Morar em cidades litorâneas é um privilégio. Uma opção geralmente associada à qualidade de vida e prazeres como a possibilidade de pegar uma praia a qualquer momento, curtir a paisagem beiramar, praticar atividades esportivas na orla, saborear uma porção de peixe fresco ou frutos do mar, tomar uma água de coco enquanto se contempla a imensidão azul e outros. Um pacote incrível de alegrias e regalias! Uma das poucas desvantagens de residir no litoral, contudo, é o estrago que a maresia causa nos imóveis, veículos, eletrodomésticos, móveis e objetos de toda espécie.

A maresia é aquele spray salgado que sopra do oceano em direção ao continente, que além de seu típico odor marítimo provoca corrosão, ferrugem e a degradação de objetos e materiais que estão no seu raio de alcance.

Como se sabe, nas regiões praianas o tempo de vida útil de portas, janelas, geladeiras, fogões, carros, fiações, madeiramentos, encanamentos, esquadrias metálicas, estruturas de concreto e aço é bem menor do que em outras cidades mais distantes do oceano. E a principal vilã é a maresia.   

De acordo com o Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil – publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, baseada nos dados do Censo 2010 – 26,6% da população brasileira reside em municípios da zona costeira. Este universo populacional equivale a 50,7 milhões de habitantes, que estão distribuídos em 463 cidades.

Ou seja, mais de um quarto dos brasileiros reside em cidades costeiras e luta, eternamente, contra os devastadores efeitos corrosivos causados pela ação da maresia. Isso significa constantes manutenções, frequentes trocas de peças e a utilização de produtos específicos para tentar atenuar os danos causados pela maresia.

Obviamente, essa batalha preventiva e reativa contra esse potente fenômeno da natureza, a maresia, também gera mais custos à população litorânea em relação aos habitantes daquelas cidades situadas acima do nível do mar.

Equipamentos Externos

A maresia não poupa nenhum tipo de imóvel, não importa se é moradia fixa, comércio ou casa de veraneio. Indiferente ao tipo de dono e frequência de uso do imóvel, a maresia castiga e corrói equipamentos, mobílias, eletrodomésticos e estruturas arquitetônicas, tudo sem nenhuma dó.   

Dispositivos e equipamentos externos – como antenas parabólicas, portões de ferro, janelas (de madeira ou metal), coberturas, postes e caixas de entrada de energia entre outros – então, nem se fala! Eles se deterioram ainda mais, pois sofrem diretamente com a ação da maresia, 24 horas por dia.  

Esse estrago causado pela força natural da maresia pode, ainda, danificar o seu Filtro Central – equipamento que normalmente é instalado na área externa dos imóveis, após o registro de água. Principalmente se este filtro não for construído com material adequado e resistente à ação da maresia. Dessa forma, o abastecimento de água potável fica comprometido.

Filtros Para Todos os Segmentos

A FUSATI Filtros, empresa criada e instalada no município de Piracicaba (SP) há mais de 35 anos, é uma referência nacional na fabricação de equipamentos filtrantes de alta performance e tecnologia. Inclusive no desenvolvimento e venda de Filtros Centrais residenciais, comerciais e industriais próprios para regiões litorâneas.

A eficiente linha de Filtros Centrais da empresa equipa residências, escolas, unidades hospitalares, resorts, hotéis, aeroportos, frigoríficos, shopping centers, clubes, estabelecimentos comerciais, indústrias, condomínios e órgãos públicos. Essa credibilidade e preferência pelos produtos Fusati está relacionada a uma verdade incondicional: a garantia do fornecimento de água pura e totalmente saudável para o consumo humano.

Resistência e Durabilidade em Áreas Litorâneas

Os filtros da FUSATI são confeccionados com dois tipos de liga metálica: o aço inox 304 (tradicional na fabricação de eletrodomésticos e equipamentos) e o aço inox 316, que é o mais indicado para suportar as ações da maresia em áreas litorâneas ou locais onde a água é muito salobra (com maior concentração de sal).  

Além de possuir ferro, manganês, carbono, silício, cromo e níquel, a liga metálica do aço inox 316 também contém o imprescindível molibdênio, elemento químico que garante maior resistência a ferrugens e corrosões.  

Agora, você já sabe por que alguns modelos de Filtros Centrais de Água da FUSATI levam o nome dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Por duas razões: para homenagear os gigantescos mananciais salgados; e para lembrar a sua resiliência estrutural e poder de eficiência no tratamento de água mesmo em cidades litorâneas, que possuem condições adversas relacionadas à maresia e aos altos níveis de umidade atmosférica.  

Uma Gama de Benefícios e Vantagens

A grande variedade de modelos de filtros da FUSATI atende diferentes públicos, vazões de água e demandas de tratamento, conforme a fonte de abastecimento (rede pública, poço artesiano ou outro manancial).

Entre os benefícios dos Filtros de Água FUSATI podemos citar:

  • Resistência e durabilidade à maresia (aço inox 316)
  • Maior vida útil aos eletrodomésticos e dispositivos conectados à rede hidráulica (registros, torneiras, chuveiros, máquinas de lavar e outros)
  • Recurso da retrolavagem (economia com manutenção)
  • Equipado com sete camadas de quartzo (elemento filtrante)
  • Dispensa o uso de energia elétrica
  • Água com padrão de potabilidade superior à exigida pela Portaria Nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde (MS)
  • Correção dos níveis de potabilidade da água da rede de abastecimento público
  • Extração de metais como ferro e manganês (água de poços artesianos)
  • Fácil instalação (após a entrada de água do imóvel)
  • Construído em conformidade com normas técnicas brasileiras (aprovado pelo Inmetro)

 Consulte a Fusati Filtros

E-mail: fusati@fusati.com.br

Telefone: (19) 3301-6666

WhatsApp: (19) 99608-0239

Sumário
Filtros Com Aço Inox 316: Resistentes e Robustos Contra a Maresia
Nome do Artigo
Filtros Com Aço Inox 316: Resistentes e Robustos Contra a Maresia
Descrição
Os filtros da FUSATI são confeccionados com dois tipos de liga metálica: o aço inox 304 (tradicional na fabricação de eletrodomésticos e equipamentos) e o aço inox 316, que é o mais indicado para suportar as ações da maresia em áreas litorâneas ou locais onde a água é muito salobra (com maior concentração de sal).
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.