5 Livros Sobre Tratamento de Água

5 Livros Sobre Tratamento de Água

5 Livros Sobre Tratamento de Água

Olá! Neste blog post listamos 5 livros sobre tratamento de água que podem ser fontes de pesquisa bastante úteis para profissionais, técnicos, acadêmicos e gestores hídricos envolvidos com o fornecimento de água potável à população e indústrias.

Como sabemos, garantir a distribuição de água de qualidade nas cidades, e consequentemente zelar pela saúde pública, é uma tarefa sanitária bastante complexa.

É uma missão que envolve planejamento, tecnologia e conhecimento científico acumulado em áreas como engenharia civil, química e saneamento básico. E uma boa parte desse saber está disponível em publicações técnicas.

Os 5 livros sobre tratamento de água que você conhecerá a seguir aparecem no ranking do site Amazon, que lista as obras mais bem avaliadas e recomendadas por leitores/clientes do portal a partir de pesquisa realizada na categoria “tratamento de água”. 

Tratamento de Água: 5 Livros Indispensáveis

Os 5 livros sobre tratamento de água selecionados neste artigo são publicações técnicas, que abordam conceitos básicos sobre a higienização da água, novas tecnologias disponíveis e, principalmente, questões como projeto, implantação, funcionamento e manutenção das imprescindíveis Estações de Tratamento de Água (ETAS).

Todos esses títulos oferecem subsídios e informações valiosas para técnicos de companhias de abastecimento, gestores hídricos de municípios, público acadêmico (professores e alunos de graduação e pós-graduação) e responsáveis pelo gerenciamento e tratamento da água em indústrias.

Vamos conhecer alguns detalhes, informações e  características desses livros?

1.  Tratamento de Água – Concepção, Projeto e Operação de Estações de Tratamento.

Autor: Sidney Seckler Ferreira Filho.

editora GEN LTC, 472 páginas.

Obra que foca aspectos de engenharia ligados ao planejamento, construção e operação das ETAs de abastecimento público.

Em 13 capítulos, trata de temas como evolução histórica das ETAs, processos envolvidos no tratamento da água (coagulação, floculação, sedimentação, flotação por ar dissolvido, filtração, desinfecção), oxidação química, remoção de compostos orgânicos, controle de subprodutos e remoção de compostos causadores de gosto e odor em águas e abastecimento público.

Como diz o próprio autor, trata-se de “um guia prático para alunos e profissionais”. 

fonte: https://www.livrostecnicos.com.br/produtos/tratamento-agua/

2.  Tratamento de água: Tecnologia Atualizada.

Autores:  Carlos A. Richter e José M. de Azevedo Neto.

(editora Blucher, 322 páginas).

Livro que combina informações históricas acerca da evolução das tecnologias de tratamento de água no país e inovações técnicas na área, desenvolvidas e apresentadas pela dupla de autores.

Traz exemplos que destacam o interesse do Brasil no avanço do saneamento básico desde os tempos pré-República. Por exemplo, relata que em 1880, no município de Campos (RJ), houve a instalação dos primeiros filtros rápidos em abastecimento público, até então um fato inédito em todo o mundo.

Fonte: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/tratamento-de-agua-469

3.  Princípios de tratamento de água.

Autores:  Kerry Howe, David Hand, John Crittendem, R. Rhodes Trussell e George Tchobanoglous.

(editora Cengage Learning, 620 páginas).

Além de abordar todos os já conhecidos processos envolvidos no tratamento de água, esta publicação técnica enfatiza as novas tecnologias e os avanços na área.

O livro dá atenção especial a tecnologias mais recentes como adsorção, troca iônica, osmose inversa e oxidação avançada. Também menciona os desafios relacionados às etapas de tratamento e apresenta soluções práticas. Indicado para profissionais do setor, professores, graduandos e pós-graduandos.

fonte: https://www.cengage.com.br/ls/principios-de-tratamento-de-agua/

4.  Tratamento de Lodos de Estações de Tratamento de água.

Autor: Carlos A. Richter.

(editora Blucher, 112 páginas).

