Como você já deve imaginar, elemento filtrante é aquilo (substância ou material) que consegue remover impurezas de um determinado meio. Ou seja, que filtra algo. 

No dia a dia, alguns dos elementos filtrantes mais comuns são aqueles utilizados para retirar impurezas de combustíveis, óleos, do ar e da água.

Para diferentes tipos de filtragem, existem diferentes possibilidades de elementos filtrantes. Cada um com suas características, propriedades, granulometrias, taxa de vazão de filtragem, capacidade de adsorção, vantagens e desvantagens conforme a finalidade.  

No caso particular dos filtros de água, purificadores e sistemas de tratamento, hoje os elementos filtrantes predominantes nesses aparelhos geralmente são a areia, o carvão ativado, o carvão antracito e os cristais de quartzo.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esses elementos filtrantes e sua larga utilização no segmento de tratamento de água, devido, principalmente, à sua grande capacidade de atração e retenção de partículas contaminantes presentes na água.

Areia Filtrante

A areia é, sem dúvida, o material granular mais comum presente em filtros e sistemas de tratamento de água de uso residencial, comercial, industrial e nas grandes Estações de Tratamento de Água (ETA) municipais.

A principal vantagem da areia enquanto meio filtrante é a alta resistência à abrasão. Essa característica resiliente da areia evita a perda de material filtrante, o que normalmente ocorre com outros tipos de materiais filtrantes durante o processo de lavagem/retrolavagem.

Filtros e sistemas de tratamento de água podem possuir uma ou mais camadas de areia para a execução do processo de higienização da água.

Porém, uma das desvantagens da areia em relação a outros elementos filtrantes é a sua vazão de filtragem, que é inferior em relação a materiais filtrantes mais porosos como, por exemplo, o carvão ativado e o carvão antracitoso. 

Por isso, algumas tecnologias filtrantes possuem a combinação de camadas de areia e quartzo, o que torna a filtragem duplamente eficaz e mais rápida.

Cristais de Quartzo

Elemento Filtrante: Quartzo. O Filtro retira impurezas da Água deixando a Água Pura para beber

O quartzo é um elemento filtrante bastante presente em tecnologias de filtragem e de tratamento de água.

Na verdade, os cristais de minério de quartzo – em suas diferentes granulometrias – são largamente utilizados em processos de higienização da água para abastecimento de residências, condomínios, empresas e fábricas.

O processo de Filtração se dá pelo Elemento Filtrante: Quartzo. O Filtro retira impurezas da Água deixando a Água Pura para beber

A areia de quartzo, por exemplo, é reconhecida como um poderoso elemento filtrante para a remoção de sólidos em suspensão, micro-organismos e outras impurezas de meios líquidos.

Como todo tipo de areia, é originada a partir da decomposição/desagregação natural das rochas. E é extraída, principalmente, a partir da mineração dos leitos dos rios.

Basicamente, é um tipo de areia que possui formato de quartzo (hexagonal com prisma de seis lados) e alto teor de sílica (SIO₂), acima de 90%, e com granulometria que geralmente varia entre 0,5 e 0,1 milímetros (mm).

A alta taxa de sílica da areia de quartzo a transforma em um elemento filtrante de elevado índice de pureza, ou seja, livre de impurezas como pó, argila, barro e resíduos orgânicos.

Explicando melhor: quanto mais elevada é a quantidade de sílica, maior é a pureza da areia. Dessa forma, maior será a capacidade de higienização de filtros e sistemas de tratamento de água equipados com cristais ou areias de quartzo.

Carvão ativado

Reconhecido universalmente por suas múltiplas aplicações, o carvão ativado é uma substância de origem vegetal que é empregada na medicina, em procedimentos terapêuticos, estéticos e também no tratamento da água.

O carvão ativado é uma substância de origem vegetal que possui múltiplas funções. É utilizado para fins medicinais, terapêuticos, estéticos e também como um eficiente elemento purificador de água.

Sua utilização remonta à Antiguidade, já que os povos gregos e egípcios já conheciam o poder do carvão ativado enquanto substância “detox” capaz de remover toxinas e impurezas do corpo humano.

Mas acima de tudo, o carvão ativado – que é obtido a  partir da queima de material orgânico como cascas de coco, cortiça e lascas de madeira, em fornos com temperaturas entre 800 ºC e 1.000 ºC – é utilizado como um versátil e potente elemento filtrante de água.

Com grande porosidade, o carvão ativado é um eficiente elemento depurador e filtrante bastante presente em filtros de água residenciais e sistemas de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais.

O carvão ativado ajuda na estabilização e purificação da água oriunda de diferentes fontes – redes de distribuição pública, rios, lagos, poços artesianos e outras -, removendo micropartículas, matéria orgânica e outras impurezas que podem desencadear infecções, doenças e outros males sanitários.

