Há séculos a humanidade se preocupa em como filtrar água para a beber, higiene pessoal, cozimento de alimentos e outras necessidades cotidianas. 

Ao longo dos tempos, inúmeros métodos foram descobertos e/ou desenvolvidos para garantir o tratamento e a filtragem de água para o consumo seguro.

Na sociedade contemporânea isso não é diferente, já que os cuidados com a qualidade da água são permanentes e cada vez mais crescentes.

Principalmente tendo em vista a garantia dos padrões sanitários, da saúde pública e a necessidade de atender o gigantesco volume hídrico das indústrias e, simultaneamente, implantar formas mais sustentáveis e de uso racional da água. 

Nesse contexto, o Filtro de água Central e os sistemas de tratamento de água para indústrias se apresentam como tecnologias indispensáveis, já que garantem a entrega de água segura e potável para pequenas e macrodemandas hídricas. 

Inclusive naqueles casos em que a água de abastecimento (da rede pública, poço ou outra fonte) apresenta instabilidade e/ou baixa qualidade. 

Hoje, os Filtros Centrais e as Estações compactas de Tratamento de Água (ETAs), modulares e customizadas são responsáveis pelo abastecimento de água potável em lares, condomínios, comércios, supermercados, hotéis, shoppings, hospitais, escolas, clubes, instituições, espaços públicos e nas instalações industriais.   

O Que É a Filtragem da Água?

Basicamente, a filtragem (ou filtração) é um processo físico de remoção de impurezas presentes na água. 

A filtragem faz a separação entre os elementos sólidos e líquidos. Ou seja, retira as micropartículas orgânicas e inorgânicas que estão em suspensão na água.   

A retenção dessas partículas sólidas é realizada por meio de elementos filtrantes, cujos materiais variam conforme o tipo de filtro ou tecnologia de tratamento de água.

Mas de modo geral, nos filtros e sistemas de tratamento de água os elementos filtrantes mais utilizados são quartzo, carvão ativado, zeólito e cristais de quartzo. 

Contudo, a importância da filtração vai além do essencial fornecimento de água filtrada e potável para a ingestão humana. 

O processo de filtração também garante a qualidade da água em hospitais, spas, piscinas, laboratórios médicos, de pesquisa científica, lavanderias e vários segmentos da indústria – especialmente fábricas de alimentos, bebidas, medicamentos e produtos químicos.

Em Jundiaí, a FUSATI solucionou o problema de qualidade de água em um condomínio residencial com Estação de tratamento água e filtração.

Métodos e Tecnologias de Filtragem

Existem inúmeros métodos para a obtenção de água potável, que vão desde a tradicional solução caseira de fervura da água até as gigantescas Estações de Tratamento de Água (ETA), que são responsáveis pelo abastecimento de cidades inteiras. 

Como se sabe, o modo mais simples e popular para se obter água potável é o processo de fervura. Antes de ser fervida na panela, chaleira ou outro recipiente apropriado, é recomendável coar a água para a retirada das partículas sólidas. Isso pode ser feito num coador de papel (de café) ou mesmo num pano limpo.

O tradicional filtro de barro é outra opção bastante conhecida. Neste caso, as impurezas são retidas por uma vela porosa que possui camadas com cerâmica microporosa e elementos filtrantes em seu interior.

Outra alternativa são os purificadores de água, dispositivos que normalmente são acoplados em torneiras e registros de cozinhas. Esses equipamentos executam a filtragem da água e, dependendo do modelo, a refrigeração ou o aquecimento da água. 

Por fim, uma escolha mais incomum são as pastilhas à base de cloro que, depois de diluídas na água, a tornam potável e própria para ingestão, cozimento de alimentos, lavagem de louças e higiene pessoal. 

Filtro Central: tratamento completo e definitivo

Filtro de Água Central Residencial

Mas quando se deseja uma solução mais abrangente – capaz de fornecer água de qualidade, tratada e potável a partir de diferentes fontes de abastecimento e níveis de vazão – os Filtros Centrais FUSATI são a melhor e mais prática escolha para clientes residenciais, comerciais e industriais.

Isso porque são dispositivos tecnológicos, versáteis e funcionais que apresentam uma série de benefícios para todo tipo de consumidor, desde famílias até complexos industriais.

Para começar, os Filtros Centrais são perfeitos para a filtragem complementar da água que é distribuída pelas redes de abastecimento público ou que é captada de poços artesianos – em locais onde não há serviço de água encanada.

