Como Tratar Água de Poço
Ter um poço artesiano no próprio terreno e poder aproveitar a água de um lençol freático parece ser uma solução incrível. Porém infelizmente a água quase sempre é imprópria para consumo, precisando passar por um processo de tratamento. A primeira medida a ser tomada é buscar uma análise físico-química completa da água, realizada por um especialista profissional, que vai medir os parâmetros e fornecer um diagnóstico. Nunca abra mão dessa análise, pois somente ela pode determinar o tratamento da água adequado. Sem respeitar o diagnóstico encontrado na análise, você corre o risco de instalar um equipamento que não resolve o problema apresentado na água. Cada terreno e lençol freático apresentam uma estrutura, por isso a análise deve ser sempre personalizada. O especialista também determina a capacidade do poço e vazão da bomba, para calcular o fluxo da água e o equipamento adequado. Em geral, mais de 70% dos poços artesianos com problemas na água tem ferro e manganês presentes em excesso. É o que acontece, por exemplo, quando a água fica amarelada, com cheiro forte, e até mesmo a louça do banheiro fica manchada. Água com gosto de metal também pode ser manganês.Ferro e Manganês
Além do mau cheiro, ferro e manganês mancham roupas, tecidos, deixam gosto metálico na comida e bebidas, propiciam a proliferação de bactérias nocivas e prejudicam muitos processos industriais. Incrustações em canos, máquinas de lavar, chuveiros e canos são comuns nessas condições. Além de tudo isso, ingerir ferro em excesso prejudica e muito a saúde das pessoas. Pode passar despercebido por muito tempo, mas o excesso de ferro no organismo aumenta o risco de doenças cardíacas, afeta o fígado e pâncreas.
O manganês, considerado como metal pesado, pode causar problemas de saúde como rigidez muscular, fraqueza, tremores e outros sintomas do sistema nervoso e do fígado. Por isso é muito importante proteger a saúde da família e, nos casos de uso industrial, de todos os colaboradores e consumidores com o tratamento da água correto .
O sistema Fusati para remoção de ferro e manganês ocupa um espaço reduzido, além de ser possível a configuração totalmente automatizada com um acessório opcional, tornando o processo muito simples. São equipamentos que deixam a água em níveis adequados de ferro e manganês conforme a Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, Anexo XX, eliminando os problemas de coloração, sabor desagradável, manchas, depósitos dos óxidos de ferro e manganês, resolvendo a questão sanitária e de saúde, deixando a água totalmente própria para o consumo humano.
ATUALIZAÇÃO:
A Portaria Nº 888, publicada pelo Ministério da Saúde no dia 4 de maio de 2021, tornou-se desde então o documento central que define a qualidade e os parâmetros de potabilidade da água no Brasil.
Na prática, a Portaria Nº 888 altera e incorpora em seu texto o Anexo XX, que era um apêndice da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, Anexo XX – que disciplina as normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Água Dura
Outra situação comum é a possibilidade de água dura, ou seja, uma água em que o sabão não funciona direito, dificultando a remoção da sujeira e da gordura. Isso acontece porque há presença de sais como cálcio e magnésio em excesso na água.
O uso de água dura provoca incrustações, corrosão e em uso industrial, causa perda de eficiência na transmissão de calor em caldeiras e sistemas de refrigeração, além de prejudicar a higienização de equipamentos.
Além do ferro e manganês e dureza da água, há outros elementos que podem estar na água de um poço artesiano. PH muito alto ou muito baixo, água que deixa o fundo da caixa d’água preta, água salobra (salgada), excesso de areia ou barro, calcário, entre outros, carecem de tratamento adequado para proteger a saúde das pessoas e aumentar a vida útil dos equipamentos. Para cada problema, há um tratamento específico.
A FUSATI é especialista em tratamento de água, em sistemas completos para poços artesianos, indústrias e comércios, além de mais de 35 anos de experiência na fabricação de filtros de água.
É com essa expertise e a credibilidade que ficamos à disposição para ajudar você na escolha do melhor filtro de água ou tratamento da água para poço artesiano, conforme a necessidade.
Clientes Residenciais, Comerciais e Industriais espalhados por todo o Brasil
Casas e Condomínios Horizontais e Verticais
Clientes Industriais
Perguntas Frequentes:
Filtro para Tratamento de Água de Poço
É possível fazer com que a água do meu poço artesiano fique potável?
Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.
Qual é o sistema indicado para tratar água de poço com ferro e manganês?
Para água de poço com ferro e manganês é indicado um sistema de tratamento de água personalizado e dimensionado sobre medida para cada cliente. O filtro de entrada para água potável é formado por 7 camadas de cristais de quartzo em diferentes granulometrias e não remove metais pesados dissolvidos da água (ferro e manganês). Assim,para que seja personalizado e dimensionado o sistema de tratamento da água de poço são necessárias as seguintes informações:
- a) Análise físico, química e bacteriológica da água, para atender os padrões de potabilidade de acordo com a Portaria Nº 888;
- b) Vazão da bomba, em litros por hora ou em metros cúbicos por hora;
- c) Diâmetro da tubulação onde será instalado o sistema de tratamento;
- d) Altura da caixa d’água;
- e) Pressão da bomba em kgf/cm² ou em mca;
- f) Finalidade da utilização da água.
A presença de ferro na água pode ocasionar quais problemas?
- Manchas nas louças sanitárias;
- Gosto adstringente;
- Desenvolvimento de bactérias;
- Entupimento de chuveiros, lava louças, lava roupa;
- Problemas para saúde.
Como saber se a água do meu poço contém ferro e manganês?
A partir da análise física, química e bacteriológica da água elaborada por um laboratório especializado.
A análise da água é necessária para obter um orçamento?
Sim, para que possamos verificar presença e a quantidade de metal pesado na água faz-se necessário o lauto técnico (físico-químico e bacteriológico) de um laboratório especializado em análise de água. Esclareça-se que este laudo tem um custo baixo e é imprescindível para o dimensionamento correto do sistema de tratamento.
Onde deve ser instalada a dosadora de cloro, antes ou depois do filtro?
A instalação da dosadora de cloro pode ser antes ou depois do filtrouma vez que o cloro não ficará retido no filtro. Vale lembrar que a concentração de cloro na água não pode ultrapassar 2ppm’s a fim de evitar a corrosão no aço inox.
Qual filtro é indicado para tirar a dureza da água?
Para tirar a dureza da água (alta concentração de sais de cálcio e magnésio, que causam uma série de inconvenientes) é indicado instalar um abrandador.
O que é indicado para tirar calcário da água?
O problema de calcário na água também é resolvido através de abrandador.
Qual a função do Filtro de Declorador?
A função do filtro declorador é tratar e retirar o cloro residual da água, eliminando possíveis odores e sabores da água potável.
Qual a garantia de que determinado sistema de tratamento resolverá o problema do meu poço artesiano?
A análise da água por um laboratório especializado garantirá a melhor escola para o sistema de tratamento da água de poço artesiano.
Os elementos filtrantes do filtro para poço artesiano possuem prazo de validade?
Possuem vida útil de 3 anos, desde que sejam realizadas as manutenções e retrolavagens constante.