Carvão antracito

Já o antracito é aquele carvão mineral com maior concentração de carbono (cerca de 96%). Pode-se dizer, portanto, que é a forma mais pura de carvão mineral existente.

Quando utilizado como elemento filtrante – especialmente em conjunto com a areia – apresenta grande poder de adsorção e eficiência para a solução de problemas como turbidez, cor, gosto ruim e odor da água, além de permitir grande capacidade de vazão.

Contudo, devido à sua alta taxa de pureza e quantidade de carbono, dentre os tipos de carvão é aquele com o custo mais alto. 

Filtro de Água: FUSATI

FUSATI Filtro de Água e Tratamento de Água para diferentes vazões e necessidades.

A FUSATI é uma das empresas líderes de mercado no segmento nacional de filtração e sistemas de tratamento de água para residências, condomínios, empresas e indústrias.

Há mais de quatro décadas fabrica filtros e soluções integradas com elementos filtrantes de alta eficiência e durabilidade como cristais de quartzo em determinados casos: carvão ativado, zeólita, entre outros.

O mineral zeólita é recomendado para o tratamento da água de distribuição pública, mas principalmente para o tratamento da água proveniente de fontes como rios, lagos, poços artesianos e outros mananciais, que geralmente apresenta excesso de minerais como ferro e manganês.

A companhia desenvolve, fabrica e comercializa soluções filtrantes para clientes com diferentes demandas, necessidades e especificidades hídricas – por exemplo, fábricas situadas em regiões que não dispõem de água de distribuição pública e que são abastecidas por águas subterrâneas de aquíferos (poços artesianos).

Os Filtros Centrais e as compactas Estações de Tratamento de Água (ETA) da FUSATI também são produtos que atendem demandas residenciais, tanto de imóveis individuais quanto de condomínios que necessitam de grande vazão de água tratada e potável de acordo com os padrões estabelecidos pela Portaria Nº 888 do Ministério da Saúde (MS).

A linha de Filtros Centrais da FUSATI – com vazões que vão de 800 litros por hora a 2.000 litros/hora – é nacionalmente reconhecida por sua robustez, qualidade operacional e sanitária. 

O processo de Filtração se dá pelo Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica. O Filtro retira impurezas da Água deixando a Água Pura para beber

Isso porque os Filtros FUSATI são construídos em chassi aço inoxidável (aço inox 304 ou o aço inox 316), são equipados com sete camadas de quartzo ou carvão ativado (elemento filtrante retrolavável!) e dispensam o uso de energia elétrica.

A grande vantagem dos Filtros Centrais FUSATI é o fornecimento de água cristalina e 100% tratada em todos os pontos de saída do imóvel. Quer dizer, é possível tomar água potável e segura até mesmo direto de uma torneira instalada no quintal ou na lavanderia.

Como isso acontece? O Filtro Central é instalado em linha na tubulação do imóvel, logo após o hidrômetro. Isso faz com que toda a água de distribuição passe obrigatoriamente pelo interior do filtro, ou seja, pelas sete camadas de quartzo ou carvão ativado.

Isso garante um tratamento complementar e absolutamente seguro à água distribuída por rede.

Para condomínios residenciais e comerciais, a FUSATI ainda oferece uma solução semelhante, porém com maior capacidade de vazão de filtragem, que são as compactas e pressurizadas Estações de Tratamento de Água (ETA).

Construídas de forma modular e personalizada, as ETAs FUSATI são a melhor opção para o abastecimento contínuo e seguro de grandes áreas habitacionais, independentemente da fonte hídrica (rede pública, superficial ou subterrânea).

Mais do que tudo isso, as ETAs FUSATI podem ser customizadas com recursos como, por exemplo, cloração automatizada e desferretização (para fontes hídricas com excesso de ferro e manganês, especialmente poços artesianos).

Pensou em tecnologia filtrante moderna, água potável abundante e segurança sanitária? Que tal desfrutar de água segura para o consumo humano, inodora, incolor, insípida e de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde?

A FUSATI já pensou em tudo isso. Não é por acaso que a marca já possui mais de 50 mil clientes pelo Brasil, distribuídos em residências, condomínios, instalações comerciais, lavanderias, clínicas, laboratórios, academias, pousadas, hotéis, hospitais, escolas e outros tantos estabelecimentos.

Clientes Residenciais, Comerciais e Industriais espalhados por todo o Brasil

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Sumário
Elemento Filtrante
Nome do Artigo
Elemento Filtrante
Descrição
Elemento Filtrante do Filtro de Água: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica. O Filtro retira impurezas da Água deixando a Água Pura para beber
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.