A definição da cota de condomínio é um extraordinário e complexo desafio para qualquer síndico ou gestor desse tipo de estrutura habitacional coletiva. Exige habilidade para compilar todas as receitas e despesas e, de maneira justa, fracionar o valor entre todos os moradores. Nos dias hoje, porém, essa tarefa é ainda maior diante das necessidades de economia, uso responsável dos recursos naturais e de sustentabilidade.

Mais dinheiro no bolso, consumo consciente e preservação do meio ambiente. Nunca se falou tanto nesses termos, e a urgente necessidade de conjugá-los simultaneamente, como nos dias atuais. No caso dos condomínios residenciais e edifícios, isso significa adotar novos hábitos e investir em medidas que vão, ao mesmo tempo, gerar economia ao orçamento familiar e diminuir o impacto ambiental.

Parte dessa estratégia de contenção de gastos domésticos envolve a redução de despesas básicas ligadas ao consumo de energia elétrica e de água.

A utilização de lâmpadas lead, sistemas de aquecimento solar, luminárias solares, dimmers para o controle de intensidade da luz, o uso racional de eletroeletrônicos e a manutenção nos filtros do ar-condicionado são algumas das medidas que ajudam na redução do valor da conta de energia.

Já em relação à água, a economia se dá por fatores/hábitos como por exemplo:

  • Identificação e correção de vazamentos
  • Banhos mais curtos (com ‘abre e fecha’ do registro entre o ensaboar e o enxaguar)
  • Fechamento da torneira durante a escovação de dentes
  • Reaproveitamento de água de chuva armazenada em cisternas (para ações como lavagem de pisos e irrigação de jardins)
  • Instalação de torneiras com sensor e vasos sanitários de baixo consumo de água
  • Limpeza prévia de resíduos de pratos, panelas e talheres antes de lavá-los
  • Utilização de vassoura para varrer quintais, garagens e varandas ao invés do esguicho
  • Manter a caixa d’água fechada para evitar evaporação

A Cobrança da Água nos Condomínios

No passado, a medição e a cobrança pelo consumo de água em condomínios se dava de maneira globalizada, pois a maioria dos prédios e conjuntos habitacionais não possuía hidrômetros individualizados para cada apartamento/unidade.

Dessa maneira, o valor que era consumido por toda a coletividade era rateado entre os condôminos. Naturalmente, isso gerava distorções e injustiças financeiras. Por exemplo, o solitário morador de um apartamento pagava uma conta de água com o mesmo valor do que uma numerosa família de vizinhos.

A solução para esse problema veio com a Lei Nº 13.312, de 12 de julho de 2016. A legislação nacional tornou “obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais”.

Segurança Hídrica e Possibilidade de Reúso

Além do consumo responsável da água, da conscientização da população quanto à sua finitude do recurso hídrico e dos sistemas de cobrança individualizados, é importante destacar que a gestão da água em condomínios – tanto horizontais quanto verticais – pode ser aprimorada com a simples instalação de um Filtro Central de Água.

A FUSATI instalou um filtro de alta vazão modelo Báltico em um condomínio de Goiânia, e a partir de então, a água passou a ser cristalina.
Em Jundiaí, a FUSATI solucionou o problema de qualidade de água em um condomínio residencial com Estação de tratamento e filtração

Há mais de 35 anos a FUSATI Filtros projeta, produz e comercializa esses dispositivos autônomos que combinam eficiência ecológica, economia doméstica, segurança sanitária e garantia de qualidade de vida para seus usuários. Instalados em conjuntos residenciais ou prédios, realizam o fornecimento de água pura e tratada a toda a comunidade local.  

Não importa se a água é de abastecimento público, poços artesianos, rios, lagos ou nascentes. Um Filtro Central com a patente FUSATI é capaz de realizar o tratamento de grandes volumes de água provenientes de todas essas fontes. É projetado para reter resíduos, crostas e sedimentos que são carreados por meio de tubulações, além de barrar matéria orgânica, micropartículas e impurezas de toda espécie (oriundas de mananciais) em suas sete camadas de quartzo, que integram o núcleo filtrante do aparelho confeccionado em aço inox e de design superior.  

Fora os benefícios de assepsia e segurança sanitária, ainda há as vantagens econômicas. Além de não consumirem energia elétrica, os modelos fabricados pela Filtros FUSATI dispõem de tecnologias que possibilitam o reúso da água. Isso permite que a água seja reutilizada em ações que não exigem a oferta de água potável para o consumo humano – tais como lavagem de chão, descargas de vasos e uso paisagístico (rega de plantas e gramados).

Equipamentos Preservados e Menos Manutenções

E na medida que um Filtro FUSATI gera e distribui água 100% tratada e livre de resíduos, a economia se estende à preservação de componentes hidráulicos (canos, registros, válvulas, caixas d’água, boias e outros) e de eletrodomésticos que são abastecidos por água.

Alguns desses equipamentos são chuveiros, máquinas de lavar roupas/louças, cafeteiras, geladeiras e freezers, além de bebedouros e purificadores de água instalados em cozinhas, consultórios, salas de espera, academias, escolas e outros locais. Os Filtros Centrais de Água diminuem o desgaste provocado pelo fluxo de água de má qualidade no interior desses equipamentos,  dispensando assim a necessidade de constantes serviços de manutenção nos mesmos.

Por falar em manutenção, vale lembrar que os Filtros FUSATI são praticamente autossuficientes nesse assunto, já que são equipados com o recurso de auto-limpeza através da retrolavagem. O inteligente mecanismo altera o fluxo da água para efetuar a limpeza e desinfecção dos elementos filtrantes, tornando-os novamente aptos para a sua missão de purificar a água. 

Os filtros da marca FUSATI – desenvolvidos para condomínios, residências, comércios, indústrias, escolas, hospitais e outros estabelecimentos – são soluções funcionais que mantêm a oferta abundante de água pura a partir de um investimento reduzido e de mínimos custos de manutenção.

Estação de tratamento de água Floco – Hotel, Hospital e Indústria
02 depuradores / filtro de carvão em inox com vazão 10m3/h para Indústrias

Consulte a FUSATI! Conheça a linha de produtos da FUSATI! Compartilhe com sua família ou comunidade de condôminos a qualidade, a tecnologia e a segurança de nossos filtros. E descubra porque eles são sinônimos de água pura, economia e respeito ao meio ambiente.

Sumário
Condomínios: Água Pura, Economia e Sustentabilidade
Nome do Artigo
Condomínios: Água Pura, Economia e Sustentabilidade
Descrição
Os filtros da marca FUSATI - desenvolvidos para condomínios, residências, comércios, indústrias, escolas, hospitais e outros estabelecimentos - são soluções funcionais que mantêm a oferta abundante de água pura a partir de um investimento reduzido e de mínimos custos de manutenção.
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.