Ao longo da história, a necessidade humana de consumir água potável impulsionou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias e sistemas de filtragem de água.
Foram várias as civilizações que, desde a Antiguidade, se empenharam na construção de sistemas de tratamento e filtragem da água para assegurar o bem-estar de seus cidadãos e a saúde pública em suas sociedades.
Gregos, romanos e egípcios são alguns dos povos que desenvolveram mecanismos para captação, armazenagem e distribuição pública de água que já dispunham de sistemas de filtragem. Tudo para garantir condições sanitárias mínimas da água que era consumida nessas sociedades históricas.
Hoje, existem alternativas vão desde a simples tecnologia de filtragem por gravidade (das velas de cerâmica dos filtros de barro) até as eficientes e versáteis Estações de Tratamento de Água (ETA) de uso industrial, unidades pressurizadas que são projetadas para o tratamento de águas superficiais e subterrâneas empregadas, principalmente, no processo fabril.
O Que é Sistema de Filtragem?
Pode-se dizer que os sistemas de filtragem são diferentes processos responsáveis pela remoção de resíduos indesejados e/ou nocivos à saúde em substâncias líquidas ou gasosas.
Os sistemas de filtragem variam conforme o tipo de filtro e/ou tecnologia desenvolvida para purificar substâncias como água, ar, óleos, gases poluentes, combustíveis, água de piscina e outras tantas.
No caso particular da higienização da água, os sistemas de filtragem atuam na tarefa de remoção de microrganismos, resíduos e impurezas da água, substância essencial não somente à vida humana, mas também aos animais, meio ambiente, agricultura, atividade industrial e aos serviços públicos.
Como Funciona o Processo de Filtragem da Água?
Existem diferentes sistemas de filtragem da água. Mas, basicamente, os filtros, estações de tratamento e outros equipamentos de filtragem de água são classificados de acordo com sua força motriz (filtragem por gravidade ou por pressão) e sua estrutura física (sistemas abertos ou fechados).
Por exemplo, na maioria das cidades do mundo o processo de tratamento da água de abastecimento público é realizado pelas Estações de Tratamento de Água (ETA), que são unidades abertas e que operam por meio da gravidade.
Basicamente, nas ETAs o tratamento da água bruta é realizado em oito etapas, sendo que a filtragem (ou filtração) é apenas uma delas:
Captação
Por meio de bombeamento, a água bruta é captada de mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou subterrâneos (poços).
Coagulação
Adição de coagulantes como sulfato de alumínio, hidróxido de cálcio e cloreto férrico para provocar a aglomeração de partículas sólidas de sujeira.
Floculação
Aglutinação de partículas sólidas em flocos maiores com microestrutura porosa.
Decantação
Por força da gravidade, as impurezas e partículas são depositadas no fundo dos tanques.
Filtração
Quartzo, areia, resinas, carvão ativado, e outros elementos filtrantes executam a filtragem da sujeira (impurezas de pequeno tamanho) que “driblaram” a etapa de decantação.
Pós-alcalinização
Correção do pH da água com a adição de cal hidratada, ou carbonato de sódio, para evitar a corrosão ou incrustação dos encanamentos.
Desinfecção
Adição de cloro ou ozônio para a eliminação de microorganismos (vírus e bactérias) causadores de doenças.
Fluoretação
Adição de flúor para a prevenção de cáries dentárias, prevista pela legislação brasileira desde 1974
Sistema de Filtragem de Água Residencial
A filtragem de água residencial é possível através de aparelhos como os tradicionais filtros de barro, filtros acoplados às torneiras, purificadores, ozonizadores e Filtros Centrais.
Nos filtros de barro, a desinfecção da água é feita por gravidade, ou seja, quando a água transpassa uma vela porosa. Dependendo do modelo, essa vela ainda pode conter outros elementos filtrantes em seu interior.
Os modelos acoplados à torneira, ou conectados na parede, dependem da pressão da água para executar o processo de filtragem. Nesses aparelhos, os elementos filtrantes geralmente são refis/cartuchos que necessitam ser substituídos periodicamente.
Os populares purificadores de água, por sua vez, são aparelhos na maioria das vezes pressurizados e que dependem de energia elétrica. Conforme o modelo e fabricante, oferece recursos como refrigeração e aquecimento da água. Também operam com refis/cartuchos.