Título que aborda os temas tratamento de água e a disposição dos resíduos decorrentes desse processo (o lodo!) de forma prática.

Material de grande interesse para engenheiros e técnicos envolvidos com a construção e a operação de ETAs.

O livro tem caráter bastante didático e seu autor, Carlos A. Richter, possui larga experiência no assunto após décadas de trabalho na implantação de sistemas de água potável.

fonte: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/tratamento-de-lodos-de-estacoes-de-tratamento-de-agua-468

5.  Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água.

Autor: Marcelo Libânio.

(editora Átomo, 640 páginas).

fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/fundamentos-de-qualidade-e-tratamento-de-agua.html

Obra que relaciona a importância dos processos e tecnologias de tratamento de água com a questão da disponibilidade dos recursos hídricos nos dias atuais.

Nesse contexto, o autor aborda os principais fundamentos teóricos da qualidade das águas naturais, aspectos ligados à poluição e contaminação de mananciais responsáveis pelo abastecimento de água para a população e as tecnologias existentes, e mais adequadas, para o tratamento de água no Brasil.

O papel das Estações de Tratamento de Água ETA

De diferentes formas, esses 5 livros sobre tratamento de água ressaltam a importância das Estações de Tratamento de Água (ETAs) no desenvolvimento do saneamento básico do Brasil.

Na verdade, salientam que as ETAs são as principais estruturas responsáveis pela captação, higienização e distribuição de água tratada a populações de todo o planeta.

Enfim, ressaltam que as ETAs são peças-chave para a existência de uma infraestrutura de saneamento básico de qualidade em qualquer comunidade.

Em outras palavras, as ETAs são tecnologias indispensáveis para qualquer país que busca a universalização do saneamento básico, caso particular do Brasil.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a falta de saneamento básico (distribuição de água potável + rede de coleta de esgoto) no país provoca, anualmente, a morte de cerca de 15 mil brasileiros e a internação de outros 350 mil

Uma estatística complementar do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) aponta que 34 milhões de brasileiros vivem sem água tratada e que 100 milhões não dispõem de acesso ao serviço de esgoto. 

Já o estudo “Painel Saneamento Brasil”, divulgado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), apontou que somente 76,6% dos moradores dos municípios brasileiros de médio porte (população entre 50 mil e 140 mil habitantes) têm acesso a água tratada e distribuída por meio de redes de abastecimento. E a taxa piora ainda mais nas cidades menores. 

Mas a importância das Estações de Tratamento de Água (ETA) não se restringe ao abastecimento público de água potável.

Vale observar ainda que, além de assegurar a saúde e o bem-estar da população, as ETAs também são unidades essenciais para a atividade econômica. 

Diferentes fábricas e parques industriais dependem do fornecimento de água de qualidade para a realização de suas operações – tanto para a fabricação de produtos como bebidas, alimentos e medicamentos, quanto para a execução de rotinas fabris como refrigeração de equipamentos, caldeiras e outros processos.

E isto só é possível com a instalação de ETAs pressurizadas, projetadas especificamente para atender demandas hídricas dessas companhias.

As ETAs construídas para indústrias oferecem possibilidades de customização e de correção de aspectos indesejados da água bruta (parâmetros químicos, físicos e biológicos) que é retirada de mananciais superficiais e poços subterrâneos.

Isso garante segurança ao processo fabril, pois não compromete a qualidade dos itens industrializados e nem a produtividade da companhia.

Gostou de conhecer essas cinco opções de leitura sobre o tema tratamento de água e a importância das ETAs?

Este post foi útil para você?

 

 

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Forneça Gelo de Qualidade aos Seus Clientes.

Forneça Gelo de Qualidade aos Seus Clientes.

Mais segurança para o seu negócio! Não corra riscos na produção de gelo.

A qualidade do gelo é extremamente importante na produção. Como qualquer outro alimento, deve ser preparado à base de água potável.

Essa é uma das normas da legislação sanitária, determinada pela resolução (RDC) nº 216/04.

