Você já se perguntou por que filtramos a água com carvão ativado? Isso não é de hoje. Nossos ancestrais sabiamente encontraram uma maneira eficaz de filtrar a água através do carvão vegetal.

Mas e o tal carvão ativado? O carvão também é carbono. O carvão torna-se ativado quando milhões de poros minúsculos entre os átomos de carbono se abrem devido à psua mistura com oxigênio.

O carbono é um material extremamente poroso que atrai e retém uma grande variedade de contaminantes prejudiciais à saúde.

O carvão ativado consiste em uma esponja porosa sólida e preta. É usado em filtros de água, medicamentos que removem seletivamente toxinas e processos de purificação química.

Como Funciona o Filtro de Água de Carvão Ativado?

O filtro central de água garante uma água filtrada em todos os pontos de consumo das residências, comércios e indústrias.

O filtro central de água garante uma água filtrada em todos os pontos de consumo das residências, comércios e indústrias.

Na realidade, existem apenas dois métodos pelos quais o carvão ativado pode remover os poluentes da água; um é através da “adsorção” e o outro é através da redução catalítica.

A “adsorção” refere-se à atração de átomos, íons ou moléculas de um sólido gasoso, líquido ou dissolvido em uma superfície. É diferente da absorção porque as partículas em absorção são absorvidas pelo volume e não pela superfície (como no caso da adsorção).

Por outro lado, a redução catalítica é um processo em que os íons carregados negativamente dos contaminantes são atraídos para o carbono ativado carregado positivamente.

O carvão ativado resulta em um carvão altamente poroso. Pequenos buracos dão ao carvão uma superfície de 300 a 2.000 m2 / g, permitindo que líquidos ou gases passem pelo carvão e interajam com o carbono exposto.

O carbono absorve uma ampla gama de impurezas e contaminantes, incluindo cloro, odores e pigmentos. Outras substâncias, como o sódio, o flúor e os nitratos, não são tão atraídas pelo carbono e não são filtradas.

Como a adsorção funciona ligando quimicamente as impurezas para o carbono, os locais ativos no carvão acabam sendo preenchidos. Os filtros de carvão ativados tornam-se menos efetivos com o uso e precisam ser recarregados ou substituídos.

Por Que é Usado em Filtros de Água?

O uso mais comum de carvão ativado é o filtro de água. O filtro de carvão melhora a clareza da água, diminui os odores desagradáveis ​​e remove cloro.

Não é eficaz para remover certos compostos orgânicos tóxicos, níveis significativos de metais, fluoretos ou patógenos.

O Que Determina a Eficácia do Carvão Ativado?

Vários fatores influenciam a eficácia do carvão ativado. O tamanho e a distribuição dos poros variam dependendo da fonte do carbono e do processo de fabricação.

Grandes moléculas orgânicas são absorvidas melhor do que as pequenas. A adsorção tende a aumentar à medida que o pH e a temperatura diminuem.

Os contaminantes também são removidos de forma mais eficaz se estiverem em contato com o carvão ativado por mais tempo, assim a taxa de fluxo através do carvão afeta a filtração.

O Filtro de Carvão Ativado irá Filtrar:

  • Cloro;
  • Cloramina;
  • Taninos;
  • Fenol;
  • Algumas drogas;
  • Sulfato de hidrogênio e alguns outros compostos voláteis que causam odores;
  • Pequenas quantidades de metais, como ferro, mercúrio e cobre quelado.

História do Carvão Ativado

Os Egípcios e Sumérios foram os primeiros a produzir e usar o carvão como combustível para reduzir alguns elementos no processo de fabricação de bronze.

As duas civilizações também descobriram que o carvão poderia ser usado como conservante, começando assim a capitalizar suas propriedades anti-bacterianas.

Eles usaram o carvão para evitar que o apodrecimento da madeira, especialmente quando enterrada nos solos úmidos do Rio Nilo.

À medida que os séculos passaram, as aplicações de carvão foram descobertas e desenvolvidas cada vez mais.

Diferentes usos do carvão são amplamente utilizados até hoje, especialmente no caso de filtração de água, onde o carvão ativado é o componente principal.

Vantagens do Filtro de Carvão Ativado

São indicados para remover vestígios de cloro de forma eficaz, o que, se não for feito, resultaria em uma água com um sabor desagradável. Especialmente indicados nos casos em que a água é usada na fabricação de um produto, como no caso de sorveterias, restaurantes, hotéis, cafeterias, indústria alimentícia em geral e farmacêutica.

Outra característica notável dos filtros para tirar o cloro da água é que, enquanto removem o conteúdo perigoso presente na água, eles não descartam os nutrientes saudáveis durante o processo. Assim, os nutrientes na água são preservados.

Este tipo de sistema de filtro de água é o preferido porque não causa grandes transtornos com manutenção. Na verdade, exige uma quantidade muito pequena de manutenção que é principalmente sobre limpeza regular.

Existe uma ampla gama de filtros para escolher e encontrar o que se adequa às suas necessidades não será um problema.

Os filtros de água de carvão ativado também podem ser usados ​​em pares para fornecer melhores resultados.

Normalmente, eles são usados ​​como pré-filtro para complementar um sistema de osmose reversa; ou adicionado aos destiladores para remover vestígios de substâncias voláteis.

Considere um Sistema de Filtro de Água FUSATI

Com o uso do Filtro de Água Residencial Central FUSATI feito em Aço Inox, você terá acesso à água para saúde de todos, além de um sabor e pureza muito superiores.

São utilizados elementos filtrantes de qualidade e específicos para cada caso, como o uso de carvão, quartzo, resina, areia ou outro tipo necessário.

Os filtros FUSATI são retrolaváveis (auto limpantes) e não consomem energia. Basta reverter o fluxo da água e assim remover toda a sujeira retida durante a filtração.

Conheça outros elementos filtrantes:

Zeólita

É um produto natural que remove compostos orgânicos, amônia, cor, sabor e turbidez da água, além de ferro, manganês e outros dependendo da aplicação.

Remove partículas de até 4 micra, invisíveis a olho nu.

A  zeólita para tratamento de água é tão eficaz quanto o carvão ativado em diversos aspectos. Isso porque ela é um componente mineral de alto potencial corretivo. Elementos como arsênio, cloro, inseticidas, mercúrio, cobre e solventes podem ser retirados da água a partir da utilização da zeólita.

Para tratamento de água em indústrias considera-se a Filtração de alta capacidade ou ainda a osmose reversa.

Entre em contato com a FUSATI Filtros para que nossa equipe faça um orçamento personalizado, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Preencha o formulário de contato. Ou se preferir, envie sua dúvida pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666.

Sumário
Saiba O Que É Carvão Ativado e Por Que É Usado em Filtros
Nome do Artigo
Saiba O Que É Carvão Ativado e Por Que É Usado em Filtros
Descrição
O Carvão Ativado consiste em uma esponja porosa sólida e preta. É usado em filtros de água e até em medicamentos que removem seletivamente toxinas e processos de purificação química. O Carvão Ativado é um material extremamente poroso que atrai e retém uma grande variedade de contaminantes prejudiciais. O filtro de carvão ativado também é muito eficaz para remover odores da água, principalmente, odores do cloro.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.
Powered by