Em 2018 o Brasil contabilizou o funcionamento de quase 900 cervejarias em território nacional. A informação consta no Anuário da Cerveja no Brasil do ano passado, publicado pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O cenário é analisado como um mercado em expansão e o MAPA tem se empenhado em desburocratizar registro do produto – vide instrução normativa 72 de 16 de novembro de 2018.
Só no ano passado, o MAPA recebeu quase 7.000 pedidos de registros de chope ou cerveja – número que ganha disparado de outros produtos como polpa de fruta ou vinho. Se há mercado e facilidades, qual é a principal preocupação do empresário ao fabricar sua cerveja com nível de excelência? A resposta é a água, já que ela corresponde a 90% do produto.
Como Deve Ser a Água Ideal para a Cerveja?
Uma cervejaria precisa trabalhar com água em abundância: para cada litro do produto final são utilizados até 10 litros de água. Fácil concluir que o tratamento da água é de suma importância para se obter uma cerveja de qualidade. Uma boa cerveja deve ter como matéria-prima um padrão de água seguindo índices de potabilidade, incluso análise microbiológica e de turbidez. A água tratada pelo sistema público não deve ser utilizada porque há outros parâmetros para a indústria alimentícia quanto às características físicas, químicas e organolépticas.
SOLUÇÃO: Filtro de Água FUSATI
O filtro de água FUSATI foi desenvolvido para prevenir a variação na qualidade da água e a tornar potável ou utilizável, independente de ser de água de poço, mina de água ou abastecimento público (veja mais abaixo). Com equipamentos de alta qualidade e eficiência, os filtros de água FUSATI retêm possíveis partículas como areia, barro, poeira, lodo, sedimentos menores do que um fio de cabelo. A tecnologia também atua na redução ou remoção de ferro e manganês da água.
No campo das soluções personalizadas da FUSATI, além da alta tecnologia, a empresa oferece Tratamento Avançado e Ultrafiltração, tecnologia nacional desenvolvida pela engenharia da FUSATI. Há mais de 35 anos comercializando e desenvolvendo tecnologias para o tratamento da água, a FUSATI tem soluções personalizadas para sua linha de filtros industriais. Os filtros de água comercial e industrial da marca são produzidos em aço inox AISI – 304 com certificado de procedência e com o melhor custo benefício do mercado.
Somada à garantia da qualidade da água, a FUSATI projeta seus equipamentos de forma a proporcionar economia de manutenção ou troca de peças. Desta forma, ficam reduzidas as interferências nos processos de fabricação. O filtro é retrolavável e não consome energia.
Cloro não!
A FUSATI possui um sistema para remover o cloro da água. Para as cervejarias esta é uma etapa importante porque a remoção da substância garante que não haverá interferências no cheiro ou no paladar, e também não provocará reações indesejáveis com outros ingredientes da receita. O declorador da FUSATI é a tecnologia ideal para o produto final da cerveja.
Água de Poço ou Mina
Se você pensa em utilizar este tipo de água para fabricar sua cerveja, é preciso atenção. É preciso ter muito cuidado com poluição e necessidades de correção da água para uso na área alimentícia. O filtro para poço artesiano da FUSATI conta com processo de desinfecção a partir da dosadora automática de cloro e de sistema ultravioleta ou ozônio. A solução projetada pela marca para este tipo de água ainda conta com:
– redução de ferro e/ou manganês da água, com um sistema que ocupam um pequeno espaço;
– elimina a possibilidade da água amarelada e turva;
– vida útil de três anos para os elementos filtrantes – desde que seja realizada as manutenções e retrolavagem constantes;
– retrolavagem feita somente com água, sem a necessidade de energia elétrica ou produtos químicos.
Consulte a FUSATI !
Fonte:
https://revistabeerart.com/news/cervejarias-brasil
https://www.ufrgs.br/alimentus1/feira/mpoutro/%C3%A1gua/%C3%A1gua_na_cervejaria.htm