*fotografia: Parque nacional da Chapada Diamantina – Bahia Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água em 1993. De lá para cá, a data é comemorada anualmente, sempre no dia 22 de março, como forma de lembrar a importância do recurso hídrico essencial à vida humana, animal e aos biomas/ecossistemas.

Mas o Dia Mundial da Água também é uma mensagem de advertência. Pode-se dizer que é uma convocação global para o combate à perturbadora estatística que aponta que, ainda hoje, 2 bilhões de pessoas vivem sem acesso à água potável.

De acordo com a ONU, o foco desta data comemorativa é inspirar ações em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: Água e Saneamento para todos até 2030.

Em 2022, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial da Água é Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível.

O tema é bastante oportuno, já que chama a atenção para a necessidade de cuidado com essa fonte hídrica essencial que, por estar no subsolo e não ser visível, é praticamente desconhecida pela sociedade.

Água Subterrânea: o que é?

Basicamente, a água subterrânea é aquela encontrada em grandes volumes nos aquíferos.

Os aquíferos são formações geológicas de rocha, areia e cascalho que atuam como gigantescos reservatórios de águas subterrâneas. São abastecidos quando as águas da chuva e da neve se infiltram no solo.

As águas subterrâneas cumprem um papel essencial para os ecossistemas e organismos vivos, pois elas abastecem nascentes, rios, lagos e pântanos, chegando inclusive aos oceanos.

A Importância das Águas Subterrâneas

Somente 3% da água do planeta é doce, sendo que desta pequena quantidade cerca 2,5% está nas geleiras (indisponível). Ou seja, apenas 0,5% de água doce do mundo está disponível para consumo.

Para se ter uma ideia da importância dos aquíferos, suas águas subterrâneas representam mais de 97% deste deste pequeno mas vital volume de água doce disponível. O restante está distribuído entre água pluvial, fontes superficiais (lagos, rios etc) e a umidade do ar.

Além de garantir a sustentabilidade de ecossistemas (fauna, flora e solo), as águas subterrâneas são responsáveis pelo fornecimento de água doce em localidades que não dispõem de redes de abastecimento.

Naquelas cidades e regiões onde não há água encanada, a água proveniente de poços artesianos é a melhor alternativa para abastecer domicílios, comércios, empresas, indústrias e manter os serviços públicos, a atividade agrícola e o saneamento básico.  

Mais informações sobre o Dia Mundial da Água 2022 no link: https://www.worldwaterday.org/

Saneamento Básico: Desafio Nacional

O Brasil é um país continental ainda envolvido com graves desafios na área de saneamento básico.

De acordo com dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 2019, mais de 16% da população ainda não dispõe de água tratada e 46% dos brasileiros (ou quase 100 milhões de habitantes) não têm acesso à rede coletora de esgoto.   

Esse cenário implica que uma grande parte da população ainda está vulnerável a problemas relacionados à falta de saneamento básico como, por exemplo, doenças de veiculação hídrica, baixa qualidade de vida, contaminação do solo e comprometimento do aprendizado escolar.

Além dos problemas sanitários, sociais e de saúde pública, as regiões desassistidas de sistemas de tratamento de água e de esgoto também sofrem com a desvalorização imobiliária e o desinteresse de grandes investidores.

Água de poço tratada

Para assegurar a potabilidade e a segurança da água de poços artesianos, a FUSATI desenvolve filtros e sistemas integrados especialmente configurados para o tratamento e a desinfecção de águas profundas.

Skid para Tratamento de Água – Remoção de Ferro e Manganês. Tratar Água de Poço e Água de Reuso

Os Filtros Centrais FUSATI são equipamentos funcionais e versáteis, que podem ser instalados em residências, lojas, empresas, lavanderias, condomínios e indústrias diversas.

Construídos em chassi metálico e resistente (aço inox), os Filtros Centrais possuem sete camadas de quartzo (elemento filtrante), recurso de retrolavagem e a chave ‘by pass’ – que permite manutenção do dispositivo, troca de peças e outros procedimentos sem a necessidade de interrompimento do fornecimento de água.

Muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher o filtro de água residencial mais adequado às suas necessidades. Filtro Para Cavalete ou Filtro Central De Água? Isso porque o mercado de filtros de água cresce a cada dia e, com isso, cada vez mais novos produtos e tecnologias são apresentados aos consumidores.

O Filtro Central FUSATI funciona sem energia elétrica e, conforme a configuração do aparelho, pode realizar a dosagem automática de cloro (cloração).

E para o atendimento de demandas hídricas industriais, a FUSATI projeta, fabrica e instala Estações de Tratamento de Água (ETAs) customizadas.

As ETAs FUSATI são unidades pressurizadas, compactas e modulares bastante requisitadas por companhias de alimentos, bebidas, remédios, cosméticos, químicos e outros produtos industrializados que requerem água absolutamente limpa – incolor, sem odor e sem gosto – em suas linhas de produção fabril.

Estação de tratamento de água compacta

Ainda do ponto de vista operacional, são unidades que podem, por exemplo, ser equipadas com acessórios capazes de executar ações como o controle de pH, a gestão de cloro e a correção da água dura. 

De uso residencial ou industrial, as tecnologias filtrantes com a patente FUSATI são precisas e absolutamente confiáveis na tarefa de assegurar estabilidade e potabilidade da água extraída de poços artesianos.

Como isso ocorre? Os Filtros Centrais e ETAs fabricados pela FUSATI são capazes de fazer o ajuste e a equalização dos parâmetros físicos, químicos e biológicos de águas subterrâneas, que normalmente possuem excesso de metais (como ferro e manganês), matéria orgânica em suspensão e outros resíduos indesejados. Sendo assim, produzem água 100% tratada, potável e limpa, em total conformidade com os padrões de potabilidade definidos pela Portaria GM/MS Nº 888 do Ministério da Saúde (MS).

Sistemas de filtragem de água atuam na tarefa de remoção de microrganismos, resíduos e impurezas da água, substância essencial não somente à vida humana, mas também aos animais, meio ambiente, agricultura, atividade industrial e aos serviços públicos.

Em áreas abastecidas por águas subterrâneas, os equipamentos FUSATI fornecem água ideal para o atendimento das necessidades humanas – ingestão, higiene pessoal, lavagem e cozimento de alimentos – e de rotinas de unidades industriais, incluindo o fornecimento de água de reúso. 

Fale com a gente!

Consulte a FUSATI

Telefone/WhatsApp: (19) 3301-6660 

Sumário
Dia Mundial da Água 2022 - Águas Subterrâneas: Tornando o Invisível Visível
Nome do Artigo
Dia Mundial da Água 2022 - Águas Subterrâneas: Tornando o Invisível Visível
Descrição
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água no dia 22 de março, como forma de lembrar a importância do recurso hídrico essencial à vida humana, animal e aos biomas e ecossistemas. Em 2022, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial da Água é “Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível”.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.