A água é um recurso essencial para a manutenção da vida humana, dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável. Mas, como se sabe, a disponibilidade da água doce no planeta é uma questão crítica hoje em dia. 

O aumento da demanda hídrica em todo o mundo – para o atendimento da população global, dos serviços de saneamento básico, da agricultura e da indústria – compromete seriamente o ciclo hidrológico natural do planeta. 

E de maneira agravante, fatores como desmatamentos florestais, incêndios em larga escala, poluição de corpos hídricos e dos solos, gestão inadequada de resíduos sólidos e as colossais emissões de carbono (CO2) na atmosfera vêm impulsionando as alarmantes mudanças climáticas e o temido aquecimento global. 

Implacavelmente, esses e outros aspectos convergem numa série de mazelas sociais, entre as quais o aumento da escassez da água doce em várias regiões do mundo.

Diante disso, o reaproveitamento da água é uma inevitável necessidade nos dias de hoje. 

Essa, porém, é uma responsabilidade que deve ser compartilhada. Pelo poder público, enquanto articulador e executor de projetos e iniciativas ligadas ao reúso da água, e pela sociedade civil (comunidade, empresas e indústrias), que também precisa dispor de soluções para a captação e tratamento de águas pluviais e residuais.  

O que é Sustentabilidade em Tempos Atuais?

Sustentabilidade, essa palavra tão em voga, nada mais é do que a capacidade da humanidade sobreviver, e realizar suas múltiplas atividades sociais, fazendo uso racional e consciente dos recursos naturais disponíveis, de forma a garantir o seu ciclo regenerativo e o futuro das próximas gerações.

Normalmente, a sustentabilidade é associada apenas ao aspecto ecológico e à necessidade de preservação da natureza. Mas a sustentabilidade contempla três pilares básicos: 

  1. Ambiental – respeito à natureza, práticas ecológicas
  2. Social – condições de vida sócio-culturais igualitárias
  3. Econômico – equilíbrio entre viabilidade econômica e fatores sócio-ambientais 

Água e Sustentabilidade

A disponibilidade da água é uma das questões ambientais no centro das discussões sobre sustentabilidade.

Embora a Terra seja conhecida como “planeta água”, somente 3% da água do globo é doce.

Como se não bastasse, desta pequena fração de água doce cerca 2,5% encontra-se nas geleiras, ou seja, está indisponível. 

Então, isso significa que somente 0,5% da água doce do mundo está acessível para o consumo (isso inclui fontes superficiais e aquíferos).  

Mas, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), da ONU, o nível de água potável no mundo está perigosamente em queda.

Nos últimos 20 anos,  observa a OMM, por causa da degradação ambiental a água vem diminuindo cerca de 1 centímetro (cm) por ano, tanto em reservatórios superficiais quanto subterrâneos. 

Qual a Relação da Água com a Sustentabilidade?

Por ser um recurso indispensável aos seres humanos, organismos vivos e ecossistemas, a disponibilidade da água é uma condição inerente à sustentabilidade da Terra.   

Contudo, a sustentabilidade hídrico-ambiental depende de uma circunstância vital: oferta de água doce de qualidade, livre de poluição e suficiente para o atendimento das necessidades humanas, sociais e produtivas. 

Hoje, segundo o World Resources Institute (WRI), cerca de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo estão expostas a condições de estresse hídrico por, pelo menos, um mês por ano.

E metade dessa população, ou 25% dos habitantes do planeta, sofre de estresse hídrico extremamente alto, alerta o WRI. Porém, 1% do PIB (Produto Interno Bruto) do mundo poderia fornecer segurança hídrica para todos até o ano de 2030. 

Prevê-se que a demanda por água aumente em até 30% até 2050, impulsionada pelo crescimento populacional, desenvolvimento socioeconômico e mudanças nos padrões de consumo”, projeta o instituto internacional.

O que é Sustentabilidade da Água?

Pode-se dizer que a sustentabilidade da água é a existência de um ciclo hidrológico saudável, renovável e suficiente para o atendimento das necessidades humanas, das cidades, da agricultura e do setor produtivo. 

Na prática, implica diretamente na conservação dos ecossistemas aquáticos, no uso racional dos recursos hídricos e na adoção de tecnologias/sistemas alternativos para a geração de água de reúso (proveniente de água da chuva ou residuais), entre outras ações ambientalmente éticas.  

Qual é a Importância do Uso Sustentável da Água?

A água é um recurso estratégico. Portanto, seu uso sustentável vai, desde já, garantir a poupança dos recursos hídricos, isto é, reduzir o estresse hídrico de mananciais superficiais (rios, ribeirões, lagos, represas) e subterrâneos (lençóis freáticos e aquíferos). 

O uso sustentável da água é indispensável para a manutenção da vida humana, dos serviços de saneamento básico, das atividades econômicas, da agricultura, do segmento industrial e de inúmeras atividades como turismo, lazer e educação, entre outras. 

No Brasil, o consumo médio de água por habitante/dia é de 150,7 litros, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2021.

