O jar test, ou ensaio de floculação, é um procedimento técnico fundamental para garantir o melhor desempenho das Estações de Tratamento de Água, de Esgotos e de Efluentes Industriais.  

Com a realização deste método de análises laboratoriais, é possível identificar a taxa de pH que oferece as melhores condições de floculação e, dessa forma, otimizar a dosagem de coagulantes durante o processo de tratamento da água bruta e/ou dos resíduos líquidos decorrentes das rotinas fabris. 

Os benefícios gerados por esses ensaios químicos são inúmeros, mas valem especialmente para as empresas que mantêm unidades para o tratamento de água, esgoto e efluentes em seus complexos industriais.

Para essas companhias, muito mais do que um simples método de testagem, o ensaio de floculação (teste de jarros) é uma rotina que reverte em rentabilidade, economia de insumos, melhoria da eficiência operacional, competitividade e respeito ao meio ambiente.

Ensaio de Floculação Jar Test
A aplicação do jar test (teste de jarros), que também é conhecido como ensaio de floculação, envolve a análise de amostras de água bruta, efluentes industriais e esgotos em plantas de tratamento.

Para que serve o Jar Test

O teste de jarros (jar test) – também chamado de ensaio de floculação – é um método de análise que é utilizado para se obter a eficiência operacional das Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEIs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

A análise profissional da performance de Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) é fundamental para otimizar e potencializar o funcionamento dessas unidades.

Basicamente, o jar test serve para determinar a quantidade exata de coagulantes que será empregada durante o tratamento da água, efluentes industriais ou esgotos.

Além da dose certa, o jar test identifica a velocidade e o tempo de reação do coagulante no meio líquido.

Sendo assim, em posse dessas valiosas informações o gestor ou responsável pela unidade de tratamento otimiza a operação de ETAs, ETEs e ETEIs, evitando o desperdício de insumos coagulantes e mantendo a qualidade do processo de tratamento.

Aplicação do Jar Test

Para se determinar a quantidade certa de produtos coagulantes a ser ministrada, durante o jar test são feitas simulações com amostras de líquidos (dispostas em frascos ou recipientes) com diferentes níveis de pH e a aplicação de doses variadas de agentes coagulantes. 

Geralmente, o principal agente coagulante utilizado em sistemas de tratamento de água é o sulfato de alumínio {Al2(SO4)3}.

O sulfato de alumínio é um reagente químico largamente utilizado nas fases iniciais do tratamento da água bruta (coagulação e floculação). Quando adicionado à água, o sulfato de alumínio age aglutinando as partículas sólidas em suspensão, formando placas de flocos que, posteriormente, são decantados e retirados do meio líquido em tratamento.

A título de curiosidade, esse processo químico também é muito comum no tratamento da água de piscinas, principalmente nos casos da água apresentar muita turbidez ou algum tipo de coloração/sujeira, por exemplo o excesso de algas.

Quando a água está suja e turva, ou seja, com excesso de resíduos orgânicos, minerais, patógenos e outros, geralmente os piscineiros profissionais utilizam o sulfato de alumínio para decantar a sujeira, que depois é aspirada ou drenada da piscina.

A importância do Jar Test

A importância do jar test é verificada no dia a dia das empresas (públicas e privadas) do setor de tratamento e distribuição de água pública.  

Com a realização periódica de ensaios de floculação nas ETAs municipais, é possível fazer inúmeras simulações e, desta forma, ajustar a dosagem ideal de coagulantes na água bruta coletada de mananciais (rios, lagos ou poços artesianos) que, depois de tratada, será fornecida à população. 

Mas o teste de jarros também é uma ferramenta imprescindível para as indústrias que possuem suas próprias e personalizadas Estações de Tratamento de Água, de Efluentes Industriais e de Esgoto.

No caso dessas indústrias envolvidas com sistemas de gestão hídrica, o jar test assegura o uso racional e a economia de coagulantes, a redução do volume de lodo gerado na unidade e o tratamento sanitário ideal ao menor custo.

Por exemplo, em fábricas de alimentos, bebidas e medicamentos – onde a água 100% tratada é um insumo vital à qualidade dos produtos – o jar test permite o ajuste exato da dose de coagulantes/floculantes que será adicionada à água utilizada no processo industrial, seja ela de redes de distribuição ou de poços artesianos. 

Ou seja, o jar test calibra a gestão de produtos coagulantes nos sistemas de tratamento de água, efluente industrial ou esgoto de sua empresa, garantindo maior rentabilidade, eficiência operacional e ambiental.  

Otimização do Desempenho de Estações de Tratamento de Água

A FUSATI acumula quatro décadas de expertise, credibilidade e qualidade no desenvolvimento, comercialização e suporte técnico de produtos/soluções de filtragem e tratamento de água, esgotos e efluentes industriais.

Somos uma empresa comprometida com a busca contínua da qualidade da água, em todo o ciclo hídrico. Esse é o nosso negócio e nossa vocação. Em todo o Brasil, temos mais de 50 mil clientes residenciais, comerciais e industriais. 

Para diferentes finalidades fabris, a FUSATI projeta, comercializa e instala Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEIs) pressurizadas, compactas e modulares.

Estação de Tratamento de Água. Projetos Customizados, Modulares e Compactos. Industriais, Condomínios, Prédios e Agronegócio. A FUSATI Ambiental é especializada na elaboração de projetos, fabricação, implantação, manutenção e na gestão terceirizada de Estações de Tratamento de Água (ETA) para empresas do setor privado, conglomerados residenciais, comerciais e municípios.

Nossas estações de tratamento de água são ideais para indústrias, hotéis, hospitais, condomínios, shoppings e outros empreendimentos que demandam grandes volumes de água tratada.

As ETAs FUSATI são nacionalmente reconhecidas por sua qualidade estrutural, capacidade operacional, possibilidade de reaproveitamento da água (reúso) e versatilidade, pois são adaptáveis a qualquer tipo de negócio e espaço físico disponível. 

Mas, acima de tudo, nossas ETAs são famosas por uma certeza: o fluxo contínuo de água potável e segura, tanto para consumo humano quanto para demandas industriais. 

Mas a FUSATI também oferece às empresas que possuem unidades de tratamento o serviço especializado de jar test, que potencializa ainda mais a performance de nossas ETAs, ETEs e ETEIs. 

Temos uma qualificada equipe – formada por técnicos, engenheiros e outros especialistas – responsável pela análise e monitoramento químico da água empregada nos processos industriais de nossas empresas clientes.

Então, que tal otimizar a gestão ideal dos produtos coagulantes e/ou floculantes no processo de tratamento de água bruta, águas residuais e esgotos industriais da sua companhia? 

Procure a FUSATI para os serviços de jar test.

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Sumário
Jar Test - Ensaio de Floculação
Nome do Artigo
Jar Test - Ensaio de Floculação
Descrição
O jar test, ou ensaio de floculação, é um procedimento técnico fundamental para garantir o melhor desempenho das Estações de Tratamento de Água, de Esgotos e de Efluentes Industriais.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.