Zeólita é a denominação de um amplo grupo de minerais de origem vulcânica. Devido às suas propriedades físico-químicas, as zeólitas são minerais  multifuncionais com larga aplicação em diversas áreas.

Entre suas várias finalidades, os minerais zeólitos são utilizados em tratamentos de saúde, na agricultura, na indústria, na composição de medicamentos, de bebidas detox e, especialmente, em sistemas de filtração de água.

Cabe destacar que, devido à sua grande eficácia higienizadora, a utilização de pedras zeólitas como elemento filtrante de água é milenar.

Pesquisadores já comprovaram que as zeólitas, assim como o quartzo, faziam parte das primeiras estruturas de tratamento de água desenvolvidas por povos da Antiguidade, como por exemplo a civilização maia.

Zeólitos, zeólita ou zeolite

Esses termos são sinônimos e basicamente dizem respeito a um numeroso grupo de minerais microporosos que, quando imersos em água, dão a impressão de serem “pedras que fervem”.

Esse efeito borbulhante se dá por causa da liberação de oxigênio presente na estrutura porosa desses minerais. Além de ar, as cavidades das zeólitas contêm íons positivos como cálcio, sódio, magnésio, potássio e outros.  

Vale saber que o termo zeólita foi cravado em 1756, pelo químico e mineralogista sueco Axel Fredrik Cronstedt. E que sua origem etimológica é o grego: ‘zein’ (ferver) + lithos (pedra). 

Segundo a enciclopédia Britannica, o termo zeolite define os integrantes de uma família de minerais aluminossilicatos hidratados que contêm metais alcalinos e alcalino-terrosos.

O verbete da Britannica dedicado ao versátil mineral ainda explica que “as zeólitas são conhecidas por sua capacidade de troca iônica e desidratação reversível” e que sua estrutura é constituída por “cavidades interconectadas ocupadas por grandes cátions metálicos (íons carregados positivamente) e moléculas de água”.

As zeólitas são estruturas tetraédricas que podem ser naturais (formadas a partir da reação entre rochas vulcânicas e água alcalina) ou sintetizadas em laboratório visando diferentes usos industriais, medicinais, na agropecuária, de tratamento de água/efluentes e até de remediação ambiental.

Zeolita é um elemento filtrante usado para Tratametno da água com ótima eficiência para tratamento físico-químico da água. É um mineral empregado no tratamento de água de processos industriais, tratamento de água de poço, mina, rios, lagos e até mesmos para tratamento de água da rede pública.

Para que serve a Zeólita

A zeólita é um mineral com grande capacidade de adsorção, catálise e retenção de água. Por isso, tem múltiplas finalidades e usos.

Complementando, trata-se de um tipo de mineral que possui características bastante vantajosas como a baixa densidade, o alto poder de hidratação e a elevada capacidade de troca iônica.

Mas, principalmente, a zeólita atua como uma eficiente peneira molecular devido à sua estrutura porosa. Ou seja, isso a torna um poderoso meio filtrante, desintoxicante e purificador (de líquidos e gases) com diversas utilidades. 

Veja algumas das utilizações da zeólita:

  • Tratamento de água para consumo humano e animal
  • Uso medicinal, terapêutico e formulação de medicamentos
  • Processos de remediação de solos contaminados por radiação e metais pesados
  • Produção de fertilizantes
  • Componente de rações animais
  • Em filtros industriais
  • Tratamento de efluentes
  • Refino de petróleo
  • Purificação e secagem de gases
  • Condicionamento de solos
  • Controle de agentes poluentes

Zeólita: benefícios para a saúde humana

A zeólita promove inúmeros benefícios em relação à saúde humana.

Hoje, este polivalente mineral – disponível na forma líquida, em cápsulas ou em pó solúvel – está presente em medicamentos, suplementos nutricionais e bebidas desintoxicantes.

No organismo humano, a zeólita atua como um eficaz agente desintoxicante, capaz de remover metais pesados (como chumbo e mercúrio) e toxinas.

Além da função detox, a zeólita ajuda a equilibrar o pH do organismo, auxilia na recuperação e no bom funcionamento do fígado, diminui a incidência de patógenos na microflora intestinal e contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios. 

Zeólita: onde comprar

A zeólita para consumo humano, visando a melhoria da saúde e o bem-estar, está presente em suplementos, medicamentos fitoterápicos e cosméticos.

Esses produtos encontram-se à venda em lojas especializadas, farmácias de manipulação, casas de produtos naturais, em lojas virtuais e outros estabelecimentos.

Importante: o consumo da zeólita, no entanto, sempre deve ser supervisionado e orientado por um profissional da área médica.

A zeólita também é comercializada para a higienização e filtração de água de piscinas, de aquários e no tratamento da água que é empregada em processos industriais.

Você encontra Zeólita na FUSATI. Entre em contato: Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660 ou

os minerais zeólitos são utilizados em tratamentos de saúde, na agricultura, na indústria, na composição de medicamentos e, especialmente, em sistemas de filtração de água.

Zeólita para o tratamento de água industrial e residêncial

No caso das indústrias, a zeólita é especialmente importante para a correção de parâmetros físicos e químicos da água que é empregada no processo fabril.

O mineral zeólita é recomendado para o tratamento da água de distribuição pública, mas principalmente para o tratamento da água proveniente de fontes como rios, lagos, poços artesianos e outros mananciais, que geralmente apresenta excesso de minerais como ferro e manganês.

Há quatro décadas a FUSATI – tradicional fabricante de Filtros de água Centrais residenciais e sistemas de tratamento de água para comércios, empresas, indústrias e condomínios -, desenvolve projetos e tecnologias que possuem elementos filtrantes que operam com diferentes minerais como, por exemplo, quartzo, carvão ativado e a zeólita.

Filtro de Água Residencial. Água Pura para toda sua Casa

Seja para o tratamento de água bruta, de redes de distribuição ou de efluentes industriais, a FUSATI desenvolve e implementa soluções filtrantes customizadas de acordo com a necessidade da companhia e o tipo de água mais adequado à rotina fabril.

A empresa é especializada no atendimento de demandas envolvendo o tratamento de água de empresas do setor privado, comércios, conglomerados residenciais e municípios.

A rede de clientes FUSATI engloba indústrias de alimentos, bebidas, medicamentos e de produtos químicos, lavanderias, hotéis, hospitais, instituições de ensino, consultórios, clínicas, clubes, academias ,  laboratórios e outros negócios.

Além dos eficientes e versáteis Filtros Centrais – de uso residencial e comercial -, a FUSATI possui grande ‘know how’ no desenvolvimento de projetos e instalação de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para fins industriais.

A FUSATI possui a solução ideal em ETAs pressurizadas, compactas e modulares para o atendimento de qualquer demanda operacional.

Estação de Tratamento de Água Compacta FUSATI
Sistema de Tratamento de Água Não Potável.

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Sumário
Zeólita
Nome do Artigo
Zeólita
Descrição
O mineral zeólita é recomendado para o tratamento da água de distribuição pública, mas principalmente para o tratamento da água proveniente de fontes como rios, lagos, poços artesianos e outros mananciais, que geralmente apresenta excesso de minerais como ferro e manganês.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.