Os problemas de desabastecimento e falta de qualidade da água voltaram a atormentar a vida dos cariocas neste início de 2021. Além das torneiras secas, as principais reclamações da população afetada mais uma vez relatavam o sabor de terra, o cheiro ruim e a turbidez da água.
O sufoco hoje vivido por milhares de habitantes fluminenses, acontece um ano após uma crise de abastecimento e da aparição de uma suspeita “água suja” que afetou a mesma população.
Há exato um ano, problemas de fornecimento e instabilidade da água causaram os mesmos desgostos aos cidadãos do Rio. Depois, laudos e diagnósticos trouxeram má fama à geosmina, substância orgânica presente no solo que foi apontada como a vilã da história.
Desta vez, a instabilidade da água atingiu no mínimo 50 bairros do Rio de Janeiro e de alguns municípios da Baixada Fluminense, segundo reportagem veiculada no G1 do Rio.
Mas o roteiro de aborrecimentos que se seguiu foi o mesmo: torneiras secas ou com água barrenta, famílias, comércios e empresas prejudicados, cidadãos disparando contra a empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição pública de água e os gestores hídricos responsáveis prometendo soluções à população.
Fato é que os moradores dessas regiões atingidas pela água de má qualidade novamente sofreram. Tiveram que arcar com a compra de galões de água mineral e buscar alternativas (como pegar água de poços artesianos ou em bairros distantes) para suprir a falta de água necessária às atividades básicas do dia a dia como ingestão, lavagem e cozimento de alimentos.
Para essa enorme população lesada, mais uma vez o saldo envolveu transtornos, custos extras e o risco de contaminação por uma água que não se enquadra dentro dos padrões aceitáveis de potabilidade.
O que é água potável?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que define a potabilidade da água é um conjunto de parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos que a tornam segura e própria para o consumo humano.
No Brasil, esses limites são definidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017 (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0005_03_10_2017.html), do Ministério da Saúde. Essa norma federal regula as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
O consumo da água pelo brasileiro
O brasileiro consome uma média de 154,9 litros de água por dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
A Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza que diariamente cada pessoa deve consumir, no mínimo, 110 litros de água para satisfazer suas necessidades básicas – sanitárias, ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal.
Mas, no Brasil, ainda existem cerca de 35 milhões de habitantes que vivem sem o fornecimento de água tratada. Esse número corresponde a quase 17% da população do país.
Filtro de Água Central, a prevenção ideal
Os Filtros Centrais da FUSATI são uma solução segura e infalível para o tratamento de água, tanto no cotidiano quanto em momentos de crise como esse vivido pela população carioca.
Práticos, eficientes e econômicos, os Filtros FUSATI executam a desinfecção e a purificação da água, independente da fonte de água – rede pública de distribuição, poços artesianos, rios ou lagos.
A grande virtude dos Filtros FUSATI é a sua capacidade de “arredondar” a água instável proveniente dessas fontes de abastecimento – que normalmente traz micropartículas em suspensão (argila, areia e ferrugem), minerais em excesso e outros elementos contaminantes – e, em seguida, entregá-la ao consumidor 100% potável e livre de riscos.
Como funciona o Filtro Central?
O Filtro Central é instalado após o hidrômetro do imóvel. Locais onde não há serviço de distribuição de água, o filtro fará parte do sistema de tratamento de água e colocado após o ponto de captação de água da fonte alternativa – rio, lago ou poço artesiano.
A partir dessa conexão, ele executa o tratamento da água ao submetê-la a diversas etapas de purificação e filtragem. Uma vez dentro do filtro, a água percorre sete (07) camadas filtrantes compostas por cristais de quartzo e elementos como carvão ativado, zeólita e outros materiais.
Após esses processos de assepsia, a água então é distribuída a todos os pontos do imóvel conectados a torneiras, chuveiros, registros, máquinas de lavar, bebedouros, equipamentos industriais e outros eletrodomésticos ou dispositivos hidráulicos. Água pura e cristalina em todos os pontos de saída.
Clientes residenciais, comerciais e industriais
Fabricados em estrutura de aço inoxidável, os Filtros Centrais com a marca FUSATI garantem o fornecimento de água pura e abundante em residências, condomínios (horizontais e edifícios), empresas, hotéis, escolas, laboratórios, clubes, restaurantes, frigoríficos, academias, shopping centers e outros locais que possuem grandes demandas.
Os benefícios e vantagens do Filtro Central FUSATI
Proprietários e usuários de Filtros Centrais FUSATI desfrutam de uma série de vantagens sanitárias, funcionais e econômicas. Essa lista de benefícios inclui:
- Oferta de água potável, segura, cristalina e livre de impurezas
- Redução de custos com manutenção de torneiras, chuveiros, caixas d’água, válvulas e eletrodomésticos, já que a água sem resíduos evita a formação de incrustações que causam entupimentos nos canos e danos a esses equipamentos
- Equipamentos fabricados em observância a legislações e normas técnicas sanitárias e de segurança
- Certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
- Economia com energia elétrica (funciona sem!)
- Fornecimento de matéria-prima (água) ideal para processos industriais
- Fim das constantes manutenções graças ao recurso de retrolavagem (filtro autolimpante)
- Modelos específicos conforme o tipo de água, vazão e demandas particulares
- Excelente relação Custo x Benefício
Filtros com qualidade comprovada
Em todo o país, o Grupo FUSATI já atendeu mais de 50 mil clientes residenciais, comerciais e industriais que optaram pela qualidade, tecnologia e segurança dos produtos e soluções da empresa instalada na cidade de Piracicaba (SP).
Gostaria de conhecer nossa linha de Filtros Centrais para residências, comércios e indústrias, bem como outras soluções de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais?
Mais informações nos canais de relacionamento do Grupo FUSATI!
E-mail: fusati@fusati.com.br
Telefone: (19) 3301-6666
WhatsApp: (19) 99608-0239