Quer saber o porquê? Frequentemente, a água de distribuição apresenta instabilidade como, por exemplo, excesso de cloro, sujeira decorrente da deterioração dos canos ou a presença de matéria orgânica, que é mais frequente em tempos de muita chuva.

Já as águas subterrâneas, embora possam parecer mais seguras, geralmente apresentam grandes doses de metais como ferro e manganês, cujo excesso é bastante nocivo à saúde humana.

Dessa forma, independentemente da fonte hídrica o Filtro Central FUSATI corrige esses parâmetros e assegura a oferta de água 100% tratada (incolor, inodora e de gosto agradável) em todo o imóvel ou planta fabril.

Isso significa o fornecimento de água tratada e cristalina desde o ponto de entrada, passando pela caixa d’água e até chegar em torneiras, chuveiros, máquinas de lavar, freezers, purificadores, outros eletrodomésticos e máquinas industriais. 

Outra vantagem do Filtro Central é a preservação de tubulações, equipamentos industriais (como caldeiras e torres de resfriamento) e dispositivos hidráulicos como torneiras, válvulas e registros.

A proteção dessas estruturas ocorre porque o Filtro Central retira as impurezas da água. Desse modo, esses equipamentos se veem livres de sujeiras e incrustações que podem causar prejuízos como entupimentos e vazamentos e, inclusive, provocar acidentes e explosões.

Estrutura e recursos do Filtro Central

Os Filtros Centrais da FUSATI são embalados num durável chassi de aço inoxidável e equipados com sete camadas de quartzo – um dos mais poderosos meios filtrantes, que é capaz de remover impurezas e partículas de 5 a 15 μm.

São construídos com máxima tecnologia e qualidade, obedecendo padrões, legislações e normas técnicas nacionais e internacionais.

Por isso, os Filtros Centrais FUSATI possuem certificados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atestam sua natureza de equipamentos de comprovada segurança operacional e sanitária.

Além disso, são filtros que geram água tratada de acordo com os padrões de potabilidade vigentes no Brasil. Esses parâmetros, vale salientar, são definidos pela Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde (MS).

Na parte operacional, possuem dois importantes recursos: a retrolavagem (autolimpeza com a reversão do fluxo de água) e o ‘by pass’, que é funcional em situações como manutenção ou substituição de peças, sem a necessidade de interromper o fluxo de água ou desconectar do aparelho.

Além disso, os Filtros FUSATI são reconhecidos por sua economia, já que não dependem de energia elétrica para o seu funcionamento.

Filtragem: um dos processos das ETAs

Cabe observar que a filtragem é uma das várias etapas/processos das Estações de Tratamento de Água (ETAs), estruturas que permitem o abastecimento hídrico de comunidades e de parques industriais.

Nas ETAs, a filtragem ocorre imediatamente após a fase de decantação e antes da etapa de desinfecção, na qual é feita a adição de cloro, ozônio ou outro biocida para a eliminação de vírus e bactérias.

Resumidamente, existem dois tipos de ETA: as chamadas ‘abertas’, que distribuem água nas grandes cidades e núcleos metropolitanos, e as ‘fechadas’ ou pressurizadas, que atendem demandas específicas de fábricas, shoppings, frigoríficos, lavanderias (domésticas industriais), condomínios, escolas, hospitais, complexos comerciais e outros empreendimentos. 

A FUSATI é uma empresa especializada em projetos e na implantação de Estações de Tratamento de Água (ETA) pressurizadas, compactas e modulares e customizadas. 

Nos mesmos moldes de performance e excelência, a FUSATI também desenvolve Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), unidades que também geram a preciosa água de reúso. 

Com quatro décadas de atuação no mercado de filtros e sistemas de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais, a FUSATI é uma companhia que prima pela excelência e qualidade de suas soluções filtrantes. A prova disso são os mais de 50 mil clientes e parceiros comerciais espalhados pelo Brasil.

Conheça nossos famosos Filtros Centrais e as soluções de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais que podem otimizar a gestão da sua organização.

Fale com a FUSATI

Sumário
Como Filtrar Água
Nome do Artigo
Como Filtrar Água
Descrição
Filtro de Água Central para residências, condomínio e indústrias apresenta tecnologia indispensável e com ótimo custo benefício para o tratamento de água, já que garante a entrega de água segura e potável em todas as torneiras.
Autor
Publicado por
FUSATI
Marca
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.