Filtro Para Poço Artesiano

Mais de 35 Anos de Experiência em Tratamento de Água

Filtro para Poço Artesiano

Com a crescente poluição de mananciais subterrâneos, cada dia mais se vê uma necessidade de correção de compostos químicos e físicos contidos na água para conseguir atingir potabilidade. Essa correção deve ser feita com o filtro para poço artesiano com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.

Os filtros para poços FUSATI são responsáveis por retirar as impurezas sólidas, e reduzir a turbidez, cor e pela redução de ferro e manganês.

Não haverá custos altos com manutenção como substituição de cartuchos e refil, já que os Filtros de Água FUSATI são retrolaváveis.

A redução de matéria orgânica, dureza, flúor, nitratos, sulfatos, sais e/ou substâncias que possam estar presentes em algumas águas de poço podem ser realizadas com sistemas ou projetos de tratamento de água personalizados orçados a partir da análise de água físico, químico e bacteriológica fornecida por laboratório de análise de água. Conforme Anexo XX da Portaria de Consolidação n°5 do Ministério da Saúde de 03 de outubro de 2017.

Em alguns modelos específicos, ao sugere-se realizar a filtração, ajustar o pH e realizar a desinfecção da água. Sendo assim é preciso atenção na escolha do filtro para tratamento correto da água do Poço Artesiano.

Filtro Para Poço Artesiano FUSATI com Bomba Automática Dosadora de Cloro

O sistema de filtro e tratamento de água de poço FUSATI elimina os aspectos negativos que são os excessos de Ferro e Manganês, e, conforme a configuração do sistema de tratamento, adiciona automaticamente cloro na água na medita exata, eliminando problemas como contaminação e trazendo muitos outros benefícios.

Abaixo estão elencados os principais benefícios dos Filtros para poço artesiano da FUSATI:

  • Redução de ferro e/ou manganês da água, com um sistema que ocupam um pequeno espaço;
  • Eliminação da possibilidade da água amarelada e turva nas torneiras, vasos sanitários, manchas de lavagem de roupa, incrustações nas tubulações etc.;
  • Vida útil de 3 anos dos elementos filtrantes, desde que seja realizada as manutenções e retrolavagem constante;
  • A retrolavagem é feita somente com água, sem a necessidade de energia elétrica ou produtos químicos.

Vantagens dos Filtros de Água FUSATI

O Melhor Modelo de Filtro Para Seu Poço Artesiano ou Semi Artesiano

Em primeiro lugar é necessário identificar a vazão da bomba, e, em seguida, descobrir quais as substâncias nocivas estão contidas na água do poço.

Verifique a Vazão

Para saber a vazão do poço é preciso verificar com a empresa que o construiu. Se for uma bomba d’água externa a vazão está descrita nela.

Análise da Fisico-Química da Água

Este tipo de análise deve ser feita por uma empresa especialista. Esse tipo de procedimento serve para garantir a potabilidade e eliminar outras características indesejáveis, como “água dura“, carregada de minérios que causam incrustações e geram problemas em todo sistema hidráulico ligado ao poço artesiano. Valores máximos permitidos para contaminantes na água potável estão definidos Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017, Capítulo V, Seção 2, artigo 129, Anexo XX, (antiga Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914, de Dezembro de 2011.

Excessos de Ferro e Manganês

Trazem mau cheiro e podem “colorir” á agua, manchando roupas, amarelando vasos sanitários, e deixando gosto metálico em comidas e bebidas. Importante lembrar que o manganês é um metal pesado e pode causar danos sérios à saúde.

Um simples teste é colocar algumas gotas de água sanitária em um copo com água. Quando há presença de ferro a água fica amarela ao fazer essa mistura.

O princípio de funcionamento do Filtro FUSATI baseia-se na oxidação catalítica do ferro e manganês presentes na água pelo próprio oxigênio dissolvido na água. O elemento filtrante é composto por catalisador específico que promove a oxidação e por minerais especiais ocorre a adsorsão dos óxidos de ferro e manganês formados. Estes óxidos absolvidos no meio filtrante são totalmente eliminados através de retolavagem, recuperando o filtro sem necessidade de produtos químicos.

Água Dura

Água dura” não faz espuma com sabão. É muito comum a “água dura” aparecer em poço artesiano. Entre os problemas que “água dura” apresenta o mais comum é a verificação de que ao utilizar o sabão não se obtém a espuma.

A “água dura” é carregada de minérios que além de alterar o sabor dos alimentos causa incrustações e gera grandes problemas no sistema hidráulico.

