Como é que funciona o processo do filtro de água residencial para transformar uma água cheia de impurezas em uma Água Pura para beber?

Para entender como funciona um filtro de água, é preciso conhecer um pouco dos materiais filtrantes, que são os elementos contidos no filtro para reter a sujeira e deixar passar apenas a água.

A FUSATI trabalha com diferentes tipos de materiais filtrantes, a depender da necessidade de cada água. Vamos apresentar abaixo alguns detalhes dos materiais filtrantes para dar uma ideia do quanto é removido da água quando utilizamos um filtro central.

O processo de limpeza da água é físico, ou seja, a água passa pelo filtro, deixando as impurezas para trás, que são removidas posteriormente no processo de retrolavagem.

Elemento Filtrante

Quartzo

O quartzo é o mineral mais abundante do planeta, possui estrutura cristalina trigonal, um prisma de seis lados. É utilizado, a depender do objetivo, com uma granulometria específica para reter impurezas.

Areia

A areia é um dos elementos usados no filtro com objetivo de filtração física das partículas sólidas. Usa-se areia de baixíssima granulometria para filtrações especiais.

A areia usada é de origem mineral natural, retirada de leito de rios e purificada. Pode ser em formato “agulhado”, formando ângulos ideiais para filtração.

Sua presença nos filtro serve para retirar turbidez da água, partículas e materiais em estado de emulsão.
Na prática, remove o lodo, limo, grãos de areia e outros resíduos de encanamento. Melhora a cor e o sabor.

Carvão Ativado

Filtro de Água com Carvão Ativado

Filtro de Água com Carvão Ativado

O carvão ativado é um material com alta porosidade e capacidade de coletar gases, líquidos e impurezas, tendo portanto um excelente poder na clarificação, retirada de odores e purificação de líquidos e gases.

O carvão utilizado nos filtros tem origem vegetal a partir de fontes renováveis.
Sua aplicação ocorre em filtros domésticos e industriais, também na eliminação de cloro.

Zeólita

É um produto natural que remove compostos orgânicos, amônia, cor, sabor e turbidez da água, além de ferro, manganês e outros dependendo da aplicação.

Remove partículas de até 4 micra, invisíveis a olho nu.

Esse elemento é conhecido pela habilidade de perder e ganhar água reversivelmente e trocar elementos constituintes sem mudanças na própria estrutura.

Antracito

O carvão antracitoso é fóssil, com alto teor de carbono e propriedades excelentes para filtração.

Com uma densidade única, o antracito oferece uma capacidade de pré-filtração, economizando o número de retrolavagens.

É utilizado em filtros de escala residencial, industrial e em Estações de Tratamento de Água.

O antracito diminui o efeito de entupimento do leito filtrante e proporciona melhores resultados na remoção de cor, turbidez, sabor e odor da água.

Seixo (pedregulho)

O seixo natural é mais um elemento no processo de filtração física, eliminando da água impurezas sólidas.

Resina Catiônica e Aniônica

As resinas de estrutura de estireno e divinilbenzeno podem ser catiônicas (íons positivos) ou aniônicas (troca de íons negativos), utilizadas em processos de desmineralização e abrandamento.

As resinas removem ânions como sulfato, cloreto, nitrato, cálcio, magnésio e sódio, utilizada em águas por exemplo, com condições de durez elevada.

Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo Whats App (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666 que auxiliaremos você a adquirir um produto que ajudará na saúde de toda família.

 

Sumário
Descrição
Afinal Como Funcionam os Filtros? O processo de Filtração se dá pelo Elemento Filtrante: Quartzo, Areia, Carvão Ativado, Zeólita, Antracito, Seixo (pedregulho), Resina Catiônica e Aniônica. O Filtro retira impurezas da Água deixando a Água Pura para beber
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca

Aviso: Coronavírus

Nossa equipe comercial esta completamente funcional por e-mail, whatsapp, telefone ou skype

Saiba mais aqui
Holler Box
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.