A oferta de água filtrada e pura é, desde sempre, uma antiga preocupação humana para a garantia da saúde, do bem-estar e a prevenção de doenças e males provocados por contaminações hídricas.
Já era sabido que, desde a Antiguidade, as sociedades gregas, romanas, babilônias e egípcias possuíam métodos e tecnologias pioneiras para o tratamento da água que era distribuída às suas populações. Mas, recentemente, pesquisas arqueológicas descobriram que a civilização maia também dispunha de um avançado sistema de filtragem de água, que funcionava com a utilização de minerais como quartzo e zeólito.
A recente descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Cincinnati, dos Estados Unidos, nas ruínas da antiga cidade Maia de Tikal, hoje situada no território da Guatemala, na América Central.
Nessa antiga cidade maia, os pesquisadores descobriram um engenhoso sistema de tratamento de água – um filtro localizado próximo a um reservatório – que foi classificado no estudo como “o exemplo mais antigo de purificação de água no hemisfério ocidental”
A pesquisa, que foi publicada na revista Scientific Reports, destaca a eficácia da milenar tecnologia maia e salienta que a utilização desse sistema composto pelos dois minerais (quartzo e zeólito) no tratamento de água ainda é bastante eficiente até os dias de hoje.
Segundo relataram os cientistas norte-americanos, o quartzo e o zeólito são minerais muito eficazes na missão de remover micróbios nocivos, compostos ricos em nitrogênio, metais pesados e outras toxinas presentes na água.
Os pesquisadores concluíram que os maias já tinham conhecimento dessas propriedades purificadoras dos dois minerais. A prova disso, justificam os cientistas, é que tanto o quartzo quanto o zeólito não são recursos naturais nativos de Tikal, mas devido às suas poderosas características filtrantes eram trazidos de regiões a cerca de 30 quilômetros da cidade para compor o sistema hidráulico de tratamento de água da ancestral civilização mesoamericana.
Os Minerais Purificadores
Até hoje, o quartzo e o zeólito ainda são empregados como elementos filtrantes em diversos aparelhos e tecnologias de purificação de água de uso residencial, comercial e industrial. Os dois minerais possuem diferentes granulometrias e são especialmente utilizados por sua comprovada eficácia na remoção de partículas sólidas.
O quartzo e a areia de quartzo são muito utilizados em Filtros de Água Centrais e outros dispositivos de tratamento de água por sua reconhecida capacidade de reter partículas sólidas. O quartzo integra o grupo dos minerais silicatos, que são aqueles mais abundantes na crosta terrestre.
Já o zeólito é um mineral de origem vulcânica, cuja característica porosa o transforma numa eficaz peneira filtrante e absorvente de micropartículas de metais e outras substâncias presentes na água. Também é um mineral bastante utilizado na limpeza/conservação de piscinas e em sistemas de tratamento de efluentes industriais.
Grupo FUSATI
A FUSATI Filtros e a FUSATI Ambiental, empresas que compõem o Grupo FUSATI – companhia criada no início dos anos 80 com a missão de desenvolver soluções de tratamento de água para clientes residenciais, comerciais, industriais e administrações públicas –, também empregam parte desse conhecimento milenar dos minerais e suas propriedades filtrantes em seus projetos.
Baseada nesses comprovados princípios filtrantes, a FUSATI desenvolve modernos e tecnológicos equipamentos para o tratamento de água bruta (poços artesianos, rios, lagoas e outros mananciais), água de rede de abastecimento e de efluentes industriais.
Filtros Centrais
Equipados com sete camadas de quartzo, a linha de Filtros Centrais da FUSATI equipa residências e uma grande variedade de negócios que demandam volumes maiores de água tratada, segura e própria para o consumo humano em todas as suas dependências.
De maneira opcional, conforme a necessidade específica de tratamento de água e o tipo de fonte de abastecimento, a FUSATI também projeta e fabrica filtros com outros componentes filtrantes, a exemplo do zeólito, do carvão ativado, de resinas e de outros materiais. São projetos personalizados que asseguram a oferta de água pura e ideais para cada circunstância e demanda.
Parceiros de vários segmentos econômicos possuem Filtros FUSATI operando em tempo integral em suas instalações para garantir água tratada a seu diversificado público – clientes, colaboradores, visitantes e funcionários terceirizados. São hotéis, instituições de ensino, hospitais, frigoríficos, supermercados, condomínios, lavanderias, shopping centers, aeroportos e indústrias de vários setores que já comprovaram a qualidade, a tecnologia e os benefícios dos produtos/soluções com a grife FUSATI.
Em indústrias, a água distribuída pelos Filtros FUSATI, ou pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) construídas com a marca FUSATI Ambiental, tem um papel vital nos processos fabris que dependem, fundamentalmente, de abastecimento de água de qualidade superior para o seu sucesso.
Por exemplo, as empresas dos setores alimentício e de medicamentos, para os quais a água pura (inodora, incolor e insípida) é um insumo precioso que garante a integridade e a manutenção das características básicas de seus produtos. Nesses casos, a água devidamente tratada não altera o sabor, o cheiro e nem a textura desses itens durante o processo fabril.
Além de tecnologia avançada, todos os produtos e soluções da FUSATI possuem certificações técnicas, selos verdes (que atestam a relação amigável da empresa com o meio ambiente) e são desenvolvidos em conformidade com legislações vigentes de segurança, de saúde e sanitárias.
Consulte a FUSATI Filtros e a FUSATI Ambiental
E-mail: FUSATI@FUSATI.com.br
Telefone: (19) 3301-6666
WhatsApp: (19) 99608-0239