Ajuste do pH

A água com PH alto, pode gerar incrustações, e com o pH baixo pode aumentar a velocidade de oxidação dos metais. Você pode obter este resultado usando um simples Kit de teste de pH para piscina: o pH ideal é entre 6,5 e 8,0.

Todos os objetos de metal, válvulas de descarga e até resistências de chuveiro tem seu tempo de vida útil reduzidos até pela metade se o pH não estiver sendo equilibrado corretamente, o que torna a água alcalina, quanto estiver com pH acima de 7, e ácida se ele se encontrar abaixo de 7. Na maioria dos poços artesianos o problema encontrado é de água ácida.

Água Salobra

Normalmente detectado pelo sabor, nessa situação a água fica salgada devido a grande presença de sódio e seus derivados. Este tipo de água gera vários incômodos este tipo de água impossibilita seu uso, trazendo a sensação de “grudar na pele” quando no banho e pode até causar reações com produtos químicos, como shampoo ou condicionador.

Areia e Barro

Esse problema é muito comum em água de poço e você identifica o erro visualizando se a água que sai pela torneira está com areia e barro. Isso pode ocorrer devido a inúmeros fatores, desde quão próxima a bomba de sucção está em relação ao fundo até pequenas erosões das paredes do poço. Muitas vezes ocorre da areia ou barro sair em grandes quantidades, desperdiçando água por até 10 minutos até que comece a aparecer limpa.

Para o filtro de poço artesiano a saturação é muito rápida quando a quantidade de areia ou barro é grande. Os filtros literalmente se enchem de areia impedindo a passagem de água, e o barro cria uma camada impermeabilizante, gerando uma crosta na parede e nos elementos filtrantes. Essa situação exige uma maior quantidade de retrolavagens.

Além desses acima citados, existem inúmeros outros problemas que podem aparecer na água de Poço Artesiano: flúor, calcário, alumínio, metais pesados que são constatados após análise feita por um laboratório de análise de água.

Solução Definitiva para Tratar Água de Poço Artesiano

O sistema de Filtros Para Poço Artesiano ou Semi Artesiano FUSATI ocupa espaço reduzido, além do opcional totalmente automatizado. São retolavaveis e não consomem energia elétrica. Os filtros são a base de elementos filtrantes naturais especiais de várias dimensões que conseguem reter partículas menores que um fio de cabelo.

Ter um Poço Artesiano no próprio terreno e aproveitar a água de um lençol freático é uma solução incrível, porém somente um sistema de filtro específico pode tornar a água potável e própria para o consumo.

Água tratada é sinônimo de saúde. Com o Filtro de Água FUSATI você tem água limpa a todo momento e em todos os pontos de sua casa, cuida da saúde de sua família. Além disso, a vida útil de equipamentos, máquinas de lavar, torneiras e chuveiros.

Com o filtro para caixa d’ água sua água será armazenada sem “sujeiras”, resíduos e impurezas presentes na água da rua (abastecimento público) por conta de tubulações antigas.

  • Na filtragem com o Filtro de entrada de água FUSATI você irá reter partículas sólidas de 5 a 15 microns.
  • Todos os alimentos serão lavados com água filtrada;
  • Não terá custos altos anual com manutenção e substituição de cartuchos e refil, já que o elemento filtrante é retrolavável.
  • Os animais consumirão água filtrada;
  • Os chuveiros e duchas irão entupir menos;
  • Você escovará o dente com água filtrada;
  • Aumentará a vida útil dos aquecedores por estar evitando entupimentos;
  • Você irá tomar banho com uma água filtrada sem partículas sólidas presente na água;
  • As máquinas de lavar roupa e louça irão trabalhar com água filtrada;
  • As orquídeas serão regadas com água filtrada.

Em busca de soluções? Para saber mais entre em contato com um de nossos profissionais especializados.

Consulte também

Filtro de Água para Condomínio

A FUSATI disponibiliza uma solução ao alcance do mercado, ideal para condomínios horizontais e verticais, que tem alta demanda de água. Seja qual for a forma de abastecimento e captação, é prioridade manter a qualidade da água e para isso o filtro é essencial.

e

Soluções Personalizadas em Filtros Industriais Para Tratamento De Água

Os Filtros de Água Comercial e Industrial FUSATI são Produzidos em Aço Inox AISI – 304 com Certificado de Procedência e possui o Melhor Custo Benefício do Mercado!

Opcional: DecloradorFiltro de Carvão Ativado

O cloro está presente na água de abastecimento público e também em alguns processos industriais, pois é um agente de desinfecção.

