O setor produtivo nacional está cada vez mais interessado no aproveitamento da água de reúso para atividades industriais. Especialmente aquela proveniente do tratamento do esgoto das cidades brasileiras.
Muitas empresas brasileiras já estão convencidas de que a água de reúso – gerada a partir do tratamento de efluente – é uma excelente alternativa hídrica para a utilização em seus processos fabris, proporcionando economia e vantagens operacionais em suas unidades.
Mas além dos ganhos empresariais, a água de reúso também promove benefícios sociais, ambientais e ainda fomenta a sustentabilidade.
De fato, é preciso reconhecer que esse interesse da indústria pela água de reúso nos dias de hoje é um movimento bastante pertinente e oportuno. Na verdade, urgente!
Principalmente diante de desafios como o aumento da demanda global por água, as mudanças climáticas, o estresse hídrico em diversas regiões do Brasil e do mundo, o racionamento de água e até a escassez do recurso essencial à vida.
Contudo, apesar de sua importância e notável contribuição para a construção de um futuro sustentável, por enquanto a água de reúso não passa de um recurso subaproveitado e quase desconhecido em nosso país.
Baixo Aproveitamento Da Água de Reúso
O índice de geração de água de reúso no Brasil ainda é muito baixo, para não dizer irrisório.
É inacreditável, mas o Brasil produz uma média de apenas 2 m³/s de água de reúso. Isso é muito pouco. Para falar a verdade, um número insignificante considerando que somos um país com demandas e necessidades continentais em se tratando de água.
A título de curiosidade, o Brasil retira um total aproximado de 2.083 m³/s de água bruta de mananciais como rios, lagos e poços subterrâneos. Esse volume astronômico de água abastece as cidades, indústrias, o agronegócio e outros setores ligados à produção ou à prestação de serviços.
Voltando à água de reúso, a meta do Brasil é ser capaz de, até 2030, produzir cerca de 13 m³/s deste recurso hídrico ainda pouco explorado. De acordo com a ANA, isso equivaleria a 4% do total de água reciclada em todo o planeta.
Os dados citados acima constam no relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Em suma: retiramos um volume absurdo de água da natureza mas, após sua utilização nas cidades, indústrias e no campo, reciclamos uma porção muito pequena desta mesma água.
A Água De Reúso E Seus Benefícios
Sem dúvida, o principal benefício da água de reúso é a possibilidade de economizar água tratada e potável e, dessa maneira, destiná-la a seu público-alvo de fato: a população.
Outro ponto favorável é a poupança da água bruta e, consequentemente, o bem-estar dos ecossistemas e organismos vivos que se nutrem e dependem dos mananciais.
Indiretamente, o reúso da água também contribui com a redução de crises hídricas, situações de desabastecimento público e a falta de água para segmentos como mineração, agronegócio, produção de energia elétrica, indústria de medicamentos, alimentos processados e outros tantos.
Ou seja, a reciclagem da água é uma prática sócio-ambiental imprescindível nos dias de hoje.
No espaço doméstico isso equivale a ações como, por exemplo, o reaproveitamento (pós-uso) da água da máquina de lavar na limpeza de pisos em geral e garagens. Ou então a instalação de cisternas para o armazenamento de água da chuva para utilização na rega de jardins, gramados e lavagem de carros.
Já em macroambientes como empresas, indústrias, shoppings, hospitais, Hoteis e outros locais que produzem grandes quantidades de esgoto e resíduos líquidos fabris, a água pode ser reciclada em Estações de Tratamento de Esgoto Compacta (ETE) e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI).
Por isso, é fundamental que cada vez mais a sociedade (população, poder público e empresas) valorize esse recurso e crie alternativas para a reciclagem de esgoto, águas pluviais e efluentes industriais.
O Emprego Da Água de Reúso na indústria
O interesse das companhias em reciclar a água de esgoto vai além dos benefícios ambientais e sociais. Naturalmente, eles também são econômicos.
No caso das empresas, a água de reúso aumenta a segurança hídrica de seus negócios (evitando interrupções da produção) e promove a economia da água fornecida por redes públicas. Em outras palavras, reduz custos e evita prejuízos.
Mas o setor ainda destaca que o avanço da cultura da reciclagem da água vai atrair investimentos na área de infraestrutura, gerar novos negócios e vagas de emprego.
Devido a esse potencial do recurso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende e reivindica a regularização do reúso da água de esgoto tratado.
A CNI estima que com um investimento de R$ 1,89 bilhão – na compra, manutenção de maquinário e infraestrutura necessária para a produção de água de reúso -, pode trazer um retorno de R$ 5,9 bilhões à nossa economia e abrir 96 mil novos postos de trabalho no país.
Sendo o esgoto uma fonte renovável, sua transformação em água de reúso cria uma série de possibilidades de utilização na rotina das fábricas.
No ambiente industrial, a água de reúso é um recurso de grande valia em ações como:
- refrigeração de equipamentos (via tubulações)
- torres de esfriamento
- produção de energia elétrica
- lavagem de pisos e pátios
- irrigação de gramados, canteiros e áreas de paisagismo
- descarga e limpeza de sanitários
- lavagem de frotas de veículos, tratores, empilhadeiras, andaimes, guindastes e outros equipamentos.
Fora isso, a água de reúso pode e deve se transformar num importante aliado para a consolidação do novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Nº 14.026/2020).
Vale lembrar que o Marco Legal é política pública nacional norteada por duas metas centrais: garantir, até o final de 2030, o fornecimento de água potável a 99% da população brasileira e o acesso a sistemas de esgoto (coleta e tratamento) a 90% dela.
Geração de Água de Reúso Para Atividades Industriais
As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) são equipamentos capazes de produzir a água de reúso para fins industriais.
A FUSATI fabrica e instala unidades de tratamento de esgoto e efluentes (compactas e modulares) que atendem demandas e necessidades específicas de empresas de vários segmentos produtivos.
Nossas soluções atendem indústrias de alimentos, bebidas, medicamentos, têxteis, produtos químicos, automóveis, equipamentos eletroeletrônicos e outras plantas produtivas.
Além do segmento fabril, as ETEs e ETEIs da FUSATI operam com qualidade e eficiência em negócios do setor de serviços como hotéis, hospitais, escolas, condomínios, lavanderias, clubes, spas, espaços de entretenimento e outros empreendimentos.
O Grupo FUSATI é uma companhia que desde os anos 80 desenvolve soluções voltadas para o tratamento de água, esgoto e resíduos líquidos industriais.
Com mais de 50 mil clientes pelo Brasil, a marca FUSATI se consolidou como referência de qualidade, tecnologia e segurança no ramo de soluções e sistemas de tratamento de água, esgoto e efluentes.
Navegue pelo nosso site e conheça mais detalhes e vantagens de nossas tecnologias.
Ah! E também não deixe de visitar os conteúdos dedicados às nossas eficientes Estações de Tratamento de Água (ETA) e aos versáteis Filtros Centrais residenciais, comerciais e industriais, que garantem água tratada para todo tipo de necessidade.