Em 2024, o tema do Dia Mundial da Água no Brasil é “A Água nos Une, o Clima nos Move”, tópico que foi definido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para nortear ao longo do ano as discussões sobre a gestão, as ações de conscientização e os cuidados com o recurso hídrico indispensável à vida humana e ao ecossistema global. 

O tema determinado pela ANA relaciona a água e as mudanças climáticas que, de forma progressiva e perigosa, estão em curso em todo o planeta. A água e o clima, destaca a ANA, estão presentes no dia a dia da população e são fatores cruciais para o futuro da humanidade.

De acordo com o estudo Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil, da própria ANA, a disponibilidade hídrica pode ser reduzida em até 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040.

Nessas áreas, as consequências nos próximos anos seriam o aumento dos chamados rios intermitentes (que secam em determinados períodos), problemas na produção agrícola, na geração de energia elétrica e o desabastecimento hídrico das cidades.

Já o cenário projetado pelo estudo para a região Sul até 2040 sinaliza o crescimento da disponibilidade hídrica em até 5%, mas com o aumento de eventos como enchentes e inundações em áreas urbanas e rurais.

O tema global: ‘Água para a Paz’

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a famosa Eco-92 que aconteceu no Rio de Janeiro. Desde então, a data é anualmente celebrada em 22 de março.

Enquanto a ANA nacionalmente destacou a emergência climática, no âmbito universal o tema definido em 2024 pela ONU para o Dia Mundial da Água foi “Água para a Paz”, que reconhece a universalização da água como um fator indispensável à segurança da população e à manutenção da paz mundial.  

A ONU alerta que a escassez de água atua como um gatilho para conflitos sociais, afetando populações vulneráveis, desencadeando problemas de saneamento básico, comprometendo a produção/abastecimento de alimentos e propagando doenças.

Sustentabilidade: uso racional da água e tecnologias

A água é um recurso indispensável para a sobrevivência humana, para os processos de saneamento básico, para o funcionamento das cidades e para a atividade econômica, especialmente a agricultura e o setor industrial.

Mas pelo fato da água ser um recurso cada vez mais sensível e ameaçado, o manejo sustentável da água é uma questão estratégica e vital nos tempos atuais.  

Poupança de água bruta, otimização do uso da água em processos industriais e reaproveitamento de água da chuva ou de efluentes fabris são, hoje em dia, algumas das práticas imprescindíveis quando se pensa em sustentabilidade hídrica. 

Filtros Residenciais de alta performance

Os Filtros Centrais FUSATI são uma excelente opção para assegurar o fornecimento de água pura em todos os pontos de saída das residências, dispensando inclusive o uso de purificadores, galões de água, bebedouros e outros dispositivos.

Equipados com sete camadas filtrantes (quarto, zeólita ou carvão ativado), são uma alternativa definitiva para quem deseja água cristalina, estável, segura e potável de acordo com a Portaria GM/MS Nº 888 do Ministério da Saúde (MS). 

Montados em chassis cilíndricos de inox, que garantem durabilidade às intempéries, os Filtros Centrais da FUSATI são projetados para serem instalados imediatamente após a entrada de água da casa. Dessa forma, 100% da água de abastecimento público que entra no imóvel é obrigatoriamente filtrada, garantindo a retenção de partículas de 5 a 15 μm (micra) de resíduos como areia, ferrugem, argila e micropartículas orgânicas (algas, lodo, bactérias etc).

Além de assegurar a distribuição de água potável para ingestão, higiene e outras necessidades humanas, todo Filtro Central residencial da FUSATI previne o surgimento de problemas como entupimentos e incrustação em dispositivos hidráulicos como encanamentos, registros e válvulas, e evita danos a eletrodomésticos que funcionam com água como máquinas de lavar, purificadores e chuveiros, que ficam vulneráveis com o fluxo constante de água com resíduos/sujeira.

E por falar em sustentabilidade, a linha de Filtros Centrais da FUSATI funciona sem energia elétrica e possui um sistema de retrolavagem do sistema filtrante.

ETAs para Condomínios e Indústrias

A FUSATI também projeta e fabrica soluções filtrantes para o tratamento de grandes volumes de água, tanto para condomínios residenciais quanto plantas industriais.

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são pressurizadas, compactas e modulares (tanques construídos em aço inox 304 ou aço inox 316), o que as torna equipamentos de fácil adequação aos mais diferentes tipos de espaços físicos e necessidades hídricas.

Estação de tratamento de água compacta FUSATI

Outra vantagem das ETAs FUSATI é a sua versatilidade, isto é, sua capacidade tecnológica de executar o tratamento da água com qualidade e eficiência sanitária independentemente dela ser proveniente da rede pública de abastecimento ou de poço artesiano.

Se for água de redes públicas, as ETAs executam o tratamento complementar, corrigindo instabilidades causadas, por exemplo, pelo excesso de chuvas e problemas estruturais na rede e até as dosagens excessivas de cloro.

E no caso de condomínios e indústrias instalados em regiões onde a principal fonte d’água são os poços artesianos, mananciais que geralmente apresentam excesso de minerais como ferro e manganês, substâncias que em grandes doses podem representar risco à saúde humana, a ETA FUSATI equaliza todos parâmetros físicos, químicos e biológicos garantindo tanto a potabilidade quanto as condições ideais para a utilização nos processos fabris.

A FUSATI oferece soluções acessíveis ao mercado, ideais tanto para condomínios horizontais quanto verticais, que frequentemente têm uma alta demanda por água.
A FUSATI oferece soluções acessíveis ao mercado, ideais tanto para condomínios horizontais quanto verticais, que frequentemente têm uma alta demanda por água.

A FUSATI é a empresa líder no segmento de projetos e instalações de ETAs industriais, especialmente para companhias dos setores de bebidas, alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos químicos.  

Para essas indústrias em particular, que dependem de água 100% tratada para a realização e o êxito de seus processos fabris, a FUSATI tornou-se uma referência de excelência no mercado de sistemas de filtragem e tratamento de água.

Hoje, as Estações de Tratamento de Água da FUSATI são nacionalmente reconhecidas como equipamentos estratégicos, funcionais, sustentáveis e de eficiência comprovada na tarefa de entregar água tratada para unidades produtivas dos mais diversos setores econômicos.  

Fale com a gente!

Sumário
Dia Mundial da Água 2024
Nome do Artigo
Dia Mundial da Água 2024
Descrição
Em 2024, o tema do Dia Mundial da Água no Brasil é “A Água nos Une, o Clima nos Move”, tópico que foi definido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para nortear ao longo do ano as discussões sobre a gestão, as ações de conscientização e os cuidados com o recurso hídrico indispensável à vida humana e ao ecossistema global. 
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.