Zeolita é um elemento filtrante com ótima eficiência para tratamento físico-químico da água.

A zeólita é um mineral que vem sendo empregado no tratamento de água, principalmente em processos industriais, tratamento de água de poço, mina, rios, lagos e até mesmos para tratamento de água da rede pública. Consequência da contaminação ambiental por resíduos das indústrias ou do agronegócio tem preocupado cada vez mais e soluções têm se apresentado para eliminar substâncias altamente prejudiciais à saúde.

A zeólita, combinada com o já conhecido carvão ativado, se juntam para formar um potente elemento filtrante da água consumida por nós, humanos, e para o uso em indústrias farmacêuticas, hospitais e hotéis.

O mineral descoberto em meados de 1700 pelo sueco Freiherr Axel Frederick Cronstedt hoje é uma forma de filtragem natural. Especialistas da FUSATI Filtro de água, marca referência no segmento com mais de 35 anos no mercado, explicam que a zeólita tem estrutura cristalina e tridimensional, e tem grande eficácia para tratar água com compostos orgânicos como amônia, ferro, manganês, arsênio, cloro, inseticidas, mercúrio, cobre e solventes. Além de contribui com a melhora de qualidade da cor, sabor e turbidez da água.

“A zeólita para tratamento de água é tão eficaz quanto o carvão ativado em diversos aspectos. Isso porque ela é um componente mineral de alto potencial corretivo”, informa técnicos da FUSATI.

O que os estudos indicam sobre a água com metais pesados?

A professora universitária Fernanda Santiago Chaves Soares se debruçou nos estudos sobre o mineral, e, em 2010, registrou em seu doutorado em química analítica que “legislação ambiental do Brasil proíbe o descarte de efluentes diretamente nos cursos dos rios, lagos, oceanos. O mesmo vale para o que é colocado em contato com o solo. Tudo tem regras e seus devidos cuidados, como o tratamento físico-químico e a normalização do produto. O objetivo é a perfeita adequação à capacidade de absorção de solos e os cuidados com a contaminação de cursos de água e mananciais subterrâneos”.

Entretanto, Fernanda aponta que “estudos relativos a metais nos ecossistemas têm indicado concentrações elevadas desses elementos em muitas áreas próximas a complexos industriais urbanos e também nas áreas de agricultura altamente tecnificada”. Nessas regiões, ela lista as seguintes concentrações críticas de metais e suas consequências para o corpo humano.

Cádmio, causador de pressão alta, destruição do tecido testicular, danos aos rins, acumulação no fígado, osteomalacia.

Níquel, causador de alergias, câncer e indução de aberrações cromossomais em células.

Cromo, relacionado a problemas clínicos como câncer no pulmão, irritação nasal, dermatites.

Arsênio, causador feridas na pele que não cicatrizam, danos a órgãos vitais e câncer.

Chumbo, causador encefalopatia, neuropatia motora, convulsões, cólica adbominal aguda.

As substâncias filtradas pelo carvão ativado são: cloro, cloramina, taninos, fenol, algumas drogas, sulfato de hidrogênio e alguns outros compostos voláteis que causam odores e pequenas quantidades de metais, como ferro, mercúrio e cobre quelado.

Sobre a FUSATI Filtro de Água

Entre os filtros à venda no mercado, o filtro elaborado pela FUSATI é fabricado em aço inox, material extremamente durável, e que possibilita instalação em ambientes externos. O equipamento não consome energia elétrica, um grande diferencial para empresas, indústrias, condomínio e até residências.

Também é relevante para facilitar a rotina de serviços do condomínio que o sistema possua retrolavagem – podendo ser automatizada – e funcione com autolimpeza, atributos que constam dos filtros da FUSATI. Toda esta tecnologia da marca mantém o elemento filtrante, que tem uma boa margem de vida útil (três anos), limpo por mais tempo.

A FUSATI oferece como diferencial a instalação de um declorador (carvão ativado) e o mineral zeólita no equipamento de filtragem. O recurso é indispensável ao ramo alimentício como em restaurantes, buffets, padarias, cafeterias e cervejarias, atividades que necessitam do insumo sem quaisquer interferências químicas a fim de obter o sabor esperado para seus produtos finais.

Sumário
Zeólita para Tratamento da Água 
Nome do Artigo
Zeólita para Tratamento da Água 
Descrição
Zeolita é um elemento filtrante com ótima eficiência para tratamento físico-químico da água. É um mineral empregado no tratamento de água de processos industriais, tratamento de água de poço, mina, rios, lagos e até mesmos para tratamento de água da rede pública.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.
Powered by