Todo bom cervejeiro tem cuidados especiais com qualidade da água utilizada na fabricação de qualquer estilo de cerveja. A água é um insumo espécie na produção das loiras geladas.  

O tratamento e a filtração da água são processos fundamentais que determinam a qualidade da cerveja artesanal e também das grandes marcas.

Sim, é verdade. As propriedades e a pureza da água são aspectos que, combinados aos vários ingredientes das diferentes fórmulas/receitas, determinam o tipo de cerveja e suas características – sabor, aparência, fermentação, aroma e outras.   

Falando particularmente das cervejarias artesanais, todo empreendedor deste ramo sabe que é imprescindível a correção, a adequação e o controle dos parâmetros físico-químicos da água – de distribuição pública ou poços artesianos – para assegurar o processo de fabricação e a qualidade da bebida engarrafada que, depois, será oferecida a um exigente grupo de consumidores.

Qualidade da Água na Produção da Cerveja Artesanal

Água: Majoritária e Essencial na Produção de Cerveja

Levando-se em conta os diferentes tipos de cerveja, artesanais ou industrializadas, na média a água representa de 90% a 95% da composição da maioria das receitas.

Mas além dessa presença majoritária na composição das fórmulas, é notável a importância e o protagonismo da água de qualidade durante os vários processos de fabricação de cerveja.

A água tratada e livre de impurezas é um recurso essencial para a execução e o êxito de rotinas como maturação, fermentação, lavagem de vasilhames, envasamento e higienização de equipamentos, máquinas e ambientes de produção.

A título de curiosidade, dependendo da cerveja são necessários de 5 a 20 litros de água para a produção de 1 litro de cerveja.

O Mercado da Cerveja no Brasil

De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em uma década o setor registrou um crescimento de mais de 1.100% no número de unidades produtoras.

Entre 2010 e 2020, o número de cervejarias oficialmente registradas no país saltou de 114 para  1.383. 

Esta estatística, salienta o Ministério, considera somente as cervejarias que possuem estrutura própria para a fabricação da bebida.

As regiões Sul e Sudeste concentram 85,6% das cervejarias do Brasil. E o número de municípios brasileiros que possuem cervejarias instaladas é 609.

Distribuição do número de cervejarias por município no Brasil a partir de círculos
proporcionais. Fonte: MAPA – Anuário da Cerveja 2020

Em 2020, houve o registro de 8.459 novos tipos de cerveja.

Ainda segundo o Anuário da Cerveja 2020, o país possui um total de 33.963 registros de cervejas. E as cidades que lideram a estatística de cervejas cadastradas no MAPA são Porto Alegre (1.656) e São Paulo (1.168).

Água Tratada, Diferencial no Setor Cervejeiro

A água devidamente tratada, bem como a possibilidade de manipular e fazer ajustes sutis em sua composição físico-química, são diferenciais competitivos para as cervejarias artesanais.

Em cervejarias artesanais, esses dois aspectos – tratamento e a capacidade de fazer reajustes nos parâmetros da água como pH, alcalinidade e grau de dureza – são verdadeiros trunfos operacionais, já que interferem diretamente na consistência, sabor, cor, aroma e prazo de validade da cerveja.

Basicamente, são fatores que permitem aos empreendedores a possibilidade de produzir cervejas de qualidade e, ao mesmo tempo, com ‘blends’ únicos. Quer dizer, estamos falando de cervejas que expressam as preferências e estratégias de posicionamento de mercado de seus donos. E que na ponta da linha satisfazem os exigentes paladares de cervejeiros gourmet.

Sistemas de Tratamento de Água para Cervejarias

Sistema para Tratamento de Água FUSATI

Toda cervejaria artesanal depende de água de qualidade, potável e adequada para as necessidades de produção.

Dessa forma, essas empresas são capazes de fabricar cervejas para todos os públicos: mais encorpadas, mais leves, com diferentes níveis de cremosidade, amargor, com sabor acentuado de malte, que harmonizam melhor com carne vermelha, peixe, massas etc.

Nessa jornada de customização de marcas artesanais de cerveja, cabe destacar que os sistemas de filtração e tratamento de água são dispositivos fundamentais.

A FUSATI é uma fabricante de Estações de Tratamento de Água (ETA) e sistemas de filtração especialmente projetados para o atendimento de vários tipos de demandas industriais, inclusive as do setor cervejeiro.  

As ETAs FUSATI são unidades pressurizadas, compactas e modulares que garantem o abastecimento de água 100% tratada e potável, de acordo com os padrões estabelecidos pela Portaria Nº 888 do Ministério da Saúde (MS).

Nas cervejarias artesanais, as estações de tratamento de água da FUSATI são particularmente eficazes em ações corretivas como:

  • retenção de partículas sólidas (areia, lodo, terra e microorganismos)
  • remoção de cloro residual (da água proveniente da redes de abastecimento público)
  • desferrização, que é a retirada de partículas de ferro e manganês (minerais com grande incidência em águas subterrâneas/poços artesianos)

As ETAs e sistemas de tratamento de água da FUSATI são construídas em aço inox, podem ser equipados com diferentes tipos de elementos filtrantes (carvão ativado, quartzo, zeólita e outros materiais), possuem o recurso de retrolavagem (com possibilidade de automatização) e geram a valiosa água de reúso.

Consulte o portfólio da FUSATI! E conheça as nossas soluções de filtragem e sistemas de tratamento de água para cervejarias artesanais.

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660

Sumário
Filtração da Água para a Qualidade da Cerveja Artesanal
Nome do Artigo
Filtração da Água para a Qualidade da Cerveja Artesanal
Descrição
Estações de Tratamento de Água Pressurizadas, Compactas e Modulares FUSATI garantem o abastecimento de água de Qualidade para Cervejarias.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.