Apesar de sua importância, na hora de produzir alimentos, o cloro na água pode significar um sabor desagradável e até mau cheiro, ou no caso de produtos que dependem ativamente dos princípios ativos, afetar o resultado final, como cosméticos e remédios.

A função do declorador é tratar e retirar o cloro residual da água, eliminando assim, possíveis odores e sabores da água potável.

Clientes Residenciais, Comerciais e Industriais espalhados por todo o Brasil

Casas e Condomínios Horizontais e Verticais

Perguntas Frequentes:

Filtro para Tratamento de Água de Poço

É possível fazer com que a água do meu poço artesiano fique potável?

Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.

Qual é o sistema indicado para tratar água de poço com ferro e manganês?

Para água de poço com ferro e manganês é indicado um sistema de tratamento de água personalizado e dimensionado sobre medida para cada cliente. O filtro de entrada para água potável é formado por 7 camadas de cristais de quartzo em diferentes granulometrias e não remove metais pesados dissolvidos da água (ferro e manganês). Assim,para que seja personalizado e dimensionado o sistema de tratamento da água de poço são necessárias as seguintes informações:

  • a) Análise físico, química e bacteriológica da água, para atender os padrões de potabilidade de acordo com a portaria n°5 do Ministério da Saúde;
  • b) Vazão da bomba, em litros por hora ou em metros cúbicos por hora;
  • c) Diâmetro da tubulação onde será instalado o sistema de tratamento;
  • d) Altura da caixa d’água;
  • e) Pressão da bomba em kgf/cm² ou em mca;
  • f) Finalidade da utilização da água.
A presença de ferro na água pode ocasionar quais problemas?
  • Manchas nas louças sanitárias;
  • Gosto adstringente;
  • Desenvolvimento de bactérias;
  • Entupimento de chuveiros, lava louças, lava roupa;
  • Problemas para saúde.
Como saber se a água do meu poço contém ferro e manganês?

A partir da análise física, química e bacteriológica da água elaborada por um laboratório especializado.

A análise da água é necessária para obter um orçamento?

Sim, para que possamos verificar presença e a quantidade de metal pesado na água faz-se necessário o lauto técnico (físico-químico e bacteriológico) de um laboratório especializado em análise de água. Esclareça-se que este laudo tem um custo baixo e é imprescindível para o dimensionamento correto do sistema de tratamento.

Onde deve ser instalada a dosadora de cloro, antes ou depois do filtro?

A instalação da dosadora de cloro pode ser antes ou depois do filtrouma vez que o cloro não ficará retido no filtro. Vale lembrar que a concentração de cloro na água não pode ultrapassar 2ppm’s a fim de evitar a corrosão no aço inox.

Qual filtro é indicado para tirar a dureza da água?

Para tirar a dureza da água (alta concentração de sais de cálcio e magnésio, que causam uma série de inconvenientes) é indicado instalar um abrandador.

O que é indicado para tirar calcário da água?

O problema de calcário na água também é resolvido através de abrandador.

Qual a função do Filtro de Declorador?

A função do filtro declorador é tratar e retirar o cloro residual da água, eliminando possíveis odores e sabores da água potável.

Qual a garantia de que determinado sistema de tratamento resolverá o problema do meu poço artesiano?

A análise da água por um laboratório especializado garantirá a melhor escola para o sistema de tratamento da água de poço artesiano.

Os elementos filtrantes do filtro para poço artesiano possuem prazo de validade?

Possuem vida útil de 3 anos, desde que sejam realizadas as manutenções e retrolavagens constante.

Preencha o formulário que entraremos em contato!













Escolha o Produto ou Serviço











Abaixo envie a Análise atualizada Fisico Químico Bacteriológico da Água
conforme portaria no.5 anexo 20
*Somente Arquivos PDF com no máximo 2MB







Por favor, diga Como nos Encontrou?




Sumário
Filtro para Poço Artesiano
Nome do Artigo
Filtro para Poço Artesiano
Descrição
O filtro para Poço Artesiano ou Semi Artesiano é responsável por retirar as impurezas sólidas, e reduzir a turbidez, cor e diminuir o excesso de ferro e manganês. Em modelos específicos, ao realizar a filtração, adiciona-se cloro automaticamente e ajusta-se também o pH. Além disso o Filtro FUSATI é retrolavável. Não terá custos altos com manutenção e substituição de cartuchos e refil. Sendo assim é preciso atenção na escolha do filtro para tratamento correto da água do Poço Artesiano.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.