As preocupações com a oferta de água potável e o saneamento básico acompanham a humanidade desde a Antiguidade. Embora fossem tecnologias rudimentares em comparação às existentes nos dias de hoje, civilizações históricas como Babilônia, Grécia, Egito e a Roma Antiga já dispunham de sistemas independentes de água canalizada e disposição de lixo domiciliar, fezes e outros resíduos. Esses povos antepassados já tinham em vista a promoção do bem-estar, da saúde e a prevenção de doenças e moléstias na população.
Por questão de sobrevivência, a maioria das civilizações sempre buscou se instalar em territórios próximos a mananciais de água doce como rios, ribeirões, córregos, lagos, poços artesianos e outros. A razão era o fácil acesso ao precioso recurso utilizado para matar a sede, desenvolver atividades agropecuárias, lavar alimentos, cozinhar, fazer a higiene pessoal e outras necessidades.
Nos tempos modernos, o avanço da engenharia hidráulica e do conhecimento sanitário permitiu o desenvolvimento de sistemas de coleta, tratamento e abastecimento de água capazes de suprir grandes centros urbanos. Depois de captada de rios e outras fontes, a água passa por uma Estação de Tratamento de Água (ETA) onde é submetida a processos químicos, físicos e biológicos que executam sua filtragem, tornando-a limpa para o consumo humano. Na sequência é distribuída à população por meio de uma rede de abastecimento capilarizada no subsolo das cidades.
Com Funciona uma Estação de Tratamento de Água
As Estações de Tratamento de Água (ETA) são estruturas encontradas em todas as cidades do mundo que têm grandes demandas de água tratada. São dispositivos capazes de purificar a água coletada de fontes naturais como, por exemplo, rios e lagoas, retirando impurezas, material orgânico e odores e, dessa maneira, tornando-a potável.
O processo de tratamento e higienização da água bruta é realizado em várias etapas.
As principais são as seguintes:
- Captação – por meio de bombeamento, a água bruta é coletada de mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou subterrâneos (poços); nesta fase, elementos macroscópicos como galhos, folhas e outros resíduos são retidos por um sistema de grades que já executa a primeira triagem sanitária
- Coagulação – com a adição de sulfato de alumínio, hidróxido de cálcio, cloreto férrico ou outro tipo de coagulante, e posterior agitação da água, as partículas sólidas de sujeira se aglomeram
- Floculação – em tanques de concreto a água é misturada lentamente, possibilitando que as partículas sólidas se aglutinem em flocos maiores com microestrutura porosa
- Decantação –a água é encaminhada a grandes tanques onde os flocos, formados na etapa anterior, são separados com a ajuda da ação da gravidade (impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques)
- Filtração – a água percorre tanques formados por pedras, areia, carvão ativado e outros elementos filtrantes; nessa fase ocorre a filtragem da sujeira (impurezas de pequeno tamanho) que não foi retida na etapa de decantação
- Pós-alcalinização – etapa onde é feita a correção do pH da água (com a adição de cal hidratada ou carbonato de sódio) para evitar a corrosão ou incrustação dos encanamentos
- Desinfecção – adição de cloro ou ozônio para a eliminação de microorganismos causadores de doenças; deixa a água isenta de bactérias e vírus, já adequada para a distribuição pública
- Fluoretação – a última fase é a colocação de flúor para a prevenção de cáries dentárias; a legislação brasileira estabelece, desde 1974, como obrigatória a fluoretação das águas provenientes de ETAs
Tradição e Qualidade em Tecnologias Filtrantes
A FUSATI Filtros e a Fusati Ambiental – empresas que compõem o Grupo FUSATI – desenvolvem projetos e soluções de tratamento de água para todos os tipos de demanda. Desde modernos filtros centrais para residências, condomínios e empresas, até Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) para parques industriais e municípios.
Por intermédio de suas companhias, o Grupo FUSATI projeta, desenvolve e comercializa equipamentos filtrantes de alta tecnologia e compartilha a sua experiência de 35 anos no setor com clientes residenciais, comerciais e industriais de todo o Brasil.
Filtro Água Central: Tratamento Complementar e 100% Eficaz
Apesar da água fornecida pelas redes de distribuição públicas obedecer critérios químicos e legislações que garantem a sua qualidade e potabilidade, ainda assim é recomendável submetê-la a novas etapas de filtragem e purificação antes dela ser consumida/utilizada com total segurança em atividades rotineiras.
O Filtro Central é um aparelho funcional que atua como uma última instância higienizadora da água antes dela desembarcar em torneiras, chuveiros e registros de casas, condomínios, empresas, comércios, restaurantes, hotéis, hospitais, clubes, escolas, centros comerciais e outros estabelecimentos.
Eficientes e de custo acessível, os Filtros Centrais são unidades de tratamento e distribuição de água 100% pura (inodora, insípida e incolor) e totalmente segura para ingestão, lavagem de alimentos, cozimentos, banhos, higiene pessoal, desinfecção de talheres, utensílios domésticos, materiais hospitalares e serviços de lavanderia.
Saiba mais!
Consulte um representante autorizado do Grupo FUSATI, descubra a qualidade e alta performance de nossas soluções de tratamento de água e invista na segurança e no bem-estar da sua família, comunidade ou clientes/consumidores.