Quando se deseja purificar algum tipo de mistura líquida, um dos métodos mais eficientes e amplamente empregado no nosso cotidiano é a decantação.

No dia a dia, a utilização prática dessa conhecida técnica se dá de várias formas no ambiente doméstico, em processos industriais, em laboratórios de análises e de pesquisas científicas e, especialmente, em sistemas de tratamento de água, de esgoto e efluentes industriais.

Processo de Separação de Misturas

Separação de Misturas: Estação de tratamento de água de reúso -Floco Decantador Pressurizado – FUSATI: Indústria Wessel

Por definição, a decantação é um processo químico utilizado para a separação de misturas heterogêneas de dois tipos:

1) componentes líquidos + sólidos (exemplo: água e areia)

2) componentes líquidos + líquidos (exemplo: água e óleo). 

Basicamente, o princípio da decantação é o seguinte: quando uma mistura heterogênea entra em estado de repouso, o elemento mais denso se deposita no fundo do pote/recipiente devido à ação da gravidade.

Com a segregação dos componentes da mistura, então é possível realizar a separação dos mesmos por meio das técnicas de sifonação (com mangueira, seringa ou pipeta) ou de drenagem, neste caso com a utilização de um funil separador ou de decantação.

A decantação, portanto, é um método que só é viável mediante duas condições fundamentais: a diferença de densidade entre os elementos da mistura e a insolubilidade entre eles.

Limpeza de Piscinas, Purificação do Vinho e Exames Laboratoriais

A decantação está presente numa série de ações cotidianas, por exemplo, ligadas ao lazer, bem-estar, gastronomia e à medicina.

Sem a decantação da água, a piscina não ficaria translúcida, cristalina e limpa. É por meio da decantação que ocorre a eliminação de impurezas e partículas que ficam suspensas, que, de inconvenientemente, dão aquele aspecto esverdeado e turvo à água. Esse processo de limpeza da água da piscina se dá com o uso de decantadores, produtos específicos que devem ser bem misturados à água. Após a mistura e o subsequente período de repouso, é feita a aspiração do material residual decantado no fundo da piscina.

Na arte da degustação do vinho, especialmente dos tintos, a decantação é bastante útil na separação de possíveis sedimentos e resíduos da uva, além de aerar a milenar bebida. Os decantadores de vinhos (conhecidos como ‘decanters’) normalmente são construídos em vidro ou cristal, para não alterar o sabor da tão apreciada bebida. Você já deve ter percebido que todo bom enófilo possui um decanter em sua casa ou vinícola.

Já em laboratórios de análises químicas, a decantação é uma técnica essencial para a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam). Em laboratórios, geralmente o processo de decantação é acelerado com a utilização de centrífugas, cuja rotação leva a deposição do elemento mais denso no fundo do tubo de ensaio ou recipiente.

O Que É e Como Funciona o Decantador

Decantador é o equipamento aplicado na remoção de partículas sólidas ou Iodos em suspensão presentes na água e nos efluentes sanitários e industriais por meio de forças gravitacionais. Com a ação da gravidade cada composto vai se depositando por camadas, do mais denso ao menos denso, até que todos estejam separados. São utilizados usualmente em estações de tratamento de água e efluentes, mas também podem ser utilizados na lavagem de veículos e processos industriais variados. Quando aplicados para a remoção de sólidos mais pesados são denominados decantadores PRIMÁRIOS e quando aplicados no tratamento biológico ou secundário do efluente são denominados decantadores SECUNDÁRIOS.

Em uma ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA), a decantação é uma das fases do processo de tratamento da água. Dentre os vários modelos de decantadores aplicados em Estações de Tratamento de Efluentes, destaca-se o Decantador LAMELAR (ou decantador tubular ou de alta taxa) por apresentarem alta taxa de escoamento e por possibilitarem, na maioria das vezes, menor custo de construção em comparação aos decantadores convencionais. Esses decantadores são um aperfeiçoamento dos sedimentadores com fundos múltiplos, desenvolvidos após a evidência técnica de que a eficiência do taque de sedimentação depende de sua área e não de sua profundidade.

O dimensionamento e instalação do módulo de decantação no interior do decantador lamelar deve ser, portanto, ponto de atenção para se tratar a quantidade de efluentes industriais gerados e atingir a redução desejada na turbidez. O que os difere dos decantadores convencionais é justamente o emprego de placas ou módulos nos seus interiores. Quando comparados sob a mesma condição operacional, os decantadores lamelares apresentam resultados de eficiência de remoção de turbidez superiores aos decantadores convencionais. Podem ser adequados para operar com partículas de diferentes densidades, desde lama de fosfato, considerada leve até sedimentação de resíduos de mineração, considerados de maior densidade.

