Entre todas as substâncias sólidas e líquidas, a água é, sem dúvida nenhuma, aquela mais essencial à vida humana. Portanto, a água é um alimento, sim!
Deixando de lado as discussões semânticas e possíveis embates científicos sobre o tema, vamos aqui considerar a definição de “alimento” dada pelo Decreto-Lei 986, de 21 de outubro de 1969:
“Alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinadas a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento”.
Devidamente classificada, a água, assim como qualquer alimento, também precisa estar livre de impurezas e substâncias nocivas para que o seu consumo seja seguro.
Daí a importância dos processos de filtragem e tratamento de água, ações fundamentais para a higienização da água e, consequentemente, a garantia da saúde dos seres humanos, principalmente na prevenção de doenças de veiculação hídrica.
Porque a água é considerada um alimento?
A água é considerada um alimento porque é uma das substâncias necessárias à “formação, manutenção e desenvolvimento” do organismo humano.
Muito mais do que necessária, na verdade a água é uma substância obrigatória e inerente à vida humana. Pois garante a hidratação, o metabolismo e o bom funcionamento do organismo.
Não custa lembrar que cerca de 70% do corpo humano é composto por água, que está distribuída por órgãos, tecidos, sangue e células.
Para se ter uma ideia, a água corresponde a 86% do fígado, 83% dos rins e do sangue, 80% dos pulmões, 79% do coração, 75% do cérebro e dos músculos, 64% da pele e 22% dos ossos.
Que tipo de alimento é a água?
A água é um alimento de origem mineral, a exemplo de sais minerais como magnésio, cálcio, fósforo, potássio, ferro, manganês, zinco e iodo.
Além dos alimentos minerais, existem os alimentos de origem animal (carne, ovos, leite) e de origem vegetal (frutas, legumes e verduras).
Cabe destacar que a maioria dos alimentos de origem animal e vegetal também contém sais minerais, que são essenciais para a manutenção do equilíbrio do organismo humano (contração muscular, ossos, dentes, batimentos cardíacos, homeostase sanguínea e outras funções).
Quais são os alimentos que têm água?
Todo tipo de alimento possui doses de água em sua composição. Porém, essas doses são variáveis.
Mas, de forma geral, são os alimentos de origem vegetal aqueles que possuem maior teor de água.
Confira, abaixo, uma relação com alguns alimentos que possuem alto percentual de água em sua composição e que, portanto, são excelentes para a hidratação do organismo e para a saúde:
- Pepino e alface (96%)
- Abobrinha, rabanete e salsão (95%)
- Tomate (94%)
- Repolho verde (93%)
- Morango, melancia e espinafre (92%)
- Brócolis (91%)
- Pêssego (88%)
- Laranja, cenoura e abacaxi (87%)
- Damasco (86%)
- Ameixa (85%)
- Maçã e pera (84%)
- Banana (74%)
- Batata (79%)
Fonte: Livro “Bowes & Church’s Food Values”
Água potável para famílias
Enquanto alimento mineral imprescindível à vida, a água deve ser ofertada de forma absolutamente segura para o consumo humano, especialmente para a ingestão, higiene pessoal e lavagem/cozimento de alimentos.
Quando o assunto é água potável, tratada e 100% segura, um dos equipamentos mais funcionais e eficientes do mercado – relacionados ao tratamento de água residencial – é o Filtro Central de Água FUSATI – ou Filtro de Água de Entrada Residencial -, produto líder de vendas em seu segmento com aprovação total em lares e condomínios.
Provavelmente, você já se deparou com um dos Filtros Centrais do catálogo FUSATI. São aqueles dispositivos metálicos e cilíndricos geralmente instalados nas proximidades do ponto de entrada da água da rede de distribuição pública. Na maioria das casas, costumam ficar na área da garagem, onde executam um trabalho silencioso (24 horas/dia) mas absolutamente vital para a saúde das famílias.
Construídos em chassi de aço inoxidável (inox 304 e inox 316), com diferentes níveis de vazão (de 1.000 a 3.000 litros/hora), sete estágios de filtragem e certificação INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os Filtros de Água FUSATI são, além de seu excelente desempenho sanitário, dispositivos com o melhor custo x benefício do mercado.
Tratamento complementar da água sem uso de energia
Todo Filtro de Água de Entrada Residencial FUSATI opera sem a necessidade de energia elétrica e possui o recurso de retrolavagem (autolimpeza do elemento filtrante).
São amplamente recomendados no tratamento complementar da água de abastecimento público, com capacidade de reter micropartículas presentes na água de 5 a 15 microns (μm).
A instalação após o cavalete (entrada de água) confere uma grande vantagem operacional ao Filtro Central FUSATI em relação a outros aparelhos filtrantes.
Isso acontece na medida em que toda a água de distribuição percorre seu interior, sendo tratada por sete camadas de quartzo antes de ser distribuída em todos pontos de saída de água do imóvel – registros, válvulas, caixas d’água, torneiras, chuveiros, purificadores e outros eletrodomésticos.
Outro diferencial do Filtro Central FUSATI, relacionado à sua alta capacidade de retenção de micropartículas, é o fato de prevenir as incrustações, aumentando assim a vida útil de tubulações, dispositivos hidráulicos e aparelhos que são abastecidos por água como purificadores de água, máquinas de lavar e outros.
Água tratada para condomínios
Com 40 anos de experiência no segmento de filtragem e tratamento de água – inclusive soluções para o segmento industrial -, a FUSATI também atende o mercado de condomínios (residenciais e comerciais).
Para esses clientes, a FUSATI possui as versáteis Estações de Tratamento de Água (ETA) pressurizadas, compactas e modulares.
Com várias possibilidades de customização – como a instalação de decloradores, abrandadores para correção de água dura, retrolavagem automatizada e outros recursos -, as ETAs FUSATI são estruturas que asseguram a oferta de água tratada e pura para a população de conglomerados residenciais e/ou empresariais.
Em condomínios de residências, além de fornecer água potável para todas as casas, as ETAs FUSATI asseguram o fornecimento de água tratada em áreas comuns como a piscina, sauna, sanitários, chuveiros, bebedouros, pias e outros equipamentos.
As Estações de Tratamento de Água (ETA) também são excelentes alternativas para empreendimentos e condomínios situados em regiões abastecidas por poços artesianos. Nesses locais, elas são especialmente configuradas para retirar o excesso de minerais presentes nas águas subterrâneas, principalmente ferro e manganês.
Além da robustez, da versatilidade operacional e do baixo custo de manutenção, as ETAs FUSATI ainda são estruturas ecoeficientes, pois produzem a valiosa água de reúso – recurso sustentável que, em condomínios, pode ser utilizado na lavagem de pisos, garagens, quadras e na rega de jardins e gramados.