eficientes filtros e tenha um sono tranquilo, aquele que todo dedicado síndico ou gestor de comunidades merece.

Saiba mais! Consulte a equipe da FUSATI Filtros, conheça o catálogo de produtos da companhia e descubra o filtro ideal que atende às necessidades do seu edifício ou condomínio de casas.

Estudo de Caso: Tratamento de Água para a Indústria de Alimentos

Estudo de Caso: Tratamento de Água para a Indústria de Alimentos

Um poço artesiano é aquele construído para possibilitar que a água do subsolo suba para a superfície através da pressão feita pela corrente d’água.  A perfuração do poço artesiano é feita, portanto, em grande profundidade para conseguir capturar a água dos lençóis aquíferos do subsolo.  Importante fator a ser avaliado em relação ao uso para consumo humano ou para processos industriais de água oriunda de poços artesianos é a qualidade dessa água. Isso porque atualmente constatamos o aumento de risco de contaminação das águas subterrâneas, principalmente em razão do excesso da presença de metais nessa água como ferro e manganês, além da crescente poluição de mananciais subterrâneos.

Assim, é primordial que haja uma correção de compostos químicos e físicos contidos na água de poço artesiano para conseguir atingir potabilidade.

Presença de Ferro e turbidez na Água: DESAFIO FUSATI

Água Sem Tratamento. Excesso de ferro deixa a água turva e com odor insenso.

Acionada para solucionar problemas enfrentados por um cliente que atua no segmento industrial de alimentos processados em relação à qualidade da água proveniente de poço artesiano, a FUSATI apresentou como solução um Sistema de Tratamento de Água FUSATI  para a desinfecção e remoção de metais.

A problemática do cliente estava relacionada à presença de turbidez e Ferro na água, comumente encontrados em poços artesianos em todo o Brasil. A água proveniente do poço artesiano que abastece a indústria apresentava um alto índice de Ferro (cerca de 5 ppm), que além de danos materiais como, por exemplo, manchas em utensílios sanitários e porcelanas, também não poderia ser utilizada no processo industrial uma vez que o excesso de Ferro no organismo ao longo dos anos acarreta malefícios para saúde dos consumidores.

Os requisitos de qualidade das águas subterrâneas utilizadas em processos industriais variam, havendo diferentes especificações e critérios estabelecidos pela legislação vigente para cada tipo de indústria. No entanto, é certo que o teor excessivo em Ferro pode afetar algumas finalidades industriais e que as águas contaminadas necessitam de correção.

Sistema de Tratamento de Água: SOLUÇÃO FUSATI

A FUSATI realizou esta correção com a aplicação de um Sistema de Tratamento de Água  para a desinfecção e remoção de metais (Ferro e Manganês).

A solução de tratamento formada pelos seguintes equipamentos:

  • Dosadoras automáticas digital;
  • Sensor de leitura;
  • Misturador estático;
  • Manômetros;
  • Ventosa;
  • Sistema Bypass;
  • Filtros Retrolaváveis em inox 304 com zeólita em paralelo.
Calibração do Sistema de Filtração de Água
Sistema de Tratamento de Água para uma Industria de Alimento

Com a eficiência 98,80% do Sistema de Tratamento de Água FUSATI a concentração de Ferro na água foi reduzida de 5ppm para aproximadamente 0,08 ppm e a água passou a atender os padrões exigidos pela legislação vigente. Além disso, impurezas sólidas foram retiradas e a cor e turbidez foram significativamente reduzidas. Com tecnologia avançada e equipe técnica qualificada, a FUSATI pode solucionar de forma eficaz um problema comum entre as empresas do setor industrial.

Consulte-nos!

Imagens: Grupo FUSATI

Tratamento de Água Potável em Condomínio de Jundiaí

Tratamento de Água Potável em Condomínio de Jundiaí

Em Jundiaí, a FUSATI solucionou o problema de qualidade de água em um condomínio residencial com Estação de tratamento e filtração

O acesso à água potável é ainda um grande problema no Brasil. Conforme dados do Ministério das Cidades falta água de qualidade para dois em cada grupo de 10 brasileiros. A ausência da rede pública em diversos pontos do país compromete a qualidade de vida e a saúde. Investir em tecnologia tem sido a saída para os problemas de saneamento básico. A FUSATI está há mais de 35 anos neste segmento e desenvolveu soluções compactas de tratamento de água ideais para condomínios e estabelecimentos comerciais, atendendo inclusive locais sem rede pública de água e esgoto. Com amplo know-how de engenharia, a FUSATI desenvolve projetos adaptados à demanda de seus clientes. O equipamento é construído em conformidade com leis regulatórias vigentes, tem custo de energia baixo e sua instalação e manutenção são simples.

Desafio FUSATI

Em Jundiaí (SP), um condomínio residencial alto padrão – com terrenos de 5.000 metros quadrados – estava com sérios problemas em relação ao acesso à água de boa qualidade. A região não dispõe de fornecimento de água de abastecimento público. Para agravar a situação, os condôminos tinham um sistema de tratamento de água com 20 anos de uso. Além de antigo, os tanques estavam corroídos porque ficaram sob efeito das intempéries, e o material de aço carbono não resistiu.

Solução FUSATI

O condomínio de Jundiaí recebeu uma estação de tratamento de água compacta (ETA) pressurizada com flocodecantador da FUSATI após projeto e estudo realizados pela equipe técnica da empresa. Com alta vazão de 40 metros cúbicos por hora, o abastecimento captado de uma represa foi enfim viabilizado com a Filtração da Água. Testes realizados mostraram relevantes ganhos nos quesitos turbidez, cor e ferro, e a água tratada agora chega às residências trazendo conforto e saúde aos moradores
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.