Detalhe: o volume de água consumido diariamente pelo brasileiro é superior aos 110 litros/dia recomendados pela ONU para o atendimento das necessidades básicas de uma pessoa.  

O que é Consumo Sustentável da Água?

Consumo sustentável da água é um termo genérico que compreende medidas que visam o uso racional da água, a poupança dos recursos hídricos (água bruta) e o reaproveitamento de águas pluviais e/ou residuais. 

No cotidiano, o consumo sustentável de água significa economia de água, combate aos desperdícios e perdas físicas, não poluição dos mananciais, eficiência nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água (públicos ou privados) e a adoção de tecnologias geradoras de água de reúso.    

3 Maneiras de Uso Sustentável da Água

Como se sabe, o Brasil é notadamente um país privilegiado quanto às condições hídricas. Nosso país possui cerca de 13% das reservas de água doce do planeta. 

O problema é que essa grande disponibilidade hídrica fomentou, entre nós, uma espécie de cultura do desperdício. Ou seja, interiorizamos a ideia de que a água é um recurso infinito e facilmente renovável. Mas não é bem assim, como já sabemos.   

Um exemplo dessa falta de zelo com os recursos hídricos é o astronômico percentual de perda de água tratada registrada no país. 

Estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil apontou que cerca de 40,1% de toda a água tratada produzida no país é desperdiçada devido a problemas nas redes de abastecimento (vazamentos, rompimentos e falhas técnicas).

Mas como o cuidado com a água é uma responsabilidade compartilhada por todos, cabe lembrar que no ambiente doméstico também é possível introduzir novos hábitos, fazer adequações estruturais e adquirir equipamentos/sistemas visando o consumo sustentável da água. Veja alguns exemplos: 

Consumo Consciente

  • Não utilizar água tratada para a lavagem de garagens, calçadas, veículos
  • Não utilizar o esguicho como vassoura, isso é desperdício de água tratada

Economia

  • Não escovar os dentes, fazer a barba ou esfregar a louça com a torneira aberta
  • Reduzir o tempo dos banhos 
  • Instalação de temporizadores nas torneiras
  • Substituir registros, torneira e válvulas com vazamentos

Água de Reúso

  • Reaproveitamento da água da máquina ou de banhos para a lavagem de pisos, banheiros e da garagem
  • Instalação de cisternas para o armazenamento da chuva (e posterior tratamento) para a utilização em rotinas que não demandam água potável 
  • Instalação de tecnologias (sistemas de filtragem e ETAs compactas) que produzem água de reúso para fins não potáveis

FUSATI: Soluções Sustentáveis

Desde os anos 80, a FUSATI desenvolve, fabrica e vende soluções de filtragem e tratamento de água para clientes residenciais, comerciais e industriais (cerca de 50 mil usuários no país).

Além de garantir o fornecimento de água potável e 100% tratada – em conformidade com a Portaria GM/MS Nº 888, do Ministério da Saúde – os Filtros Centrais e Estações de Tratamento de Água (ETA) com a patente FUSATI são dispositivos reconhecidos por sua ecoeficiência (‘eco friendly’).

Os sistemas de filtragem e tratamento de água FUSATI são fabricados tendo em vista duas premissas centrais: a pureza da água e a conservação do meio ambiente.

Além de funcionais, seguros e precisos na oferta de água própria para o consumo humano, nossos Filtros Centrais e ETAs pressurizadas, compactas e modulares são excelentes opções para clientes que buscam aperfeiçoar suas práticas sustentáveis e obter rentabilidade. 

As tecnologias FUSATI podem garantir uma grande economia na conta mensal de água. Especialmente quando instaladas em condomínios (residenciais e comerciais), empresas, indústrias, shoppings, hotéis, hospitais e outros empreendimentos que têm grandes áreas de captação de água pluvial (telhados e calhas).  

Nesses casos, a água da chuva é devidamente coletada e tratada nas Estações de tratamento de água e Filtros Centrais FUSATI para dar origem à preciosa água de reúso, recurso hídrico sustentável que pode ser usado em casas, comércios e fábricas em substituição à água tratada de abastecimento público. 

A água de reúso gerada pelas soluções FUSATI pode ser empregada em inúmeras tarefas que não requerem água potável. Exemplos: 

  • lavagem de pisos, calçadas, garagens e pátios
  • lavagem de frotas de veículos
  • descarga de vasos sanitários
  • resfriamento de máquinas e equipamentos industriais
  • irrigação de jardins e grandes áreas verdes (paisagismo)
  • emprego nos pomares, cereais, forragens, pastagens para gados e outros cultivos

Fale com a gente!

Sumário
Consumo de Água e a Sustentabilidade em Tempos Atuais
Nome do Artigo
Consumo de Água e a Sustentabilidade em Tempos Atuais
Descrição
A água é um recurso essencial para a manutenção da vida humana, dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável. Mas, como se sabe, a disponibilidade da água doce no planeta é uma questão crítica hoje em dia.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.