O Filtro POE é um dispositivo comumente utilizado para a filtragem da água, especialmente em imóveis residenciais.  

Basicamente, os filtros de cavalete são equipamentos cilíndricos – geralmente construídos em material plástico – que são instalados no cavalete de entrada de água (da rede de distribuição pública) ou na entrada da caixa d’água.

Eles são uma boa alternativa para a remoção de sedimentos orgânicos e inorgânicos como areia, algas, resíduos de ferrugem e outras partículas que são carreadas pelas tubulações da rede. 

O que é um Filtro POE?

Os Filtros POE (ou Filtro de Ponto de Entrada) são equipamentos utilizados na filtração da água que se enquadram na categoria dos filtros centrais.

Essa denominação se dá pelo fato de que são aparelhos fabricados para serem instalados em linha, logo após o hidrômetro, ou então antes da entrada da caixa d’água.  

Os Filtros POE realizam a filtragem da água que ingressa no imóvel ou que é armazenada na caixa d’água. São capazes de filtrar vazões que vão de 180 litros/hora a 1.450 litros/hora.

Sua estrutura normalmente é construída em material polipropileno e o seu elemento filtrante (refil ou cartucho) deve ser trocado em períodos que variam entre três e seis meses, conforme o modelo e o fabricante.

Quanto à sua eficiência na retenção de partículas,  geralmente os filtros de cavalete ou filtros de cartucho estão enquadrados na Classe C ou Classe D, de acordo com classificação da norma ABNT NBR 16098:2012Aparelho para melhoria da qualidade da água para consumo humano — Requisitos e métodos de ensaio

A norma ABNT NBR 16098:2012

Todos os equipamentos de consumo de água (filtros, purificadores, bebedouros e outros) comercializados no Brasil devem obedecer padrões sanitários, de segurança, qualidade, desempenho e eficiência energética.

E esses parâmetros, que incluem o nível de retenção de partículas, eficiência bacteriológica e redução de cloro livre, estão estabelecidos na norma ABNT NBR 16098:2012.

Como explica a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 16098:2012estabelece os requisitos mínimos e os métodos de ensaios para os aparelhos para melhoria da qualidade da água potável, de acordo com a legislação em vigor, para consumo humano”.

É com base nesta norma que o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) – órgão federal vinculado ao Ministério da Economia – avalia a qualidade dos produtos filtrantes, endossando ou não a sua comercialização.

Especificamente no que diz respeito à capacidade retenção de partículas presentes na água, a norma ABNT NBR 16098:2012 classifica os equipamentos filtrantes em quatro categorias:

  • Classe A – de 0,5 a 1,0 mícron (μm)
  • Classe B  – de 1 a 5 microns (μm)
  • Classe C – de 5 a 15 microns (μm)
  • Classe D – de 30 a 50 microns (μm)
  • Classe E – de 50 a 80 microns (μm)

Ou seja, os filtros Classe A e B são aqueles com maior capacidade de retenção de partículas e outros resíduos presentes na água. Possuem baixa vazão e por isso são instalados na cozinha.

Essas e outras informações técnicas constam no selo Inmetro e, portanto, devem ser muito bem observadas pelo consumidor na hora de adquirir um filtro para atender às suas necessidades de fornecimento de água potável e segura para o consumo humano.

Filtro de Água Central

Para uso doméstico, os Filtros de Água Central se apresentam, em vários aspectos, como uma opção superior e mais eficiente em relação aos filtros POE.

O Filtro POE é, geralmente, instalado ao lado do cavalete (hidrômetro) promovendo água filtrada para todas as torneiras a residência.
Filtro de Água Central • Casa, Residências, Condomínio, Prédio, Residencial e Empresas

Uma dessas vantagens diz respeito justamente à remoção de partículas, ou seja, à qualidade da água que será consumida pela sua família.

Enquanto os filtros de cavalete são, em sua maioria, capazes de extrair partículas maiores, os Filtros Centrais possuem grau de filtração muito mais apurado, a partir de 15 microns (μm).

No caso dos Filtros FUSATI, outra vantagem é o recurso da retrolavagem, que é a reversão do fluxo da água para a limpeza das sete camadas de quartzo, que constituem o complexo filtrante do aparelho.

No fim das contas, esse recurso autolimpante garante economia ao consumidor. Isso acontece na medida em que a retrolavagem evita as constantes trocas de refis/cartuchos que são necessárias em outros tipos de filtros. A correta utilização da retrolavagem pode prolongar a vida útil das camadas de quartzo em até 3 anos.

De maneira opcional, os Filtros de Água Central FUSATI também podem ser automatizados e equipados com outro tipo de elemento filtrante, no caso o carvão ativado, que é um mineral bastante eficaz na remoção de cloro.

Esta opção do carvão ativado é interessante para atender às exigências das indústrias de alimentos e de bebidas, que são companhias que dependem de água totalmente livre de impurezas, alterações químicas, de paladar e de viscosidade para o sucesso de seus processos produtivos.

Mais benefícios dos Filtros de Água Central FUSATI

Além da higienização superior da água, do recurso da retrolavagem e da economia a médio prazo, os Filtros Centrais da FUSATI possuem outras características operacionais e estruturais que garantem a sua liderança no segmento de filtragem e tratamento de água residencial.

O chassi construído em aço inoxidável (inox 304 e inox 316) garante robustez e durabilidade a toda a linha de Filtros FUSATI.

Filtro de Água FUSATI: modelos manuais e automáticos

Outro ganho é a possibilidade de tratar grandes vazões – de 800 a 2.000 litros por hora -, permitindo excelente performance filtrante não somente em residências, mas também em lojas, empresas, consultórios, clínicas, lavanderias, hotéis, hospitais, academias, laboratórios e outros tantos estabelecimentos. 

Ainda no âmbito da economia, cabe ressaltar que os Filtros Centrais da FUSATI dispensam o uso de energia elétrica, pois a filtragem é natural.

E devido à sua eficácia na remoção de resíduos/partículas, os Filtros FUSATI previnem danos a dispositivos hidráulicos (registros, torneiras, válvulas, caixas d’água) e eletrodomésticos que são abastecidos por água, como máquinas de lavar roupas, louças, purificadores, chuveiros, ferro de passar (a vapor) e outros. Resultado: mais economia com reparos, trocas e manutenções.

E então, já pensou em equipar a sua casa com um Filtro de Água Central FUSATI? Que tal o privilégio de possuir água potável, tratada e cristalina em todos os pontos de saída da sua casa, inclusive na caixa d’água? 

Na hora de tomar essa decisão, não se esqueça que a nossa linha de filtros residenciais é certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e atende todas as diretrizes da norma NBR 16098:2012 e da Portaria de Consolidação Nº 5 (Anexo XX), do Ministério da Saúde (MS), que é o documento que define as condições de potabilidade da água no Brasil. 

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Sumário
Filtro POE (Ponto de Entrada)
Nome do Artigo
Filtro POE (Ponto de Entrada)
Descrição
O Filtro POE (ponto de entrada) é um dispositivo comumente utilizado para filtrar água de todas as torneiras deu uma residência. É instalado no cavalete (hidrômetro).
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.