As crises hídricas, que desde 2014 passaram a afetar o abastecimento de grande parte do Estado de São Paulo, trouxeram à tona a importância estratégica do Aquífero Guarani. Hoje, cada vez mais cidades e indústrias dependem da captação e do tratamento de águas subterrâneas provenientes desta gigantesca reserva hídrica.  

O Aquífero Guarani é um extraordinário manancial subterrâneo com 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo que cerca de 13% de sua área está sob o território paulista.

Aquífero Guarani é um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, Brasil, ocupando 1 200 000 km².
imagem: Adaptação com remoção do título – https://pt.wikipedia.org/ – Multimídia/Abr – File made by Agência Brasil

Em meio a mudanças climáticas, eventos extremos e maior ocorrência das estiagens, a exploração das águas subterrâneas do Aquífero Guarani nos últimos anos – por meio de milhares de poços artesianos – vem garantindo a segurança hídrica de vários municípios do Estado de São Paulo.

Nesses tempos, cidades como Ribeirão Preto e Matão, que são integralmente abastecidas com águas extraídas do Aquífero Guarani, se viram livres de colapsos nos reservatórios, torneiras secas, água barrenta e outros problemas hídricos.

Contudo, é importante observar que a abundância hídrica dessas regiões não dispensa a necessidade de tratamento das águas subterrâneas.

Assim como as águas superficiais (de rios, lagos, córregos e represas), as águas subterrâneas também devem atender aos padrões sanitários e de potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde (MS). 

Águas Subterrâneas: Segurança Hídrica

Água subterrânea é aquela encontrada nos aquíferos – formações geológicas de rocha, areia e cascalho que armazenam, aproximadamente, 97% de todo o volume de água doce disponível para consumo no planeta.

Devido à sua relevância no atual contexto hídrico global, a ONU (Organização das Nações Unidas) inclusive escolheu as águas subterrâneas como tema do Dia Mundial da Água 2022.

A saber, embora “invisíveis” as águas subterrâneas são essenciais para o fornecimento de água potável, os sistemas de saneamento, a agricultura, a indústria e os ecossistemas.

Hoje, é provável que o principal dilema ambiental global seja conciliar as crescentes crises hídricas com a necessidade de disponibilidade de água potável para atender a demanda da população, dos serviços municipais, das indústrias e da atividade agropecuária.

São vitais para o abastecimento de cidades, indústrias e do agronegócio. Mas também asseguram a retroalimentação hídrica de nascentes, rios, lagos e pântanos e, consequentemente, a regeneração da natureza.

Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani é um das maiores reservas hídricas subterrâneas do mundo, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados e capacidade para armazenar até 160 trilhões de litros de água.

No Brasil, sua área se estende pelos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas também abrange países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Matéria publicada pela BBC News Brasil destacou a relevância do Aquífero Guarani para as cidades paulistas que são abastecidas (integralmente ou parcialmente) por suas águas subterrâneas.

Por se tratar de uma fonte hídrica estável, salienta a reportagem, hoje a demanda por água doce só aumenta nos municípios paulistas providos pelo Aquífero Guarani.

A BBC News Brasil apurou, junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que atualmente no Estado de São Paulo já existem 3.200 poços tubulares autorizados para a captação de águas subterrâneas do Aquífero Guarani. E que somente em 2021 foram concedidas 564 outorgas para a exploração de água da reserva subterrânea.

Estima-se que o maior reservatório transfronteiriço da América do Sul seja responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 15 milhões de habitantes.

No caso do Estado de São Paulo, ele atende 17% da demanda de água doce de cidades, parques industriais, atividades agrícolas e os serviços de saneamento básico. Ou seja, trata-se de uma reserva estratégica para o fornecimento de água no Estado e na região Centro-Sul do país. 

Filtros de Água para Condomínios

Em muitas regiões do Brasil, a água subterrânea captada por meio de poços tubulares (poços artesianos) é a principal fonte de abastecimento hídrico. 

Essa alternativa é comum em áreas que não dispõem de redes públicas de abastecimento. Ou então naquelas cidades que coletam, tratam e distribuem água extraída de aquíferos à sua população.

Nessas localidades, os Filtros Centrais FUSATI são uma excelente opção para o tratamento de águas subterrâneas distribuídas em condomínios residenciais.

Para condomínios, a FUSATI projeta e instala Filtros Centrais customizados, com capacidade operacional adequada ao volume de vazão, às propriedades físico-químicas da água (de fontes superficiais ou poços) e à demanda da população local.

As tecnologias filtrantes da FUSATI instaladas em condomínios, empresas e indústrias são robustas (construídas em aço inox), seguras e extremamente funcionais, já que são equipadas com recursos como retrolavagem do elemento filtrante e ‘by pass’ (que mantém o fluxo de água em casos de reparos na rede e/ou eventuais manutenções no aparelho).  

Em Jundiaí, a FUSATI solucionou o problema de qualidade de água em um condomínio residencial com Estação de tratamento e filtração

No caso do tratamento de águas subterrâneas, além de assegurar a potabilidade (extrair impurezas e realizar a desinfecção), os Filtros FUSATI também garantem a estabilidade química da água que é destinada ao consumo humano.

Isso se dá com a remoção de partículas de minerais em excesso, particularmente o ferro e o manganês – substâncias que, geralmente, atribuem cor, odor e gosto desagradáveis às águas coletadas de poços artesianos.    

Em condomínios, esse diferencial sanitário assegura o fornecimento de água 100% potável em todos os pontos de saída. Tanto nas unidades residenciais quanto nos dispositivos e espaços comunitários: torneiras, chuveiros, bebedouros, áreas sociais, playground, piscina, sauna, salão de festa e outros ambientes.   

Estação de Tratamento de Água (ETA) para empresas

O tratamento de águas subterrâneas também é imprescindível para as indústrias que empregam esses recursos hídricos em seus processos fabris.

Sistema de Tratamento de Água Não Potável. Considera-se água potável a água de origem do sistema público de saneamento e Água Não potável a água de origem de poços, chuva, rios, lagos, entre outras.

A FUSATI é uma companhia com comprovada expertise no desenvolvimento de projetos e instalação de Estações de Tratamento de Água (ETA) para indústrias de diferentes segmentos produtivos.

Boa parte das empresas clientes da FUSATI são companhias dos setores de alimentação, bebidas, medicamentos, cosméticos e químicos – negócios que demandam água tratada e totalmente potável para o êxito de suas operações.  

Para essas e outras indústrias as ETAs FUSATI transformam a instável água bruta – proveniente de águas subterrâneas ou fontes superficiais – em insumo seguro, potável e totalmente adequado para o processo fabril.

Pressurizadas, compactas e modulares, as ETAs da FUSATI podem atender todo tipo de vazão e demanda industrial hídrica.

Além de garantir segurança hídrica ao processo produtivo, as ETAs FUSATI ainda produzem a valiosa água de reúso – recurso que traz benefícios como a economia de água tratada e a redução da pressão sobre os mananciais.

A água de reúso pode ser utilizada em ações que dispensam o emprego de água potável como, por exemplo, lavagem de pisos, galpões, frotas veiculares, resfriamento de equipamentos industriais, descarga de vasos sanitários e irrigação de áreas verdes.

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Sumário
Tratamento de Águas Subterrâneas
Nome do Artigo
Tratamento de Águas Subterrâneas
Descrição
A FUSATI tem expertise no desenvolvimento de projetos e instalação de Filtros de Água e Tratamento de Água de diferentes origens: Distribuição pública, Poço, Rios, entre outros. Atende indústrias de diferentes segmentos produtivos, residências e condomínios.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.