Além disso, apresentam menor tamanho e volume, são de fácil instalação e baixa manutenção. Assim, a escolha de decantadores lamelares pode reduzir significativamente os custos indiretos como eficiência no tratamento de efluentes, despesas de transporte e área ocupada para instalação.


Dentre suas aplicações, citamos os sistemas de tratamento de água; tratamento de águas pluviais; tratamento de água de reuso; tratamento biológico; tratamento físico-químico; precipitação de compostos metálicos e efluentes de difícil decantação.

Tratamento de Água

Do ponto de vista do saneamento básico, a decantação da água é um dos processos de purificação que compõem os sistemas de tratamento de água

. Por isso, é uma das etapas essenciais à higienização da água que é distribuída a milhares de habitantes de todo o mundo, particularmente aqueles que se concentram nas regiões urbanizadas. 

Em todo o planeta, essa filtragem em larga escala da água bruta (captada de rios, lagos, poços artesianos e outras fontes) é realizada pelas Estações de Tratamento de Água (ETA), onde a decantação é uma das etapas de purificação do recurso hídrico que é essencial à vida e às necessidades humanas. Depois de tratada, a água é distribuída à população pela tubulação subterrânea da rede pública de abastecimento.

Nas ETAs, a decantação é uma das oito etapas de tratamento da água. Ocorre após a fase de floculação (processo no qual as partículas sólidas se aglutinam em flocos de microestrutura porosa) e anteriormente à fase de filtração, quando a água é submetida a elementos filtrantes diversos como quartzo, areia, carvão ativado e outros materiais.

Em Jundiaí, a FUSATI solucionou o problema de qualidade de água em um condomínio residencial com Estação de tratamento e filtração

Os decantadores Lamelares FUSATI: Tratamento de Água para a Indústria

Decantador Lamelar FUSATI

Os decantadores Lamlares FUSATI podem ser aplicados a elevados níveis de tratamento e são de fácil e rápida instalação. Construídos com o mais alto rigor técnico e com matéria-prima de acordo com as normas aplicáveis, se traduzem em ótimas soluções para a fase da decantação.

Decantação Lamelar pode ser empregada em todos os processos em que há geração de Iodo que necessita ser removido, e, suas dimensões são especificadas em função das taxas de escoamento superficial, conforme o tipo e as características do efluente.

Decantação Lamelar pode ser empregada em todos os processos em que há geração de Iodo que necessita ser removido, e, suas dimensões são especificadas em função das taxas de escoamento superficial, conforme o tipo e as características do efluente.

A FUSATI tem a solução ideal para o tratamento da sua água. São mais de 35 anos de experiência desenvolvendo soluções personalizadas e com alta tecnologia para tratamento de água, efluentes industriais e domésticos, reuso de água com tecnologias limpas. Atuante em todo território nacional desde o projeto, fabricação, montagem e operação de estações de tratamento.

Água Pura É O Nosso Negócio

Desde 1983, os esforços do Grupo FUSATI estão voltados ao desenvolvimento de tecnologias e soluções que garantem o tratamento e a oferta de água pura a clientes residenciais, comerciais, industriais e do setor público.

A Fusati trabalha com o projeto, a venda e a manutenção de diferentes soluções que executam a coleta, o tratamento e a distribuição de água. Os produtos da marca FUSATI são garantia de excelente performance, qualidade, economia e respeito ao meio ambiente, visto que vários deles oferecerem possibilidades de reúso da água.

Por meio de suas duas empresas, a FUSATI Filtros e a FUSATI Ambiental, a companhia instalada na cidade de Piracicaba (SP) já atendeu mais de 50.000 clientes espalhados pelo país.

Isso inclui desde famílias, pequenos e médios negócios que adquiriram os aclamados Filtros Centrais, até grandes corporações e fábricas que solicitaram a implantação das eficientes e compactas Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) em suas unidades produtivas.

Nesse rol de parceiros que escolheram a nossa marca, qualidade e credibilidade de mercado estão pessoas físicas, condomínios, indústrias dos mais variados segmentos, empresas dos setores de comércio e de serviços, hotéis, hospitais, frigoríficos, shopping centers, clubes, supermercados, lojas de departamento, lavanderias e outros negócios.

Consulte o Grupo FUSATI

E-mail: fusati@fusati.com.br

Telefone: (19) 3301-6666

WhatsApp: (19) 99608-0239

Sumário
O Que é a Decantação da Água?
Nome do Artigo
O Que é a Decantação da Água?
Descrição
A decantação da água é um processo químico utilizado para a separação de misturas heterogêneas de dois tipos: componentes líquidos + sólidos (exemplo: água e areia) e componentes líquidos + líquidos (exemplo: água e óleo). Basicamente, o princípio da decantação é quando uma mistura heterogênea entra em estado de repouso, o elemento mais denso se deposita no fundo do pote/recipiente devido à ação da gravidade.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.