A recente privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai mudar a dinâmica do fornecimento de água em boa parte do território paulista, mais precisamente em 375 municípios. E um dos primeiros impactos será financeiro, após o anúncio do fim dos descontos nas tarifas de água dos chamados grandes consumidores, já a partir de 2025.
A Sabesp já comunicou as indústrias e clientes corporativos – que em suas operações/negócios consomem grandes volumes de água – que os contratos que estipulam esses subsídios no valor da tarifa serão rescindidos em breve.
Segundo a empresa, a medida visa garantir a isonomia e a sustentabilidade dos serviços hídricos de agora em diante, tendo em vista a adequação do processo de tratamento e fornecimento de água aos critérios da concessão à iniciativa privada.
Na prática, a decisão afeta principalmente a categoria dos grandes clientes comerciais. Isto é, indústrias, supermercados, shoppings, hospitais, instituições de ensino, o setor de hotelaria e outros negócios que registram consumo médio mensal superior a 100 metros cúbicos de água e que, até então, possuíam descontos relevantes na conta da Sabesp.
De acordo com representantes de algumas dessas instituições afetadas, a decisão deve causar aumentos nas tarifas de água que vão de 60% até 200%. Ou seja, vai impactar a saúde financeira dessas organizações comerciais.
Diante desse cenário de desestatização da Sabesp, e o iminente fim desses subsídios, as fontes alternativas de captação e tratamento de água se tornarão uma opção para as indústrias e negócios que dependem de abastecimento de água em grande escala.
As Estações de Tratamento de Água (ETA) compactas, modulares e pressurizadas da FUSATI – com características e capacidade operacional hídrica ajustadas às especificidades de cada cliente – são estruturas funcionais, versáteis e de alto desempenho na tarefa de tratamento e distribuição de água para fins comerciais, que podem facilmente suprir a ausência de redes de abastecimento estatais ou sob concessão do setor privado.
ETA FUSATI: Excelência em Estações de Tratamento de Água
Uma boa parte dessa cadeia produtiva, que utiliza grandes volumes de água em suas operações, já reconhece a FUSATI como uma referência no segmento de sistemas e soluções de tratamento de água.
Há mais de 40 anos, a empresa instalada no município de Piracicaba (SP) projeta, fabrica e comercializa equipamentos de filtragem e tratamento de água para clientes residenciais, condomínios, indústrias e companhias do setor de serviços.
E desde 2007, a divisão Ambiental da FUSATI desenvolve modernas Estações de Tratamento de Água (ETA) customizadas para atender as demandas hídricas específicas de empresas/indústrias dos mais variados segmentos econômicos.
ETA: Autonomia e Segurança Hídrica
As ETAs FUSATI possuem uma vasta gama de recursos, são versáteis no tratamento de água tanto de fontes superficiais (lagos, represas, rios) quanto fontes subterrâneas (poços artesianos) e ainda têm a possibilidade de geração da hoje indispensável água de reúso – recurso sustentável ideal para atividades que não requerem o emprego de água potável.
São sistemas de tratamento de água pressurizados, compactos e modulares que possibilitam que plantas fabris e empresas de médio e grande porte se tornem 100% autossuficientes em relação ao abastecimento e tratamento da água. Quer dizer, totalmente independentes das tradicionais redes de distribuição de água, sejam elas públicas ou privadas.
Ciclo completo de tratamento de água
Assim como as convencionais estações de tratamento de água municipais, as compactas ETAs fabricadas pela FUSATI operam com o ciclo completo de processos de higienização da água bruta captada de fontes superficiais ou subterrâneas:
- Coagulação
- Floculação
- Decantação
- Filtração
- Desinfecção
- Decloração
- Correção de pH
Depois de passar por todas essas etapas de tratamento, a água resultante das ETAs FUSATI é um insumo 100% potável, com suas propriedades físico-químicas em total conformidade com as diretrizes com a Portaria GM/MS Nº 888, do Ministério da Saúde, de 4 de maio de 2021, que estabelece os padrões de potabilidade e organolépticos da água para o consumo humano no Brasil.
Água Tratada, Economia e Reúso
A operação das ETAs FUSATI em complexos industriais e estabelecimentos comerciais garante segurança hídrica e economia para os clientes que optaram pela modalidade de estações de tratamento de água autônomas, pressurizadas, compactas e modulares.
Mas além de sua excepcional relação custo x benefício, as estações de tratamento de água desenvolvidas pela FUSATI são equipamentos que possibilitam a geração de água de reúso, recurso hoje em dia imprescindível para as empresas ecoeficientes e competitivas.
A água de reúso é um recurso não potável que pode ser utilizado em atividades como, por exemplo, lavagem de frotas, equipamentos industriais, pisos e galpões, rega de gramados e canteiros, descarga de sanitários e resfriamento de estruturas fabris, entre outras utilidades. A água de reúso industrial também pode ser utilizada por brigadas de incêndio em eventuais emergências.
Abastecimento de Condomínios
Condomínios residenciais e comerciais também são empreendimentos que se beneficiam com as Estações de Tratamento de Água (ETA) fabricadas pela FUSATI.
Para essa faixa de clientes, as estações compactas da FUSATI garantem o tratamento e a distribuição de água 100% potável para o atendimento das demandas hídricas de grandes comunidades, sejam funcionários de um edifício comercial ou moradores de um condomínio horizontal residencial.
A exemplo das indústrias, as ETAS da FUSATI também podem produzir a água de reúso para rotinas diárias dos condomínios, entre elas a lavagem de corredores, garagens, áreas sociais, decks de piscinas, fachadas, portarias e outros espaços.
ETA Otimizada e Econômica: Jar Test
O Jar test é um procedimento técnico que, por meio de análises laboratoriais, potencializa o desempenho operacional, economia e a eficiência sanitária de uma ETA.
Também conhecido como ensaio de floculação, o jar test permite a correção de parâmetros e propriedades da água (como a taxa de pH), favorecendo a economia de insumos que são empregados no tratamento da água bruta, como por exemplo os coagulantes.
A realização periódica do jar test representa mais uma vantagem no processo autônomo de gestão da água em ETAs pressurizadas e compactas, já que possibilita ao cliente a personalização do tratamento da água conforme suas necessidades e preferências.
Fale com a gente!
Consulte a FUSATI
Fonte:
HIRATA, Taís. Sabesp romperá contrato com grandes clientes. Valor Econônico, São Paulo, 11 novembro e 2024. Empresas. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/11/11/sabesp-rompera-contrato-com-grandes-clientes.ghtml. Acesso em: 11 nov e 2024.