A dúvida sobre o tipo de água mais adequado para o consumo humano é recorrente entre os seus consumidores.  Ao mesmo tempo em que a água representa uma fonte de saúde, vital para a sobrevivência humana, se não tratada, manuseada ou explorada de forma adequada pode causar sérias doenças.

Por essa razão é importante conhecer as características que tornam a água potável, ou seja, adequada para o consumo humano e animal. Água potável é a água livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos em suspensão e substâncias tóxicas que causam contaminação e doenças. É a água boa para o consumo, que não causa nenhum risco à saúde e é agradável aos sentidos.

As características físicas, químicas, biológicas e radioativas da água indicam os seus parâmetros de potabilidade. Dentre as características físicas da água, poderíamos citar a cor, o odor, o sabor e a turbidez.

Com base em tais características, podemos afirmar que tanto a água mineral natural, a água natural e a água filtrada podem ser adequadas ao consumo humano se tratadas, manuseadas e exploradas de forma apropriada.

Mas, afinal, qual água escolher?

Inicialmente cabe distinguir a água mineral natural da água natural: água mineral natural é água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais. A água natural, por sua vez, também é obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. A diferença é em relação ao conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, que são em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural.

Considerando que a água mineral natural e a água natural contaminadas podem causar doenças de transmissão hídrica, a legislação Federal assume o dever de regular a sua exploração e comercialização. O Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA são os órgãos do governo que tratam sobre a matéria.

Nesse sentido, destacamos a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa – RDC Nº. 173, de 13 de Setembro de 2006 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de Água Mineral Natural e de Água Natural e também a Lista de Verificação das Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de Água Mineral Natural e de Água Natural.

Esta normativa estabelece requisitos para a captação, a condução da água de captação, o armazenamento da água da captação, a seleção dos insumos e dos fornecedores, a recepção e armazenamento dos insumos, fabricação e higienização das embalagens, envase e fechamento, e, por fim, para o transporte e a comercialização da água mineral natural e da água natural de modo a assegurar as suas características originais e qualidade higiênico-sanitária.

Assim, toda a cadeia de manuseio, exploração e comercialização da água deve atender às normativas vigentes para que o consumo humano seja seguro.

Galão de Água Mineral

As embalagens plásticas retornáveis, por exemplo, podem trazer sérios problemas se não fechadas e avaliadas de forma adequada: o fechamento deve garantir a vedação das embalagens para evitar vazamentos e contaminação da água mineral natural e da água natural. Além disso, a aparência interna e externa das embalagens, a presença de resíduos e odor deve ser criteriosamente avaliada. Amassamentos, rachaduras, ranhuras, remendos, deformações internas e externas do gargalo, com alterações de odor e cor, dentre outras alterações podem comprometer a qualidade higiênicosanitária da água mineral natural ou da água natural.

A precariedade da conservação das embalagens implica o risco de doenças sérias para a população, pelo contágio da água quando mal armazenada.  O consumidor final, portanto, também deve estar atento a essas questões e levá-las em consideração ao escolher entre água filtrada e água mineral. Recomenda-se sempre verificar a procedência da água mineral, inspecionar a higiene do local em que a água está armazenada e as condições das embalagens plásticas retornáveis.

Muita gente pode não saber, mas os galões retornáveis de água mineral de 10 ou 20 litros possuem prazo de validade. Aqueles que são adeptos a comprar esses modelos devem ter conhecimento que a duração máxima deles é de três anos. Após esse período, o fornecedor é obrigado a trocar o garrafão por um novo. Fonte: Reclame Aqui

Água Filtrada

Já a água filtrada, é a água que passa por um dispositivo filtrante para melhorar a sua qualidade. Geralmente é a água proveniente de rios, lagos ou represas que passa inicialmente por um tratamento pelas redes de abastecimento públicas. Os filtros de água atuam, portanto, como um complemento a este primeiro tratamento e possuem a funcionalidade de remover qualquer tipo de resíduo ou toxinas que ainda permanecer na água.

Existem hoje ótimas opções no mercado de filtros que são plenamente capazes de retirar da água partículas como areia, barro, poeira, lodo, ferro, manganês e sedimentos menores do que 5µ (ou 0.005mm), bem como remover o cloro da água.  Trata-se de um processo que garante água de qualidade, limpa e cristalina, sendo uma excelente opção para os consumidores que se preocupam com a segurança da água que consomem.

Os filtros centrais de água para residências também são excelentes alternativas para garantir a qualidade da água e trazer tranquilidade aos moradores. A instalação desses filtros ocorre antes do reservatório de água e após o hidrômetro, e, portanto, possuem a função de filtrar toda a água da residência, partindo da sua entrada e atingindo todos os pontos de uso.  O resultado é a obtenção de água tratada em todas as saídas de água da residência!

Opcionalmente, o filtro pode conter carvão ativado, que remove odores e impurezas da água, os filtros centrais também são capazes de reter as substâncias orgânicas em suspensão, incluindo, mas não se limitando a, bactérias, algas e iodo.  Partículas sólidas em suspensão tais como, areia, argila, ferrugem e resíduos de encanamentos também são retidos de forma muito eficaz, o que traz como consequência a redução da turbidez da água. Componentes químicos e toxinas também são removidas, gerando uma água limpa e cristalina.

Vale por fim, lembrar a questão da sustentabilidade ambiental que poderá ser levada em conta ao se optar pela água filtrada.  É sabido que a quantidade de água necessária para fabricar uma garrafa plástica é superior à quantidade de água contida na própria garrafa. Além disso, o plástico das garrafas pode demorar até 1000 anos para se decompor. Ou seja, é perfeitamente possível obter água de qualidade para consumo sem qualquer agressão ao meio ambiente.

A FUSATI contribui para a questão da proteção do meio ambiente e controle da qualidade da água de consumo humano. Com profissionais capacitados e envolvidos na questão da água, a FUSATI está a todo o momento criando produtos e tecnologias sustentáveis para a proteção da saúde humana. Venha nos fazer uma visita e conhecer nossas soluções!

Saiba mais:

Água filtrada para toda a Casa

https://www.fusati.com.br/filtro-de-agua-de-entrada-residencial/

Água Filtrada para todo o Condomínio

https://www.fusati.com.br/filtro-de-agua-para-condominios/

Água Filtrada para toda a Empresa

https://www.fusati.com.br/filtro-de-agua-industrial/

Clientes Residenciais, Comerciais e Industriais espalhados por todo o Brasil

Casas e Condomínios Horizontais e Verticais

Sumário
Água Filtrada ou Galão de Água Mineral?
Nome do Artigo
Água Filtrada ou Galão de Água Mineral?
Descrição
Água Filtrada ou Galão de Água Mineral? A dúvida sobre qual é o tipo mais adequado para o consumo humano é recorrente entre os seus consumidores.  Ao mesmo tempo em que a água representa uma fonte de saúde, vital para a sobrevivência humana, se não tratada, manuseada ou explorada de forma adequada pode causar sérias doenças.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.