Filtros de água FUSATI têm excelência na eficiência de retenção de sujeiras (partículas), retendo sujeiras de 5 a 15 mícrons e atendem a classe “C” de Filtração.

São sujeiras invisíveis ao olha nu, isso significa retenção de sujeiras 15 vezes menor do que um fio de cabelo, considerando que o fio de cabelo tem 75 microns.

Com o uso do filtro, a vida útil da máquina de gelo também é prolongada.

Fale com nossos consultores

Filtro Central: Água Pura, Filtrada em Todos os Pontos da Sua Casa.

Filtro Central: Água Pura, Filtrada em Todos os Pontos da Sua Casa.

Confira as vantagens na instalação de um FILTRO CENTRAL DE ÁGUA FUSATI.

  • Retém partículas sólidas em suspensão tais como: areia, argila, ferrugem, entre outros;
  • Reduz a turbidez da água, retendo limo, grãos de areia e resíduos de encanamentos;
  • Retém substâncias orgânicas em suspensão (bactérias, algas mortas, lodo etc.);
  • Evita o acúmulo de sujeira na caixa d’água, facilitando o processo de limpeza dos reservatórios;
  • Elevada eficiência na retenção de partículas de 5 a 15 μm (micra);
  • Aumenta a vida útil de chuveiros, aquecedores, máquinas de lavar-roupas e lava-louças, e outros equipamentos que utilizam água;
  • Diminui a frequente necessidade de limpeza periódica do reservatório de água;
  • Retrolavável e Auto Limpante: Os Elementos filtrantes duram até 3 anos.

Acesse nosso site e conheça os modelos e soluções para sua necessidade.

Filtro de Água de Entrada FUSATI em Aço Inox

Filtro de Água de Entrada FUSATI em Aço Inox

Filtros de Aço Inox: Garantia de Qualidade, Segurança e Água Pura

Para quem ainda não conhece toda a eficiência e a qualidade dos Filtros de Água FUSATI, as reluzentes e modernas estruturas metálicas que embalam seus produtos purificadores de água são, sem dúvida, o primeiro cartão de visitas da marca. Toda a linha de produtos da empresa é fabricada com aço inoxidável, garantindo assim robustez, maior durabilidade e segurança no fornecimento de água potável aos seus usuários.

O aço inox é classificado em diferentes categorias, que variam conforme a composição química da liga de metais utilizada no seu processo de fabricação. Como se sabe, a aplicação do aço inox nos processos industriais é muito diversificada. Trata-se de um metal empregado na produção de utensílios domésticos, ferramentas, máquinas industriais, materiais hospitalares, construção civil, itens automobilísticos, peças hidráulicas, equipamentos aeronáuticos, navais, petroquímicos e numa infinidade de produtos que fazem parte do nosso dia a dia.

O aço inox é uma mistura metálica composta por ferro e, pelo menos, cerca de 11% de cromo. Mas eles também podem conter quantidades de níquel, carbono, manganês, silício, molibdênio e outros metais.

No caso da versátil família de filtros água em aço inox da FUSATI – purificantes de água para residências, empresas, condomínios, hospitais, shoppings, restaurantes, clubes e outros estabelecimentos –, ela é fabricada com dois tipos da liga metálica: aço inox 304 e aço inox 316.

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Estação Compacta de Tratamento de Água FUSATI

Estação Compacta de Tratamento de Água FUSATI

Economia na Conta de Água e Redução do Impacto Ambiental

Ideais para Fábricas, Condomínios, Lavanderias, Shoppings, Hotéis e Estabelecimentos Comerciais.

Confira os benefícios:

  • Semi-Automática (mais facilidade operacional)
  • Atende Normas Ambientais
  • Pronta, Fácil Instalação
  • Dispensa Obra de Engenharia
  • Unidades Modulares, Permite ampliação futura do projeto.

A FUSATI é uma empresa de sólida reputação, tradicional e há mais de 35 anos dedica-se ao tratamento e melhoria da qualidade da água para o seu empreendimento. É referência no mercado, oferecendo soluções personalizadas industriais e comerciais com o melhor custo-benefício do mercado.

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.