A preocupação com a irrigação na agricultura nacional não é apenas a disponibilidade da água, mas a qualidade, fator limitante para projetos de irrigação que utilizam gotejamento e microaspersão, por exemplo, além de elementos presentes na água que podem afetar a produção final.

A água de boa qualidade para irrigação é aquela que não traz danos ao solo, culturas e equipamentos de irrigação. Por isso o controle de impurezas é tão importante. A depender da análise da água, pode ser necessário um tratamento físico ou químico da água, em adequação com os objetivos da plantação.

Sistemas mais complexos como de irrigação localizada (gotejamento ou microaspersão) pedem obrigatoriamente o uso de filtros. A presença de ferro e as partículas em suspensão, como lodo, areia, barro, sais, algas, entre outros, podem prejudicar equipamentos de irrigação, causando perda de desempenho e aumentando custos de manutenção e troca. Os íons ferro e manganês e a concentrações de sólidos solúveis podem entupir as tubulações, impedindo que a distribuição de água seja feita de maneira uniforme, causando queda de produtividade na agricultura.

Em alguns casos, a má qualidade da água pode até inviabilizar o sistema de irrigação como um todo.

Além dos problemas no sistema de irrigação, outros problemas relacionados à qualidade da água podem surgir:

  • exagerado crescimento vegetativo;
  • retardamento na maturação da cultura;
  • manchas nas folhas e frutos.

A qualidade da água em áreas de agricultura irrigada é, portanto, imprescindível!

A filtração  é constituída por um conjunto de tratamentos que impede essas partículas de irem para o sistema e previne esse desgaste, além de oferecer água de qualidade superior para o crescimento das plantas. O material suspenso pode ainda prejudicar bombas, aspersores, dispositivos de vazão e outros. Por isso a irrigação de superfície também se beneficia do uso dos filtros.

A escolha do sistema de tratamento ou filtração deve ser realizada à luz de análise físico-química da água, bem como vazão local e particularidades de cada projeto. Um sistema de tratamento ou filtração adequado garantirá melhor desempenho a todo processo, com economia a longo prazo tanto no relativo à produtividade da plantação, quanto aos custos com equipamentos.

Desta forma é necessário que exista planejamento e implementação de um sistema de tratamento para garantir uma qualidade de água adequada e para que problemas futuros possam ser evitados. Em pouco tempo o investimento se paga e a empresa desfruta de grande economia, além de contribuir para o meio ambiente e estar em conformidade com a legislação ambiental.

A FUSATI é uma empresa de sólida reputação, tradicional e há mais de 35 anos dedica-se a melhora da qualidade da água. É referência no mercado e oferece soluções personalizadas industriais e comerciais com o melhor custo-benefício do mercado. Entre em contato pelo e-mail fusati@fusati.com.br, pelo Whats App (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666 para auxiliarmos você em seu projeto.

Sumário
Filtração de água na Agricultura
Nome do Artigo
Filtração de água na Agricultura
Descrição
A preocupação com a irrigação na agricultura nacional não é apenas a disponibilidade da água, mas a qualidade, fator limitante para projetos de irrigação que utilizam gotejamento e microaspersão, por exemplo, além de elementos presentes na água que podem afetar a produção final.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.