Já os ozonizadoresutilizam o gás ozônio (O₃) – que possui alta capacidade de oxidação e, portanto, de eliminação de bactérias e outros microorganismos – na tarefa de filtragem da água.
Enquanto isso, os Filtros Centrais FUSATI, aqueles instalados após o hidrômetro, são a opção ideal para quem deseja água tratada e segura em todos os pontos de saída de água do imóvel (inclusive a caixa d’água). O tratamento da água é feito por gravidade e o funcionamento não depende de energia elétrica.
O Filtros Centrais FUSATI possuem estrutura em aço inoxidável, elemento filtrante com sete camadas de quartzo e recursos funcionais como ‘by pass’ (para eventuais manutenções) e retrolavagem, que por meio da inversão do fluxo de água realiza a limpeza do sistema filtrante, estendendo sua vida útil e gerando economia.
Sistema de Filtragem de Água Industrial
Para uma planta fabril que depende do fornecimento contínuo de água de qualidade superior, as melhores alternativas são os Filtros Industriais ou a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, pressurizada e devidamente configurada para o atendimento de sua demanda hídrica.
A FUSATI, empresa 100% brasileira instalada no município de Piracicaba (SP), é especializada em projetos e instalação de Filtros Industriais e ETAs para empresas dos segmentos de alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, produtos químicos e outros que têm a água de qualidade como um recurso estratégico para a competitividade de seus negócios.
Para essas indústrias, a FUSATI fabrica equipamentos filtrantes capazes de reter partículas – como areia, barro, poeira, lodo e outros sedimentos – menores do que um fio de cabelo.
Entre as principais vantagens das ETAs e Filtros Industriais da FUSATI estão a erradicação total de impurezas, agentes poluentes e patogênicos, a possibilidade de customização do tratamento de água, o baixo custo de manutenção, a fácil instalação, o reduzido consumo de energia elétrica, a conformidade com normas técnicas, de segurança e leis ambientais e a geração da água de reúso (para atividades que não requerem água potável).
Sistema de Filtragem de Água de Poço
Para empresas, condomínios e residências localizadas em áreas sem redes de distribuição de água – onde o abastecimento é feito por meio de água proveniente de poços artesianos – a FUSATI também disponibiliza equipamentos filtrantes que fazem a correção de parâmetros físicos, químicos e biológicos indesejados.
Por exemplo, em áreas abastecidas por aquíferos, cerca de 70% dos poços artesianos possuem água com excesso de ferro e manganês, o que compromete a potabilidade da água – cujos parâmetros no Brasil são determinados pela Portaria 888, do Ministério da Saúde, publicada no dia 4 de maio de 2021.
É bom lembrar que a presença desses minerais na água provoca mau cheiro, cor amarelada e um certo gosto metálico. Mais do que essas inconveniências, o excesso de ferro e manganês favorece a proliferação de bactérias, o surgimento de doenças e põe em risco a qualidade dos produtos que são fabricados com água (bebidas, comidas processadas, remédios e outros).
A água captada de poços profundos ainda pode causar outro grande transtorno que é o acúmulo de minerais (cálcio e magnésio) nas tubulações, estimulando a formação de incrustações que provocam entupimentos, vazamentos e até o estouro de canos.
A formação dessas incrustações se dá por causa da chamada “água dura”, que possui altas concentrações de cátions de cálcio e magnésio, acima de 150 mg/litro.
Qual é o Melhor Elemento Filtrante?
Existe uma grande variedade de elementos filtrantes para diferentes necessidades, equipamentos e tipos de água bruta. Então, não é possível afirmar que existe a supremacia de um ou de outro elemento filtrante.
Alguns dos elementos filtrantes mais famosos, disponíveis em filtros domésticos convencionais e sistemas filtrantes mais complexos, são a areia, o cascalho, o quartzo, a zeólita, o carvão ativado, o carvão antracito, as resinas e o seixo.
No caso dos eficientes e funcionais Filtros Centrais FUSATI – que há quatro décadas atendem clientes residenciais, comerciais e industriais e, cuja qualidade é certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – há modelos equipados com quartzo, zeólita e carvão ativado.