Um poço artesiano é aquele construído para possibilitar que a água do subsolo suba para a superfície através da pressão feita pela corrente d’água.  A perfuração do poço artesiano é feita, portanto, em grande profundidade para conseguir capturar a água dos lençóis aquíferos do subsolo.  Importante fator a ser avaliado em relação ao uso para consumo humano ou para processos industriais de água oriunda de poços artesianos é a qualidade dessa água. Isso porque atualmente constatamos o aumento de risco de contaminação das águas subterrâneas, principalmente em razão do excesso da presença de metais nessa água como ferro e manganês, além da crescente poluição de mananciais subterrâneos.

Assim, é primordial que haja uma correção de compostos químicos e físicos contidos na água de poço artesiano para conseguir atingir potabilidade.

Presença de Ferro e turbidez na Água: DESAFIO FUSATI

Água Sem Tratamento. Excesso de ferro deixa a água turva e com odor insenso.

Acionada para solucionar problemas enfrentados por um cliente que atua no segmento industrial de alimentos processados em relação à qualidade da água proveniente de poço artesiano, a FUSATI apresentou como solução um Sistema de Tratamento de Água FUSATI  para a desinfecção e remoção de metais.

A problemática do cliente estava relacionada à presença de turbidez e Ferro na água, comumente encontrados em poços artesianos em todo o Brasil. A água proveniente do poço artesiano que abastece a indústria apresentava um alto índice de Ferro (cerca de 5 ppm), que além de danos materiais como, por exemplo, manchas em utensílios sanitários e porcelanas, também não poderia ser utilizada no processo industrial uma vez que o excesso de Ferro no organismo ao longo dos anos acarreta malefícios para saúde dos consumidores.

Os requisitos de qualidade das águas subterrâneas utilizadas em processos industriais variam, havendo diferentes especificações e critérios estabelecidos pela legislação vigente para cada tipo de indústria. No entanto, é certo que o teor excessivo em Ferro pode afetar algumas finalidades industriais e que as águas contaminadas necessitam de correção.

Sistema de Tratamento de Água: SOLUÇÃO FUSATI

A FUSATI realizou esta correção com a aplicação de um Sistema de Tratamento de Água  para a desinfecção e remoção de metais (Ferro e Manganês).

A solução de tratamento formada pelos seguintes equipamentos:

  • Dosadoras automáticas digital;
  • Sensor de leitura;
  • Misturador estático;
  • Manômetros;
  • Ventosa;
  • Sistema Bypass;
  • Filtros Retrolaváveis em inox 304 com zeólita em paralelo.
Calibração do Sistema de Filtração de Água
Sistema de Tratamento de Água para uma Industria de Alimento

Com a eficiência 98,80% do Sistema de Tratamento de Água FUSATI a concentração de Ferro na água foi reduzida de 5ppm para aproximadamente 0,08 ppm e a água passou a atender os padrões exigidos pela legislação vigente. Além disso, impurezas sólidas foram retiradas e a cor e turbidez foram significativamente reduzidas. Com tecnologia avançada e equipe técnica qualificada, a FUSATI pode solucionar de forma eficaz um problema comum entre as empresas do setor industrial.

Consulte-nos!

Imagens: Grupo FUSATI

Sumário
Estudo de Caso: Tratamento de Água para a Indústria de Alimentos
Nome do Artigo
Estudo de Caso: Tratamento de Água para a Indústria de Alimentos
Descrição
Tratamento de Água para a Indústria de Alimentos. O problema do consumo humano ou para processos industriais de água oriunda de poços artesianos é sua qualidade, principalmente em razão da presença em excesso de metais nessa água como ferro e manganês, além da crescente poluição de mananciais subterrâneos.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.
Powered by